Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montero,Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dullo,Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Novos estudos CEBRAP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000300057
Resumo: Apesar do aumento significativo do número de brasileiros que se declaram sem religião, de acordo com o Censo de 2010, o ateísmo como doutrina política permanece praticamente invisível como fenômeno social e como objeto de pesquisa acadêmica no Brasil. A partir da problemática mais ampla da discussão sobre a laicidade e a formação de uma sociedade secular, este artigo propõe descrever a tentativa de veiculação de uma campanha ateísta nos transportes públicos (por parte da Associação de Ateus e Agnósticos - ATEA) e analisar as razões para o fracasso da campanha. Considerando as reações à campanha e a acusação de "fundamentalismo" direcionada à ATEA, argumentamos que o ateísmo é reinterpretado socialmente no Brasil como uma escolha interna ao campo das religiões.
id CEBRAP-1_ccca0d548e0b9a9ac13b298c6abd7479
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-33002014000300057
network_acronym_str CEBRAP-1
network_name_str Novos estudos CEBRAP (Online)
repository_id_str
spelling Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalistaateísmocampanha ateístaATEAreligiõeslaicidadeBrasilApesar do aumento significativo do número de brasileiros que se declaram sem religião, de acordo com o Censo de 2010, o ateísmo como doutrina política permanece praticamente invisível como fenômeno social e como objeto de pesquisa acadêmica no Brasil. A partir da problemática mais ampla da discussão sobre a laicidade e a formação de uma sociedade secular, este artigo propõe descrever a tentativa de veiculação de uma campanha ateísta nos transportes públicos (por parte da Associação de Ateus e Agnósticos - ATEA) e analisar as razões para o fracasso da campanha. Considerando as reações à campanha e a acusação de "fundamentalismo" direcionada à ATEA, argumentamos que o ateísmo é reinterpretado socialmente no Brasil como uma escolha interna ao campo das religiões.Centro Brasileiro de Análise e Planejamento2014-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000300057Novos estudos CEBRAP n.100 2014reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)instacron:CEBRAP10.1590/S0101-33002014000300004info:eu-repo/semantics/openAccessMontero,PaulaDullo,Eduardopor2015-09-18T00:00:00Zoai:scielo:S0101-33002014000300057Revistahttp://novosestudos.uol.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||novosestudos@cebrap.org.br1980-54030101-3300opendoar:2015-09-18T00:00Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
title Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
spellingShingle Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
Montero,Paula
ateísmo
campanha ateísta
ATEA
religiões
laicidade
Brasil
title_short Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
title_full Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
title_fullStr Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
title_full_unstemmed Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
title_sort Ateísmo no Brasil: da invisibilidade à crença fundamentalista
author Montero,Paula
author_facet Montero,Paula
Dullo,Eduardo
author_role author
author2 Dullo,Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montero,Paula
Dullo,Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv ateísmo
campanha ateísta
ATEA
religiões
laicidade
Brasil
topic ateísmo
campanha ateísta
ATEA
religiões
laicidade
Brasil
description Apesar do aumento significativo do número de brasileiros que se declaram sem religião, de acordo com o Censo de 2010, o ateísmo como doutrina política permanece praticamente invisível como fenômeno social e como objeto de pesquisa acadêmica no Brasil. A partir da problemática mais ampla da discussão sobre a laicidade e a formação de uma sociedade secular, este artigo propõe descrever a tentativa de veiculação de uma campanha ateísta nos transportes públicos (por parte da Associação de Ateus e Agnósticos - ATEA) e analisar as razões para o fracasso da campanha. Considerando as reações à campanha e a acusação de "fundamentalismo" direcionada à ATEA, argumentamos que o ateísmo é reinterpretado socialmente no Brasil como uma escolha interna ao campo das religiões.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000300057
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002014000300057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-33002014000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
dc.source.none.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP n.100 2014
reponame:Novos estudos CEBRAP (Online)
instname:Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron:CEBRAP
instname_str Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
instacron_str CEBRAP
institution CEBRAP
reponame_str Novos estudos CEBRAP (Online)
collection Novos estudos CEBRAP (Online)
repository.name.fl_str_mv Novos estudos CEBRAP (Online) - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)
repository.mail.fl_str_mv ||novosestudos@cebrap.org.br
_version_ 1754208898613510144