Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales Jacques, Juliana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/551
Resumo: Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais de apoio ao ensino-aprendizagem disponibilizados sob licença permissiva para reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Sob a perspectiva da Educação Aberta, potencializam, por meio do compartilhamento, a produção colaborativa em rede. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste estudo analisar em que medida a integração/produção de REA potencializa a performance docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. Embasou-se no fomento das políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Nesse viés, argumenta-se, conclusivamente, que a performance docente, como intervenção modificadora no Ensino Superior, requer produção de materiais didáticos à luz dos princípios de REA. Ao escolher como o material será disponibilizado é que se definem as possibilidades de sua reutilização nas práticas pedagógicas. As opções de readaptação geram flexibilidade da ação docente e o compartilhamento dessas readaptações promove a expansão e a democratização de recursos educacionais.Palavras-chave: Performance docente, Materiais didáticos, Recursos educacionais abertos.Capabilities of OER in Teaching-Learning Process Mediated Network TechnologiesAbstractOpen educational resources (OER) are materials to support teaching and learning available under permissive license to retain, reuse, revise, remix and redistribute. From the perspective of Open Education, they increase, through sharing, collaborative production network. In this context, the objective of this study is to analyze to what extent the integration / production of OER enhances the teachingperformance in teaching-learning process mediated by network technologies. Based on the promotion of public educational policies, such as the National Education Plan (NAP) 2011-2020, which provides the integration of network technology in education in order to promote universal education through the democratization of access to educational resources. tTherefore, it is argued that teaching performance, as modifying intervention in higher education, requires production of teaching materials to the principles of OER. Choosing how the material will be made available is the moment that defines the possibilities for its use in teaching practices. The readaptation options generate flexibility of teaching actions and sharing these adaptations promotes the expansion and democratization of educational resources.Keywords: Teacher performance, Teaching materials, Open educational resources.
id CECIERJ_20d09b146062464e9b78b87e999fedb4
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/551
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em redeOs recursos educacionais abertos (REA) são materiais de apoio ao ensino-aprendizagem disponibilizados sob licença permissiva para reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Sob a perspectiva da Educação Aberta, potencializam, por meio do compartilhamento, a produção colaborativa em rede. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste estudo analisar em que medida a integração/produção de REA potencializa a performance docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. Embasou-se no fomento das políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Nesse viés, argumenta-se, conclusivamente, que a performance docente, como intervenção modificadora no Ensino Superior, requer produção de materiais didáticos à luz dos princípios de REA. Ao escolher como o material será disponibilizado é que se definem as possibilidades de sua reutilização nas práticas pedagógicas. As opções de readaptação geram flexibilidade da ação docente e o compartilhamento dessas readaptações promove a expansão e a democratização de recursos educacionais.Palavras-chave: Performance docente, Materiais didáticos, Recursos educacionais abertos.Capabilities of OER in Teaching-Learning Process Mediated Network TechnologiesAbstractOpen educational resources (OER) are materials to support teaching and learning available under permissive license to retain, reuse, revise, remix and redistribute. From the perspective of Open Education, they increase, through sharing, collaborative production network. In this context, the objective of this study is to analyze to what extent the integration / production of OER enhances the teachingperformance in teaching-learning process mediated by network technologies. Based on the promotion of public educational policies, such as the National Education Plan (NAP) 2011-2020, which provides the integration of network technology in education in order to promote universal education through the democratization of access to educational resources. tTherefore, it is argued that teaching performance, as modifying intervention in higher education, requires production of teaching materials to the principles of OER. Choosing how the material will be made available is the moment that defines the possibilities for its use in teaching practices. The readaptation options generate flexibility of teaching actions and sharing these adaptations promotes the expansion and democratization of educational resources.Keywords: Teacher performance, Teaching materials, Open educational resources.Fundação Cecierj2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/55110.18264/eadf.v7i1.551EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/551/241Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales Jacques, Juliana2021-03-04T01:33:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
title Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
spellingShingle Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
Sales Jacques, Juliana
title_short Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
title_full Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
title_fullStr Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
title_full_unstemmed Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
title_sort Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede
author Sales Jacques, Juliana
author_facet Sales Jacques, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales Jacques, Juliana
description Os recursos educacionais abertos (REA) são materiais de apoio ao ensino-aprendizagem disponibilizados sob licença permissiva para reter, reutilizar, revisar, remixar e redistribuir. Sob a perspectiva da Educação Aberta, potencializam, por meio do compartilhamento, a produção colaborativa em rede. Nesse contexto, tem-se como objetivo deste estudo analisar em que medida a integração/produção de REA potencializa a performance docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede. Embasou-se no fomento das políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Nesse viés, argumenta-se, conclusivamente, que a performance docente, como intervenção modificadora no Ensino Superior, requer produção de materiais didáticos à luz dos princípios de REA. Ao escolher como o material será disponibilizado é que se definem as possibilidades de sua reutilização nas práticas pedagógicas. As opções de readaptação geram flexibilidade da ação docente e o compartilhamento dessas readaptações promove a expansão e a democratização de recursos educacionais.Palavras-chave: Performance docente, Materiais didáticos, Recursos educacionais abertos.Capabilities of OER in Teaching-Learning Process Mediated Network TechnologiesAbstractOpen educational resources (OER) are materials to support teaching and learning available under permissive license to retain, reuse, revise, remix and redistribute. From the perspective of Open Education, they increase, through sharing, collaborative production network. In this context, the objective of this study is to analyze to what extent the integration / production of OER enhances the teachingperformance in teaching-learning process mediated by network technologies. Based on the promotion of public educational policies, such as the National Education Plan (NAP) 2011-2020, which provides the integration of network technology in education in order to promote universal education through the democratization of access to educational resources. tTherefore, it is argued that teaching performance, as modifying intervention in higher education, requires production of teaching materials to the principles of OER. Choosing how the material will be made available is the moment that defines the possibilities for its use in teaching practices. The readaptation options generate flexibility of teaching actions and sharing these adaptations promotes the expansion and democratization of educational resources.Keywords: Teacher performance, Teaching materials, Open educational resources.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/551
10.18264/eadf.v7i1.551
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/551
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i1.551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/551/241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790271897600