A construção dos números reais e aplicações no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13098 |
Resumo: | Neste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes de sua construção, e por seções ou cortes no conjunto dos números racionais, conhecida como cortes de Dedekind, que faremos de forma mais sintetizada. Antes porém, começamos fazendo, de forma rigorosa, a construção dos números racionais. Além da parte formal, buscamos apresentar um método para o ensino de números reais no Ensino Médio. Para isso elaboramos e aplicamos um estudo dirigido a um grupo de alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte. Terminamos este trabalho fazendo um análise dos resultados obtidos na aplicação deste estudo dirigido. |
id |
UFV_cf46fc0428abdc8015557e887c927442 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/13098 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médioThe construction of real numbers and applications in high schoolNúmeros reaisClasses de equivalência (Teoria dos conjuntos)MatemáticaNeste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes de sua construção, e por seções ou cortes no conjunto dos números racionais, conhecida como cortes de Dedekind, que faremos de forma mais sintetizada. Antes porém, começamos fazendo, de forma rigorosa, a construção dos números racionais. Além da parte formal, buscamos apresentar um método para o ensino de números reais no Ensino Médio. Para isso elaboramos e aplicamos um estudo dirigido a um grupo de alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte. Terminamos este trabalho fazendo um análise dos resultados obtidos na aplicação deste estudo dirigido.In this work we study two constructions of the real numbers system: the construction of real numbers as a sequence equivalence class of rational numbers, developed by Cantor, that we will make all the details of its construction, and by sections or cuts in the set of rational numbers, known as cuts of Dedekind, which we will do in a more synthesized way. Before, however, we begin by rigorously doing the construction of rational numbers. Besides the formal part, we seek to present a method for teaching real numbers in High School. For this, we elaborated and applied a study directed to a group of students of the Military College of Belo Horizonte. We finished this work by analyzing the results obtained in the application of this directed study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de ViçosaRocha, Alexandre AlvarengaFonseca, Luís Felipe GonçalvesCosta, Paulo Cesar2017-11-14T17:53:38Z2017-11-14T17:53:38Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Paulo Cesar. A construção dos números reais e aplicações no ensino médio. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:34:08Zoai:locus.ufv.br:123456789/13098Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:34:08LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio The construction of real numbers and applications in high school |
title |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
spellingShingle |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio Costa, Paulo Cesar Números reais Classes de equivalência (Teoria dos conjuntos) Matemática |
title_short |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
title_full |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
title_fullStr |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
title_sort |
A construção dos números reais e aplicações no ensino médio |
author |
Costa, Paulo Cesar |
author_facet |
Costa, Paulo Cesar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Alexandre Alvarenga Fonseca, Luís Felipe Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paulo Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números reais Classes de equivalência (Teoria dos conjuntos) Matemática |
topic |
Números reais Classes de equivalência (Teoria dos conjuntos) Matemática |
description |
Neste trabalho estudamos duas construções do sistema dos números reais: a construção dos números reais como classe de equivalência de sequências de números racionais, desenvolvida por Cantor, que faremos todos os detalhes de sua construção, e por seções ou cortes no conjunto dos números racionais, conhecida como cortes de Dedekind, que faremos de forma mais sintetizada. Antes porém, começamos fazendo, de forma rigorosa, a construção dos números racionais. Além da parte formal, buscamos apresentar um método para o ensino de números reais no Ensino Médio. Para isso elaboramos e aplicamos um estudo dirigido a um grupo de alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte. Terminamos este trabalho fazendo um análise dos resultados obtidos na aplicação deste estudo dirigido. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-14T17:53:38Z 2017-11-14T17:53:38Z 2017-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Paulo Cesar. A construção dos números reais e aplicações no ensino médio. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13098 |
identifier_str_mv |
COSTA, Paulo Cesar. A construção dos números reais e aplicações no ensino médio. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017. |
url |
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610561626537984 |