A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, José Ailton Forte
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Lima, Ivoneide Pinheiro, Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144
Resumo: O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar.  Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. 
id CECIERJ_1e4098df7ae497dff15d6f85f2e98af4
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/144
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar.  Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos.  Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-zip-compressedhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/14410.18264/eadf.v3i1.144EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/44https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/416Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, José Ailton Fortede Lima, Ivoneide PinheiroVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
title A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
spellingShingle A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
Feitosa, José Ailton Forte
title_short A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
title_full A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
title_fullStr A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
title_full_unstemmed A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
title_sort A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
author Feitosa, José Ailton Forte
author_facet Feitosa, José Ailton Forte
de Lima, Ivoneide Pinheiro
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author_role author
author2 de Lima, Ivoneide Pinheiro
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, José Ailton Forte
de Lima, Ivoneide Pinheiro
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
description O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar.  Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144
10.18264/eadf.v3i1.144
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/44
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip-compressed
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347701067776