A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144 |
Resumo: | O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. |
id |
CECIERJ_1e4098df7ae497dff15d6f85f2e98af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/144 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. Fundação Cecierj2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-zip-compressedhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/14410.18264/eadf.v3i1.144EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/44https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/416Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, José Ailton Fortede Lima, Ivoneide PinheiroVasconcelos, Francisco Herbert Lima2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
title |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
spellingShingle |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA Feitosa, José Ailton Forte |
title_short |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
title_full |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
title_fullStr |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
title_full_unstemmed |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
title_sort |
A FERRAMENTA CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE FÁSICA |
author |
Feitosa, José Ailton Forte |
author_facet |
Feitosa, José Ailton Forte de Lima, Ivoneide Pinheiro Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Ivoneide Pinheiro Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, José Ailton Forte de Lima, Ivoneide Pinheiro Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
description |
O presente estudo investigou as interações ocorridas em duas disciplinas (Física Introdutória I e II), ministradas na modalidade semipresencial, ligadas ao programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A metodologia utilizada consistiu no primeiro momento em analisar dois registros de sessões de Chat, com o intuito de identificar padrões de recorrência comuns; outra parte da metodologia consistiu em aplicar um questionário com oito questões a 135 alunos matriculados nas referidas disciplinas em doze polos do curso de Licenciatura em Química, ofertado pela parceria UFC /UAB. A pesquisa teve como finalidade investigar a concepção destes alunos a respeito da utilização do Chat no esclarecimento de dúvidas de listas de exercícios de Física. O ambiente de aprendizagem a distância utilizado foi o Solar. Os resultados apontam que apesar das limitações da ferramenta Chat, a sua utilização foi importante para o esclarecimento das dúvidas e o aumento da interação entre professor/tutor - aluno e alunos-alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144 10.18264/eadf.v3i1.144 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v3i1.144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/44 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/144/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip-compressed |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013) EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013) EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316347701067776 |