As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0. |
id |
CECIERJ_0d4e9f80048369f1108b1fd3b0768cea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/315 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/31510.18264/eadf.v5i3.315EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315/152Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Rubem Damião Soares2020-01-18T11:12:31ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
title |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
spellingShingle |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 Nogueira, Rubem Damião Soares |
title_short |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
title_full |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
title_fullStr |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
title_full_unstemmed |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
title_sort |
As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0 |
author |
Nogueira, Rubem Damião Soares |
author_facet |
Nogueira, Rubem Damião Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Rubem Damião Soares |
description |
Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315 10.18264/eadf.v5i3.315 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i3.315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315/152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567600033792 |