Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lucia Calbaiser da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luiz, Maria Cecília, Ferrarini, Maria Cristina Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/331
Resumo: No Brasil, a oferta de educação a distância encontra-se em processo de expansão, o que permite à população maior acesso à formação inicial e continuada, pois rompe com as dificuldades impostas pelo tempo e espaço. O Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, advém como possibilidade de formação contínua e de fortalecimento desses colegiados. O objetivo deste artigo é apresentar questões sobre o processo de ensino/aprendizagem desenvolvido no curso, por meio de uma metodologia pautada no relato de experiência das questões pedagógicas. Após o estudo, verificou-se que a concepção de ensino/aprendizagem do curso é a democrática. Superando a perspectiva idealista de conselhos escolares, ministram-se conteúdos e atividades que direcionam os cursistas para a investigação sobre sua própria realidade. Considera-se que essa investigação, aliada aos conteúdos estudados, acaba por modificar suas concepções a respeito da gestão democrática e amplia ou desperta novas percepções com relação às formas de estruturar seus conselhos escolares. Enfatiza-se a necessidade de que haja mais formações iniciais e continuadas em conselhos escolares nos moldes deste curso, uma vez que possibilitam a reflexão sobre a importância deste colegiado nas escolas.Palavras-chave: Formação continuada; Conselho escolar; Educação a distância; Concepção democrática. Continuing Distance Education in School Councils: Teaching and Learning ExperiencesAbstract In Brazil, the distance education provision is in process of expansion, that allows population greater access to initial and continuing education, as breaks with the difficulties imposed by time and space. The Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, offered by the Universidade Federal de São Carlos - UFSCar in partnership with the Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), comes as the possibility of continuous education and strengthen these collegiate. The objective of this paper is to submit questions about the teaching/learning process developed in the course, through a methodology guided the experience report of pedagogical issues. After the study, it was found that the designing of teaching/learning of this course is democratic. Overcoming idealistic perspective of school councils, are applied content and activity that guide the course participants in the research on their own reality, which combined with the contents studied, eventually modify their conceptions of democratic management and increases or awakens new perceptions regarding ways to structure their school boards. It highlights the need important that there are more initial and continuing education in school councils under of this course, as it enables reflection on the importance of this collegiate in schools.Keywords: Continuing formation; School council; Distance education; Democratic conception.
id CECIERJ_1be89e38a0badb17bba99701d7aa1578
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/331
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e AprendizagemNo Brasil, a oferta de educação a distância encontra-se em processo de expansão, o que permite à população maior acesso à formação inicial e continuada, pois rompe com as dificuldades impostas pelo tempo e espaço. O Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, advém como possibilidade de formação contínua e de fortalecimento desses colegiados. O objetivo deste artigo é apresentar questões sobre o processo de ensino/aprendizagem desenvolvido no curso, por meio de uma metodologia pautada no relato de experiência das questões pedagógicas. Após o estudo, verificou-se que a concepção de ensino/aprendizagem do curso é a democrática. Superando a perspectiva idealista de conselhos escolares, ministram-se conteúdos e atividades que direcionam os cursistas para a investigação sobre sua própria realidade. Considera-se que essa investigação, aliada aos conteúdos estudados, acaba por modificar suas concepções a respeito da gestão democrática e amplia ou desperta novas percepções com relação às formas de estruturar seus conselhos escolares. Enfatiza-se a necessidade de que haja mais formações iniciais e continuadas em conselhos escolares nos moldes deste curso, uma vez que possibilitam a reflexão sobre a importância deste colegiado nas escolas.Palavras-chave: Formação continuada; Conselho escolar; Educação a distância; Concepção democrática. Continuing Distance Education in School Councils: Teaching and Learning ExperiencesAbstract In Brazil, the distance education provision is in process of expansion, that allows population greater access to initial and continuing education, as breaks with the difficulties imposed by time and space. The Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, offered by the Universidade Federal de São Carlos - UFSCar in partnership with the Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), comes as the possibility of continuous education and strengthen these collegiate. The objective of this paper is to submit questions about the teaching/learning process developed in the