Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonelli, Elizangela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, João Paulo de Brito, Vasconcelos, Raiza Teixeira Griffo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/310
Resumo: A educação a distância é considerada uma forma de aprendizagem que possibilita o autoconhecimento, fazendo uso de uma mediação sistemática com recursos de ensino, apresentados em diferentes mídias. Este estudo visa analisar a efetividade dos recursos interativos do Moodle através da percepção de alunos do curso de Licenciatura em Informática a Distância acerca das ferramentas síncronas e assíncronas usadas. Para atingir o objetivo proposto, foi conduzida uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem de análise qualitativa com 16 estudantes e 22 professores e pesquisa nas fontes de literatura existentes sobre o assunto. A videoaula foi vista como uma ferramenta muito efetiva para entender o conteúdo, considerando que está disponível no AVA, o estudante pode assisti-la quantas vezes ele quiser.Palavras-chave: Educação a distância, Ambiente de aprendizagem interativo, Aprendizagem significativa.A Study on the Interactive Features Effectiveness in Moodle Environment in Informatics Degree Distance CourseAbstract Distance Education is considered a way of teaching that enables self-learning, making use of a systematic mediation with teaching resources, presented in different media. This study aims to analyze the interactive features effectiveness of Moodle according to the Informatics degree distance students perceptions about synchronous and asynchronous used tools. In order to achieve the proposed objective, we carried out a descriptive and exploratory research with quantitative analysis approach, with 16 students and 22 professors, and research on existing literature sources about the subject. The video lesson was seen as a very effective tool for understanding the content, since it is available on VLE, student s can watch it as many times as they wants.Keywords: Distance education, Virtual learning environment, Meaningful learning. 
id CECIERJ_11be0b712023d6fa033745dccfcb0bcb
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/310
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a DistânciaA educação a distância é considerada uma forma de aprendizagem que possibilita o autoconhecimento, fazendo uso de uma mediação sistemática com recursos de ensino, apresentados em diferentes mídias. Este estudo visa analisar a efetividade dos recursos interativos do Moodle através da percepção de alunos do curso de Licenciatura em Informática a Distância acerca das ferramentas síncronas e assíncronas usadas. Para atingir o objetivo proposto, foi conduzida uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem de análise qualitativa com 16 estudantes e 22 professores e pesquisa nas fontes de literatura existentes sobre o assunto. A videoaula foi vista como uma ferramenta muito efetiva para entender o conteúdo, considerando que está disponível no AVA, o estudante pode assisti-la quantas vezes ele quiser.Palavras-chave: Educação a distância, Ambiente de aprendizagem interativo, Aprendizagem significativa.A Study on the Interactive Features Effectiveness in Moodle Environment in Informatics Degree Distance CourseAbstract Distance Education is considered a way of teaching that enables self-learning, making use of a systematic mediation with teaching resources, presented in different media. This study aims to analyze the interactive features effectiveness of Moodle according to the Informatics degree distance students perceptions about synchronous and asynchronous used tools. In order to achieve the proposed objective, we carried out a descriptive and exploratory research with quantitative analysis approach, with 16 students and 22 professors, and research on existing literature sources about the subject. The video lesson was seen as a very effective tool for understanding the content, since it is available on VLE, student s can watch it as many times as they wants.Keywords: Distance education, Virtual learning environment, Meaningful learning. Fundação Cecierj2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/31010.18264/eadf.v5i1.310EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/310/107Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonelli, ElizangelaGonçalves, João Paulo de BritoVasconcelos, Raiza Teixeira Griffo2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
title Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
spellingShingle Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
Tonelli, Elizangela
title_short Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
title_full Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
title_fullStr Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
title_full_unstemmed Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
title_sort Um Estudo sobre a Eficácia dos Recursos Interativos do Ambiente Moodle no curso de Licenciatura em Informática na Modalidade a Distância
author Tonelli, Elizangela
author_facet Tonelli, Elizangela
Gonçalves, João Paulo de Brito
Vasconcelos, Raiza Teixeira Griffo
author_role author
author2 Gonçalves, João Paulo de Brito
Vasconcelos, Raiza Teixeira Griffo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelli, Elizangela
Gonçalves, João Paulo de Brito
Vasconcelos, Raiza Teixeira Griffo
description A educação a distância é considerada uma forma de aprendizagem que possibilita o autoconhecimento, fazendo uso de uma mediação sistemática com recursos de ensino, apresentados em diferentes mídias. Este estudo visa analisar a efetividade dos recursos interativos do Moodle através da percepção de alunos do curso de Licenciatura em Informática a Distância acerca das ferramentas síncronas e assíncronas usadas. Para atingir o objetivo proposto, foi conduzida uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem de análise qualitativa com 16 estudantes e 22 professores e pesquisa nas fontes de literatura existentes sobre o assunto. A videoaula foi vista como uma ferramenta muito efetiva para entender o conteúdo, considerando que está disponível no AVA, o estudante pode assisti-la quantas vezes ele quiser.Palavras-chave: Educação a distância, Ambiente de aprendizagem interativo, Aprendizagem significativa.A Study on the Interactive Features Effectiveness in Moodle Environment in Informatics Degree Distance CourseAbstract Distance Education is considered a way of teaching that enables self-learning, making use of a systematic mediation with teaching resources, presented in different media. This study aims to analyze the interactive features effectiveness of Moodle according to the Informatics degree distance students perceptions about synchronous and asynchronous used tools. In order to achieve the proposed objective, we carried out a descriptive and exploratory research with quantitative analysis approach, with 16 students and 22 professors, and research on existing literature sources about the subject. The video lesson was seen as a very effective tool for understanding the content, since it is available on VLE, student s can watch it as many times as they wants.Keywords: Distance education, Virtual learning environment, Meaningful learning. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/310
10.18264/eadf.v5i1.310
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/310
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/310/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789094346752