As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rubem Damião Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315
Resumo: Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0.
id CECIERJ_0d4e9f80048369f1108b1fd3b0768cea
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/315
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/31510.18264/eadf.v5i3.315EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315/152Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Rubem Damião Soares2020-01-18T11:12:31ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
title As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
spellingShingle As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
Nogueira, Rubem Damião Soares
title_short As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
title_full As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
title_fullStr As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
title_full_unstemmed As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
title_sort As Novas Condições Sócio Técnicas para uma EaD 2.0
author Nogueira, Rubem Damião Soares
author_facet Nogueira, Rubem Damião Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Rubem Damião Soares
description Este artigo apresenta algumas das novas características sociais e tecnológicas contemporâneas que têm ampliado o poder da comunicação e se tornaram, ao mesmo tempo, ferramentas na produção de bens e serviços. Elas dão qualidade aos procedimentos administrativos, às atividades produtivas e ao trabalho das organizações empresariais, tratando, especialmente, dessa potencialização no Ensino a Distância. Argumentamos também que tais características sócio técnicas contemporâneas têm produzido condições de se conceber um novo paradigma sobre o comportamento e o uso de tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Serão aqui apresentados os conceitos de trabalho cooperativo apoiado por computador (Computer Support Cooperative Work - CSCW), Groupware, Modelo Cooperativo 3C, Web 2.0 e EaD 2.0, além da importância e usos desses conceitos no EaD.Palavras-chave: Trabalho Colaborativo/Cooperativo Apoiado por Computador; EaD; Modelo Cooperativo 3C; Web 2.0; EaD 2.0.The New Social and Technical Conditions for EAD 2.0AbstractThis article presents some new social and technological features that have expanded the power of communication and at the same time became tools in the production of goods and services. They give quality to administrative procedures, to productive activities, to the work of business organizations, and especially is this enhancement in the E-Learning. We also argue that such contemporary sociotechnical features have produced new conditions of developing a new paradigm on the behavior and the use of technology in teaching and learning activities in virtual environments. Concepts will be presented about Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Groupware, 3C Model, its importance and uses in E-Learning, in addition to the concept of Web 2.0 and E-Learning 2.0.Keywords: Computer Supported Cooperative Work: CSCW; E-Learning; 3C cooperative Model; Web 2.0; E-Learning 2.0.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315
10.18264/eadf.v5i3.315
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i3.315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/315/152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567600033792