Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Leonardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/299
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal apresentar como as principais teorias de aprendizagem se adaptam às modalidades de ensino a distância, sendo os objetivos secundários identificar e apresentar as características das doutrinas utilizadas na elaboração das arquiteturas pedagógicas no EaD. Em função de ser esse o canal de maior expansão e que frequentemente se atualiza das ferramentas tecnológicas utilizadas pela sociedade, o estudo foi realizado no EaD on-line. Foram abordadas as teorias de aprendizagem mais conhecidas e exploradas nos trabalhos de EaD, sendo elas: behaviorista, cognitivista, sociocultural e construtivista. As arquiteturas pedagógicas estudadas foram: a de estudo de caso ou resolução de problema, aprendizagem incidente e de ação simulada. Após estudo das teorias pedagógicas e modelos de arquitetura apresentados, foi possível estabelecer uma relação direta entre um e outro, além de identificar variações: na atuação do papel do professor e no modo operante de como ocorre o ensino a distância para o alcance do propósito final. O resultado final confirma a suposição inicial da pesquisa de que não existe uma teoria específica para o EaD, e que tudo vai variar de acordo com o propósito do curso.Palavras-chave: Teoria de aprendizagem; Arquitetura de aprendizagem; Ensino a distância. Learning Theories and Architectures Pedagogical: The Relationship Between Both in Distance Learning Abstract The research mainly aimed to present how the main learning theories adapt to teaching from a distance. The secondary objective is to identify and present characteristics of the doctrines used in preparing the pedagogical architectures in e-learning courses. The study was conducted online because  e-learning is the largest expanded and connected channel that frequently updates technologic tools used by society. In this work, the best known and explored learning theories in the works distance e-learning have been addressed,, namely: behavioral, cognitive, and sociocultural constructivist. The pedagogical architectures studied were: case study or problem solving, learning incident, and simulated action. After studying the pedagogical theories and architectural models presented, it was possible to establish a direct relationship between them, and identify variations such as the role of the teacher in e-learning for reaching the final purpose. The final result confirms the initial assumption of the research that there is no specific theory for e-learning and that everything will vary according with the purpose of the course. The growing demand for education courses in e-learning and the popularization of internet access will allow new architectural models pedagogical to be created in the future, but always with the support of some learning theory. It is believed that with the passage of time and an increasing empirical basis, there can be more exploration of other theories.Keywords: Learning theory; Learning architecture; Distance learning.
id CECIERJ_061fffd890da912e551ff52b898fcd9e
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/299
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a DistânciaA pesquisa teve como objetivo principal apresentar como as principais teorias de aprendizagem se adaptam às modalidades de ensino a distância, sendo os objetivos secundários identificar e apresentar as características das doutrinas utilizadas na elaboração das arquiteturas pedagógicas no EaD. Em função de ser esse o canal de maior expansão e que frequentemente se atualiza das ferramentas tecnológicas utilizadas pela sociedade, o estudo foi realizado no EaD on-line. Foram abordadas as teorias de aprendizagem mais conhecidas e exploradas nos trabalhos de EaD, sendo elas: behaviorista, cognitivista, sociocultural e construtivista. As arquiteturas pedagógicas estudadas foram: a de estudo de caso ou resolução de problema, aprendizagem incidente e de ação simulada. Após estudo das teorias pedagógicas e modelos de arquitetura apresentados, foi possível estabelecer uma relação direta entre um e outro, além de identificar variações: na atuação do papel do professor e no modo operante de como ocorre o ensino a distância para o alcance do propósito final. O resultado final confirma a suposição inicial da pesquisa de que não existe uma teoria específica para o EaD, e que tudo vai variar de acordo com o propósito do curso.Palavras-chave: Teoria de aprendizagem; Arquitetura de aprendizagem; Ensino a distância. Learning Theories and Architectures Pedagogical: The Relationship Between Both in Distance Learning Abstract The research mainly aimed to present how the main learning theories adapt to teaching from a distance. The secondary objective is to identify and present characteristics of the doctrines used in preparing the pedagogical architectures in e-learning courses. The study was conducted online because  e-learning is the largest expanded and connected channel that frequently updates technologic tools used by society. In this work, the best known and explored learning theories in the works distance e-learning have