Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bristot, Ivi Juliana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72338
Resumo: Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes.
id UFRGS-2_afa12083d1b8f042629f0d0915b28c77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72338
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bristot, Ivi JulianaMoreira, Jose Claudio FonsecaCaregaro, Fernanda2013-06-11T01:47:31Z2012http://hdl.handle.net/10183/72338000873080Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes.application/pdfporLivros didaticosBioquímicaEcologiaBioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873080.pdf000873080.pdfTexto completoapplication/pdf693982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/1/000873080.pdfdf5496297222da2a396c87a519c66f1aMD51TEXT000873080.pdf.txt000873080.pdf.txtExtracted Texttext/plain83105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/2/000873080.pdf.txt50c3135047253d3ed5048a4e2915ebdfMD52THUMBNAIL000873080.pdf.jpg000873080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/3/000873080.pdf.jpg5b865122ca25dff26d3761c7eb962300MD5310183/723382018-10-15 09:25:08.2oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:25:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
title Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
spellingShingle Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
Bristot, Ivi Juliana
Livros didaticos
Bioquímica
Ecologia
title_short Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
title_full Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
title_fullStr Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
title_full_unstemmed Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
title_sort Bioquímica e ecologia : há possibilidade de ensinar ambas as disciplinas simultaneamente?
author Bristot, Ivi Juliana
author_facet Bristot, Ivi Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bristot, Ivi Juliana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Jose Claudio Fonseca
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caregaro, Fernanda
contributor_str_mv Moreira, Jose Claudio Fonseca
Caregaro, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Bioquímica
Ecologia
topic Livros didaticos
Bioquímica
Ecologia
description Uma curiosa ligação entre o estudo da bioquímica junto com a ecologia tem mostrado a existência de notáveis interações, que tornam o ensino significativo. Mas, os livros didáticos ainda apresentam um enfoque ambiental fragmentado, não abrangendo temas interdisciplinares. Logo, o material paradidático surge como um recurso para fortalecer o ensino em sala de aula, abrangendo temas que não estão no livro didático ou não são apresentados de forma significativa para o aluno. O presente trabalho visa analisar como esta sendo trabalhado o ensino de bioquímica e ecologia no Ensino Fundamental e se um material paradidático que trabalhe ambas as disciplinas simultaneamente seria bem aceito. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de dois questionários, um aplicado a professores e graduandos e outro aplicado a graduandos e pós-graduandos ligados a área de bioquímica. Os dados coletados revelam que, na visão dos participantes dessa pesquisa, os livros didáticos não apresentam essa relação entre esses dois conteúdos. Nota-se que não se trabalha a convergência entre as diversas áreas inter-relacionadas e que a bioquímica continua sendo trabalhada como um conteúdo restrito de terminologias e reações químicas. Apesar disso, os docentes e graduandos dos mostram-se abertos a materiais que procuram diminuir os hiatos dos saberes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72338
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873080
url http://hdl.handle.net/10183/72338
identifier_str_mv 000873080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/1/000873080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/2/000873080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72338/3/000873080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv df5496297222da2a396c87a519c66f1a
50c3135047253d3ed5048a4e2915ebdf
5b865122ca25dff26d3761c7eb962300
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448191234048