Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias,Isabela Pessoa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lacerda Filho,Antonio, Mansur,Eliane Sander, Câmara,Frederico Gusmão, Sena,Kanthya Arreguy de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000400003
Resumo: OBJETIVOS: O acompanhamento ambulatorial de pacientes e a participação no exame proctológico são essenciais ao aprendizado do residente de coloproctologia. Entretanto pode haver relutância por parte dos pacientes em relação à presença do residente durante sua consulta e exame físico. Este estudo visa avaliar a visão do paciente quanto a este aspecto do aprendizado prático do residente de coloproctologia. MÉTODOS: Cem pacientes consecutivos responderam , de forma voluntária e anônima a um questionário após a realização de exame proctológico com a aprticipação de residentes em coloproctologia em ambulatório de instituição privada. Foram investigados, sexo, idade, cor, estado civil e nível educacional e sócio-econômico, assim como a visão do paciente em relação à presença de residentes durante o exame proctológico, procurando-se identificar razões para a sua aceitação ou recusa durante a consulta. As respostas foram analisadas usando-se teste do qui-quadrado e o teste t de Student. RESULTADOS: Observou-se que 87% dos pacientes aceitaram bem a participação do residente no exame proctológico, enquanto 1% respondeu que recusaria sua presença. Onze por cento se mostraram indiferentes em relação à presença do residente e um paciente não respondeu. Não houve diferença significativa em relação às variáveis estudadas no que diz respeito à presença do residente durante o exame proctológico, exceto para estado civil, uma vez que uma taxa maior de pacientes casados aceitou o residente. A principal razão para a aceitação foi contribuir para a formação médica, enquanto que a recusa esteve relacionado à perda da privacidade. CONCLUSÃO: De um modo geral, os residentes são bem aceitos no ambulatório de coloproctologia em uma instituição privada. O conhecimento das razões para sua aceitação ou recusa podem favorecer posturas que facilitem a aceitação e minimizem a recusa.
id CEC-1_53d25f262c4ae86b6e4e2050440d0244
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802006000400003
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatórioresidenteexame proctológicoeducação médicaOBJETIVOS: O acompanhamento ambulatorial de pacientes e a participação no exame proctológico são essenciais ao aprendizado do residente de coloproctologia. Entretanto pode haver relutância por parte dos pacientes em relação à presença do residente durante sua consulta e exame físico. Este estudo visa avaliar a visão do paciente quanto a este aspecto do aprendizado prático do residente de coloproctologia. MÉTODOS: Cem pacientes consecutivos responderam , de forma voluntária e anônima a um questionário após a realização de exame proctológico com a aprticipação de residentes em coloproctologia em ambulatório de instituição privada. Foram investigados, sexo, idade, cor, estado civil e nível educacional e sócio-econômico, assim como a visão do paciente em relação à presença de residentes durante o exame proctológico, procurando-se identificar razões para a sua aceitação ou recusa durante a consulta. As respostas foram analisadas usando-se teste do qui-quadrado e o teste t de Student. RESULTADOS: Observou-se que 87% dos pacientes aceitaram bem a participação do residente no exame proctológico, enquanto 1% respondeu que recusaria sua presença. Onze por cento se mostraram indiferentes em relação à presença do residente e um paciente não respondeu. Não houve diferença significativa em relação às variáveis estudadas no que diz respeito à presença do residente durante o exame proctológico, exceto para estado civil, uma vez que uma taxa maior de pacientes casados aceitou o residente. A principal razão para a aceitação foi contribuir para a formação médica, enquanto que a recusa esteve relacionado à perda da privacidade. CONCLUSÃO: De um modo geral, os residentes são bem aceitos no ambulatório de coloproctologia em uma instituição privada. O conhecimento das razões para sua aceitação ou recusa podem favorecer posturas que facilitem a aceitação e minimizem a recusa.Cidade Editora Científica Ltda2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000400003Revista Brasileira de Coloproctologia v.26 n.4 2006reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802006000400003info:eu-repo/semantics/openAccessElias,Isabela PessoaLacerda Filho,AntonioMansur,Eliane SanderCâmara,Frederico GusmãoSena,Kanthya Arreguy depor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802006000400003Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2007-03-05T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
title Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
spellingShingle Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
Elias,Isabela Pessoa
residente
exame proctológico
educação médica
title_short Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
title_full Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
title_fullStr Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
title_full_unstemmed Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
title_sort Visão do paciente quanto à participação do residente no exame proctológico em ambulatório
author Elias,Isabela Pessoa
author_facet Elias,Isabela Pessoa
Lacerda Filho,Antonio
Mansur,Eliane Sander
Câmara,Frederico Gusmão
Sena,Kanthya Arreguy de
author_role author
author2 Lacerda Filho,Antonio
Mansur,Eliane Sander
Câmara,Frederico Gusmão
Sena,Kanthya Arreguy de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias,Isabela Pessoa
Lacerda Filho,Antonio
Mansur,Eliane Sander
Câmara,Frederico Gusmão
Sena,Kanthya Arreguy de
dc.subject.por.fl_str_mv residente
exame proctológico
educação médica
topic residente
exame proctológico
educação médica
description OBJETIVOS: O acompanhamento ambulatorial de pacientes e a participação no exame proctológico são essenciais ao aprendizado do residente de coloproctologia. Entretanto pode haver relutância por parte dos pacientes em relação à presença do residente durante sua consulta e exame físico. Este estudo visa avaliar a visão do paciente quanto a este aspecto do aprendizado prático do residente de coloproctologia. MÉTODOS: Cem pacientes consecutivos responderam , de forma voluntária e anônima a um questionário após a realização de exame proctológico com a aprticipação de residentes em coloproctologia em ambulatório de instituição privada. Foram investigados, sexo, idade, cor, estado civil e nível educacional e sócio-econômico, assim como a visão do paciente em relação à presença de residentes durante o exame proctológico, procurando-se identificar razões para a sua aceitação ou recusa durante a consulta. As respostas foram analisadas usando-se teste do qui-quadrado e o teste t de Student. RESULTADOS: Observou-se que 87% dos pacientes aceitaram bem a participação do residente no exame proctológico, enquanto 1% respondeu que recusaria sua presença. Onze por cento se mostraram indiferentes em relação à presença do residente e um paciente não respondeu. Não houve diferença significativa em relação às variáveis estudadas no que diz respeito à presença do residente durante o exame proctológico, exceto para estado civil, uma vez que uma taxa maior de pacientes casados aceitou o residente. A principal razão para a aceitação foi contribuir para a formação médica, enquanto que a recusa esteve relacionado à perda da privacidade. CONCLUSÃO: De um modo geral, os residentes são bem aceitos no ambulatório de coloproctologia em uma instituição privada. O conhecimento das razões para sua aceitação ou recusa podem favorecer posturas que facilitem a aceitação e minimizem a recusa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802006000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802006000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.26 n.4 2006
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751151707848704