been addressed,, namely: behavioral, cognitive, and sociocultural constructivist. The pedagogical architectures studied were: case study or problem solving, learning incident, and simulated action. After studying the pedagogical theories and architectural models presented, it was possible to establish a direct relationship between them, and identify variations such as the role of the teacher in e-learning for reaching the final purpose. The final result confirms the initial assumption of the research that there is no specific theory for e-learning and that everything will vary according with the purpose of the course. The growing demand for education courses in e-learning and the popularization of internet access will allow new architectural models pedagogical to be created in the future, but always with the support of some learning theory. It is believed that with the passage of time and an increasing empirical basis, there can be more exploration of other theories.Keywords: Learning theory; Learning architecture; Distance learning.Fundação Cecierj2015-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29910.18264/eadf.v5i1.299EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/299/94Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Leonardo2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
title Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
spellingShingle Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
Morais, Leonardo
title_short Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
title_full Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
title_fullStr Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
title_full_unstemmed Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
title_sort Teorias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas: A Relação entre Ambas no Ensino a Distância
author Morais, Leonardo
author_facet Morais, Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Leonardo
description A pesquisa teve como objetivo principal apresentar como as principais teorias de aprendizagem se adaptam às modalidades de ensino a distância, sendo os objetivos secundários identificar e apresentar as características das doutrinas utilizadas na elaboração das arquiteturas pedagógicas no EaD. Em função de ser esse o canal de maior expansão e que frequentemente se atualiza das ferramentas tecnológicas utilizadas pela sociedade, o estudo foi realizado no EaD on-line. Foram abordadas as teorias de aprendizagem mais conhecidas e exploradas nos trabalhos de EaD, sendo elas: behaviorista, cognitivista, sociocultural e construtivista. As arquiteturas pedagógicas estudadas foram: a de estudo de caso ou resolução de problema, aprendizagem incidente e de ação simulada. Após estudo das teorias pedagógicas e modelos de arquitetura apresentados, foi possível estabelecer uma relação direta entre um e outro, além de identificar variações: na atuação do papel do professor e no modo operante de como ocorre o ensino a distância para o alcance do propósito final. O resultado final confirma a suposição inicial da pesquisa de que não existe uma teoria específica para o EaD, e que tudo vai variar de acordo com o propósito do curso.Palavras-chave: Teoria de aprendizagem; Arquitetura de aprendizagem; Ensino a distância. Learning Theories and Architectures Pedagogical: The Relationship Between Both in Distance Learning Abstract The research mainly aimed to present how the main learning theories adapt to teaching from a distance. The secondary objective is to identify and present characteristics of the doctrines used in preparing the pedagogical architectures in e-learning courses. The study was conducted online because  e-learning is the largest expanded and connected channel that frequently updates technologic tools used by society. In this work, the best known and explored learning theories in the works distance e-learning have been addressed,, namely: behavioral, cognitive, and sociocultural constructivist. The pedagogical architectures studied were: case study or problem solving, learning incident, and simulated action. After studying the pedagogical theories and architectural models presented, it was possible to establish a direct relationship between them, and identify variations such as the role of the teacher in e-learning for reaching the final purpose. The final result confirms the initial assumption of the research that there is no specific theory for e-learning and that everything will vary according with the purpose of the course. The growing demand for education courses in e-learning and the popularization of internet access will allow new architectural models pedagogical to be created in the future, but always with the support of some learning theory. It is believed that with the passage of time and an increasing empirical basis, there can be more exploration of other theories.Keywords: Learning theory; Learning architecture; Distance learning.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/299
10.18264/eadf.v5i1.299
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/299
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/299/94
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567572770816