Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14656 |
Resumo: | O presente trabalho investiga as práticas pedagógicas e as trocas sócio-cognitivas, realizadas durante uma das disciplinas do curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros, modalidade de ensino a distância, da Escola de Administração da UFRGS, para saber em que medida elas contribuíram para um efetivo processo de aprendizagem, no qual a construção de conhecimento se dê, principalmente, como estrutura, não só como conteúdo. Buscamos, no estudo, compreender a postura do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, a postura do professor no decorrer do processo de ensino e a influência das trocas na formação do aluno. A fundamentação teórica apóia-se na apreensão crítica de diferentes concepções epistemológicas; no processo de construção do conhecimento embasado na Epistemologia Genética; na importância das relações cooperativas; na influência das trocas para a formação dos alunos e na concepção da prática construtivista, com sua contribuição para a formação de sujeitos ativos, participativos e reflexivos, capazes de responder aos desafios do mundo contemporâneo. Nosso propósito foi de explorar, de forma qualitativa, um caso específico, por meio da realização de um estudo de caso, a fim de auxiliar instituições de ensino que se proponham ao desenvolvimento de ambientes de aprendizagem a distância. Os resultados indicam que o fator mais importante para a construção do conhecimento do aluno é a forma como ele se posiciona perante seu processo de construção, pois é através de sua ação que ele se torna capaz de estabelecer relações com os conteúdos para reconstruí-los internamente. O tipo de aprendizagem que se realizou está diretamente vinculado à relação que se estabeleceu. Concluímos, portanto, que para que se obtivesse a realização de um efetivo processo de aprendizagem, além das ações docentes e da estrutura da disciplina terem que priorizar a construção de estruturas cognitivas, os alunos também precisariam ter se disponibilizado a participar ativamente da prática pedagógica. Estabeleceriam, assim, relações com os conteúdos propostos ao buscar a compreensão de seu fazer, exercitando sua capacidade reflexiva. |
id |
URGS_cea0808aea81d36f90c1b091a1e53e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14656 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ribeiro, Carolina Carrion MendesBecker, Fernando2008-11-19T04:12:53Z2007http://hdl.handle.net/10183/14656000663771O presente trabalho investiga as práticas pedagógicas e as trocas sócio-cognitivas, realizadas durante uma das disciplinas do curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros, modalidade de ensino a distância, da Escola de Administração da UFRGS, para saber em que medida elas contribuíram para um efetivo processo de aprendizagem, no qual a construção de conhecimento se dê, principalmente, como estrutura, não só como conteúdo. Buscamos, no estudo, compreender a postura do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, a postura do professor no decorrer do processo de ensino e a influência das trocas na formação do aluno. A fundamentação teórica apóia-se na apreensão crítica de diferentes concepções epistemológicas; no processo de construção do conhecimento embasado na Epistemologia Genética; na importância das relações cooperativas; na influência das trocas para a formação dos alunos e na concepção da prática construtivista, com sua contribuição para a formação de sujeitos ativos, participativos e reflexivos, capazes de responder aos desafios do mundo contemporâneo. Nosso propósito foi de explorar, de forma qualitativa, um caso específico, por meio da realização de um estudo de caso, a fim de auxiliar instituições de ensino que se proponham ao desenvolvimento de ambientes de aprendizagem a distância. Os resultados indicam que o fator mais importante para a construção do conhecimento do aluno é a forma como ele se posiciona perante seu processo de construção, pois é através de sua ação que ele se torna capaz de estabelecer relações com os conteúdos para reconstruí-los internamente. O tipo de aprendizagem que se realizou está diretamente vinculado à relação que se estabeleceu. Concluímos, portanto, que para que se obtivesse a realização de um efetivo processo de aprendizagem, além das ações docentes e da estrutura da disciplina terem que priorizar a construção de estruturas cognitivas, os alunos também precisariam ter se disponibilizado a participar ativamente da prática pedagógica. Estabeleceriam, assim, relações com os conteúdos propostos ao buscar a compreensão de seu fazer, exercitando sua capacidade reflexiva.application/pdfporPrática pedagógicaEnsino a distânciaDesenvolvimento cognitivoDesenvolvimento socialPráticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000663771.pdf000663771.pdfTexto completoapplication/pdf3120504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/1/000663771.pdf5feda74a1e02d7aa217d26068cc4f0a3MD51TEXT000663771.pdf.txt000663771.pdf.txtExtracted Texttext/plain173359http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/2/000663771.pdf.txt06d36c2197e7171da427f741b8a6ac9cMD52THUMBNAIL000663771.pdf.jpg000663771.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/3/000663771.pdf.jpgc96a7f04528274756f30965d2bdf3165MD5310183/146562021-12-06 05:33:20.245555oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:33:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
title |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso Ribeiro, Carolina Carrion Mendes Prática pedagógica Ensino a distância Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento social |
title_short |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
title_full |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
title_sort |
Práticas pedagógicas e trocas sócio-cognitivas em EAD : um estudo de caso |
author |
Ribeiro, Carolina Carrion Mendes |
author_facet |
Ribeiro, Carolina Carrion Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carolina Carrion Mendes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
contributor_str_mv |
Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Ensino a distância Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento social |
topic |
Prática pedagógica Ensino a distância Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento social |
description |
O presente trabalho investiga as práticas pedagógicas e as trocas sócio-cognitivas, realizadas durante uma das disciplinas do curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros, modalidade de ensino a distância, da Escola de Administração da UFRGS, para saber em que medida elas contribuíram para um efetivo processo de aprendizagem, no qual a construção de conhecimento se dê, principalmente, como estrutura, não só como conteúdo. Buscamos, no estudo, compreender a postura do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, a postura do professor no decorrer do processo de ensino e a influência das trocas na formação do aluno. A fundamentação teórica apóia-se na apreensão crítica de diferentes concepções epistemológicas; no processo de construção do conhecimento embasado na Epistemologia Genética; na importância das relações cooperativas; na influência das trocas para a formação dos alunos e na concepção da prática construtivista, com sua contribuição para a formação de sujeitos ativos, participativos e reflexivos, capazes de responder aos desafios do mundo contemporâneo. Nosso propósito foi de explorar, de forma qualitativa, um caso específico, por meio da realização de um estudo de caso, a fim de auxiliar instituições de ensino que se proponham ao desenvolvimento de ambientes de aprendizagem a distância. Os resultados indicam que o fator mais importante para a construção do conhecimento do aluno é a forma como ele se posiciona perante seu processo de construção, pois é através de sua ação que ele se torna capaz de estabelecer relações com os conteúdos para reconstruí-los internamente. O tipo de aprendizagem que se realizou está diretamente vinculado à relação que se estabeleceu. Concluímos, portanto, que para que se obtivesse a realização de um efetivo processo de aprendizagem, além das ações docentes e da estrutura da disciplina terem que priorizar a construção de estruturas cognitivas, os alunos também precisariam ter se disponibilizado a participar ativamente da prática pedagógica. Estabeleceriam, assim, relações com os conteúdos propostos ao buscar a compreensão de seu fazer, exercitando sua capacidade reflexiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-11-19T04:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14656 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000663771 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14656 |
identifier_str_mv |
000663771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/1/000663771.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/2/000663771.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14656/3/000663771.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5feda74a1e02d7aa217d26068cc4f0a3 06d36c2197e7171da427f741b8a6ac9c c96a7f04528274756f30965d2bdf3165 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085133905035264 |