A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Hermes Siqueira Bandeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marins, Paulo Roberto Affonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/312
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o ensino de teclado a distância, no âmbito do curso de licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília (UnB), assim como a utilização das tecnologias digitais nessa modalidade de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela criação das disciplinas de teclado do referido curso. Verificou-se que o ensino de teclado a distância ocorre prioritariamente de modo assíncrono entre professor e aluno por meio de materiais pedagógicos, produzidos previamente e veiculados por meio da combinação de diversas mídias digitais. O emprego das tecnologias digitais no ensino a distância é massivo e sua utilização, por vezes, é aleatória. Apesar de a interação entre professor e aluno ocorrer majoritariamente assincronamente, em detrimento das formas síncronas de comunicação, o aprendizado do teclado é viável para a finalidade a que se dispõe: ter o instrumento de teclas para ensinar e fazer música.Palavras-chave: Educação a distância; Educação musical a distância; Docência on-line; Tecnologias digitais. The Online Teaching: A Case in Teaching of Keyboard in Distance Music Degree of UnBAbstract This research aimed to investigate how teaching keyboard at distance occurs in Music distance education program at University of Brasília (UnB), as well as the use of digital technologies in this modality of teaching. The methodology adopted was the case study and data was obtained from semi-structured interviews with the teachers responsible for the elaboration of keyboard courses from the refered program. It was found that the teaching of keyboard at distance occurs primarily asynchronously between teacher and students and through the learning materials produced in advance and broadcasted through a combination of various digital media. The use of digital technologies is massive and its use sometimes is random. Although the interaction between teacher and student occurs mostly asynchronously to the detriment of synchronous forms of communication, learning keyboard is viable for the proposed goal: have keyboard instrument as a tool to teach and to make music.Keywords: Distance education; Music distance education; On-line teaching; Digital technologies.
id CECIERJ_0665a91efdb62fd49458b79f0b92ddc2
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/312
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnBEsta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o ensino de teclado a distância, no âmbito do curso de licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília (UnB), assim como a utilização das tecnologias digitais nessa modalidade de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela criação das disciplinas de teclado do referido curso. Verificou-se que o ensino de teclado a distância ocorre prioritariamente de modo assíncrono entre professor e aluno por meio de materiais pedagógicos, produzidos previamente e veiculados por meio da combinação de diversas mídias digitais. O emprego das tecnologias digitais no ensino a distância é massivo e sua utilização, por vezes, é aleatória. Apesar de a interação entre professor e aluno ocorrer majoritariamente assincronamente, em detrimento das formas síncronas de comunicação, o aprendizado do teclado é viável para a finalidade a que se dispõe: ter o instrumento de teclas para ensinar e fazer música.Palavras-chave: Educação a distância; Educação musical a distância; Docência on-line; Tecnologias digitais. The Online Teaching: A Case in Teaching of Keyboard in Distance Music Degree of UnBAbstract This research aimed to investigate how teaching keyboard at distance occurs in Music distance education program at University of Brasília (UnB), as well as the use of digital technologies in this modality of teaching. The methodology adopted was the case study and data was obtained from semi-structured interviews with the teachers responsible for the elaboration of keyboard courses from the refered program. It was found that the teaching of keyboard at distance occurs primarily asynchronously between teacher and students and through the learning materials produced in advance and broadcasted through a combination of various digital media. The use of digital technologies is massive and its use sometimes is random. Although the interaction between teacher and student occurs mostly asynchronously to the detriment of synchronous forms of communication, learning keyboard is viable for the proposed goal: have keyboard instrument as a tool to teach and to make music.Keywords: Distance education; Music distance education; On-line teaching; Digital technologies.Fundação Cecierj2015-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/31210.18264/eadf.v5i1.312EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/312/110Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Hermes Siqueira BandeiraMarins, Paulo Roberto Affonso2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
title A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
spellingShingle A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
Costa, Hermes Siqueira Bandeira
title_short A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
title_full A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
title_fullStr A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
title_full_unstemmed A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
title_sort A Docência On-line: Um Caso no Ensino de Teclado na Licenciatura em Música a Distância da UnB
author Costa, Hermes Siqueira Bandeira
author_facet Costa, Hermes Siqueira Bandeira
Marins, Paulo Roberto Affonso
author_role author
author2 Marins, Paulo Roberto Affonso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Hermes Siqueira Bandeira
Marins, Paulo Roberto Affonso
description Esta pesquisa teve por objetivo investigar como ocorre o ensino de teclado a distância, no âmbito do curso de licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília (UnB), assim como a utilização das tecnologias digitais nessa modalidade de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso e os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pela criação das disciplinas de teclado do referido curso. Verificou-se que o ensino de teclado a distância ocorre prioritariamente de modo assíncrono entre professor e aluno por meio de materiais pedagógicos, produzidos previamente e veiculados por meio da combinação de diversas mídias digitais. O emprego das tecnologias digitais no ensino a distância é massivo e sua utilização, por vezes, é aleatória. Apesar de a interação entre professor e aluno ocorrer majoritariamente assincronamente, em detrimento das formas síncronas de comunicação, o aprendizado do teclado é viável para a finalidade a que se dispõe: ter o instrumento de teclas para ensinar e fazer música.Palavras-chave: Educação a distância; Educação musical a distância; Docência on-line; Tecnologias digitais. The Online Teaching: A Case in Teaching of Keyboard in Distance Music Degree of UnBAbstract This research aimed to investigate how teaching keyboard at distance occurs in Music distance education program at University of Brasília (UnB), as well as the use of digital technologies in this modality of teaching. The methodology adopted was the case study and data was obtained from semi-structured interviews with the teachers responsible for the elaboration of keyboard courses from the refered program. It was found that the teaching of keyboard at distance occurs primarily asynchronously between teacher and students and through the learning materials produced in advance and broadcasted through a combination of various digital media. The use of digital technologies is massive and its use sometimes is random. Although the interaction between teacher and student occurs mostly asynchronously to the detriment of synchronous forms of communication, learning keyboard is viable for the proposed goal: have keyboard instrument as a tool to teach and to make music.Keywords: Distance education; Music distance education; On-line teaching; Digital technologies.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/312
10.18264/eadf.v5i1.312
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/312
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/312/110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567595839488