Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Cezar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Catarina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556
Resumo: O presente artigo visa analisar, na perspectiva dos alunos dos cursos deServiços Públicos e Administração, ambos na modalidade EaD, do Instituto Federal do Paraná: IFPR/Campus Foz do Iguaçu, quais as principais divergências e convergências quanto a estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e avaliação do ensino-aprendizagem que existem entre a modalidade ensino a distância frente à modalidade presencial. Os alunos realizaram um comparativo entre as modalidades, por meio de suas experiências vividas na modalidade presencial em estudos anteriores. Também se verificaram, a partir dessa perspectiva, as desvantagens e vantagens que impactam o desenvolvimento da modalidade na visão do aluno, com quesitos de dificuldades encontradas. O estudo apontou que há 75%, 67%, 69% e 53% de convergência para estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, respectivamente.Palavras-chave: Educação a Distância, Educação presencial, Perspectiva do aluno EaD. Face-to- face Versus EaD: Perspectives of Students in Public Service Courses and AdministrationAbstractThe present article aims to analyze, from the perspective of the students ofthe Public Service and Administration courses, both in the EaD (Distance Learning) modality of the Federal Institute of Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu Campus, what the main divergences and convergences are regarding pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship and teaching-learning evaluation that exist between modality of distance learning versus face-to- face modality. The students have made a comparison between the modalities, through their experiences lived in the classroom mode in previous studies. It has been also observed, from this perspective, the disadvantages and advantages that have impacted on the development of the modality in the student's vision, with problems encountered. Thestudy has pointed out that there are 75, 67, 69 and 53% convergence for,pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship andteaching-learning respectively.Keywords: Distance learning, Face-to- face education, EaD (Distance Learning)student perspective.
id CECIERJ_27ef0b2e2489ddfc5fbfd8b36f1f2954
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/556
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e AdministraçãoO presente artigo visa analisar, na perspectiva dos alunos dos cursos deServiços Públicos e Administração, ambos na modalidade EaD, do Instituto Federal do Paraná: IFPR/Campus Foz do Iguaçu, quais as principais divergências e convergências quanto a estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e avaliação do ensino-aprendizagem que existem entre a modalidade ensino a distância frente à modalidade presencial. Os alunos realizaram um comparativo entre as modalidades, por meio de suas experiências vividas na modalidade presencial em estudos anteriores. Também se verificaram, a partir dessa perspectiva, as desvantagens e vantagens que impactam o desenvolvimento da modalidade na visão do aluno, com quesitos de dificuldades encontradas. O estudo apontou que há 75%, 67%, 69% e 53% de convergência para estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, respectivamente.Palavras-chave: Educação a Distância, Educação presencial, Perspectiva do aluno EaD. Face-to- face Versus EaD: Perspectives of Students in Public Service Courses and AdministrationAbstractThe present article aims to analyze, from the perspective of the students ofthe Public Service and Administration courses, both in the EaD (Distance Learning) modality of the Federal Institute of Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu Campus, what the main divergences and convergences are regarding pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship and teaching-learning evaluation that exist between modality of distance learning versus face-to- face modality. The students have made a comparison between the modalities, through their experiences lived in the classroom mode in previous studies. It has been also observed, from this perspective, the disadvantages and advantages that have impacted on the development of the modality in the student's vision, with problems encountered. Thestudy has pointed out that there are 75, 67, 69 and 53% convergence for,pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship andteaching-learning respectively.Keywords: Distance learning, Face-to- face education, EaD (Distance Learning)student perspective.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/55610.18264/eadf.v7i2.556EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556/250Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, CezarFernandes, Catarina Costa2020-01-18T10:43:16ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
title Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
spellingShingle Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
Fonseca, Cezar
title_short Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
title_full Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
title_fullStr Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
title_full_unstemmed Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
title_sort Educação Presencial versus EaD: Perspectivas dos Alunos dos Cursos de Serviços Públicos e Administração
author Fonseca, Cezar
author_facet Fonseca, Cezar
Fernandes, Catarina Costa
author_role author
author2 Fernandes, Catarina Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Cezar
Fernandes, Catarina Costa
description O presente artigo visa analisar, na perspectiva dos alunos dos cursos deServiços Públicos e Administração, ambos na modalidade EaD, do Instituto Federal do Paraná: IFPR/Campus Foz do Iguaçu, quais as principais divergências e convergências quanto a estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e avaliação do ensino-aprendizagem que existem entre a modalidade ensino a distância frente à modalidade presencial. Os alunos realizaram um comparativo entre as modalidades, por meio de suas experiências vividas na modalidade presencial em estudos anteriores. Também se verificaram, a partir dessa perspectiva, as desvantagens e vantagens que impactam o desenvolvimento da modalidade na visão do aluno, com quesitos de dificuldades encontradas. O estudo apontou que há 75%, 67%, 69% e 53% de convergência para estrutura pedagógica, metodologia de ensino, relação professor-aluno e ensino-aprendizagem, respectivamente.Palavras-chave: Educação a Distância, Educação presencial, Perspectiva do aluno EaD. Face-to- face Versus EaD: Perspectives of Students in Public Service Courses and AdministrationAbstractThe present article aims to analyze, from the perspective of the students ofthe Public Service and Administration courses, both in the EaD (Distance Learning) modality of the Federal Institute of Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu Campus, what the main divergences and convergences are regarding pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship and teaching-learning evaluation that exist between modality of distance learning versus face-to- face modality. The students have made a comparison between the modalities, through their experiences lived in the classroom mode in previous studies. It has been also observed, from this perspective, the disadvantages and advantages that have impacted on the development of the modality in the student's vision, with problems encountered. Thestudy has pointed out that there are 75, 67, 69 and 53% convergence for,pedagogical structure, teaching methodology, teacher-student relationship andteaching-learning respectively.Keywords: Distance learning, Face-to- face education, EaD (Distance Learning)student perspective.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556
10.18264/eadf.v7i2.556
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/556/250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568023658496