course, through a methodology guided the experience report of pedagogical issues. After the study, it was found that the designing of teaching/learning of this course is democratic. Overcoming idealistic perspective of school councils, are applied content and activity that guide the course participants in the research on their own reality, which combined with the contents studied, eventually modify their conceptions of democratic management and increases or awakens new perceptions regarding ways to structure their school boards. It highlights the need important that there are more initial and continuing education in school councils under of this course, as it enables reflection on the importance of this collegiate in schools.Keywords: Continuing formation; School council; Distance education; Democratic conception.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/33110.18264/eadf.v6i1.331EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/331/165Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lucia Calbaiser daLuiz, Maria CecíliaFerrarini, Maria Cristina Luiz2020-01-18T11:05:41ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
title Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
spellingShingle Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
Silva, Ana Lucia Calbaiser da
title_short Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
title_full Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
title_fullStr Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
title_full_unstemmed Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
title_sort Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares: Experiências de Ensino e Aprendizagem
author Silva, Ana Lucia Calbaiser da
author_facet Silva, Ana Lucia Calbaiser da
Luiz, Maria Cecília
Ferrarini, Maria Cristina Luiz
author_role author
author2 Luiz, Maria Cecília
Ferrarini, Maria Cristina Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Lucia Calbaiser da
Luiz, Maria Cecília
Ferrarini, Maria Cristina Luiz
description No Brasil, a oferta de educação a distância encontra-se em processo de expansão, o que permite à população maior acesso à formação inicial e continuada, pois rompe com as dificuldades impostas pelo tempo e espaço. O Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, ofertado pela Universidade Federal de São Carlos em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, advém como possibilidade de formação contínua e de fortalecimento desses colegiados. O objetivo deste artigo é apresentar questões sobre o processo de ensino/aprendizagem desenvolvido no curso, por meio de uma metodologia pautada no relato de experiência das questões pedagógicas. Após o estudo, verificou-se que a concepção de ensino/aprendizagem do curso é a democrática. Superando a perspectiva idealista de conselhos escolares, ministram-se conteúdos e atividades que direcionam os cursistas para a investigação sobre sua própria realidade. Considera-se que essa investigação, aliada aos conteúdos estudados, acaba por modificar suas concepções a respeito da gestão democrática e amplia ou desperta novas percepções com relação às formas de estruturar seus conselhos escolares. Enfatiza-se a necessidade de que haja mais formações iniciais e continuadas em conselhos escolares nos moldes deste curso, uma vez que possibilitam a reflexão sobre a importância deste colegiado nas escolas.Palavras-chave: Formação continuada; Conselho escolar; Educação a distância; Concepção democrática. Continuing Distance Education in School Councils: Teaching and Learning ExperiencesAbstract In Brazil, the distance education provision is in process of expansion, that allows population greater access to initial and continuing education, as breaks with the difficulties imposed by time and space. The Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, offered by the Universidade Federal de São Carlos - UFSCar in partnership with the Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), comes as the possibility of continuous education and strengthen these collegiate. The objective of this paper is to submit questions about the teaching/learning process developed in the course, through a methodology guided the experience report of pedagogical issues. After the study, it was found that the designing of teaching/learning of this course is democratic. Overcoming idealistic perspective of school councils, are applied content and activity that guide the course participants in the research on their own reality, which combined with the contents studied, eventually modify their conceptions of democratic management and increases or awakens new perceptions regarding ways to structure their school boards. It highlights the need important that there are more initial and continuing education in school councils under of this course, as it enables reflection on the importance of this collegiate in schools.Keywords: Continuing formation; School council; Distance education; Democratic conception.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/331
10.18264/eadf.v6i1.331
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/331
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i1.331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/331/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567613665280