PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Leandro Cássio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade Fonseca, Karine, Moreno Lopes Ferreira, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial.
id IFSULMG-1_c81465db952ec245f836c59f8b9a4d9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/381
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EADO presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial.IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381/215Copyright (c) 2023 Revista Eixos Techhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Leandro CássioAndrade Fonseca, KarineMoreno Lopes Ferreira, Sérgio2023-12-27T17:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/381Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-12-27T17:36:08Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
title PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
spellingShingle PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
Oliveira, João Leandro Cássio
title_short PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
title_full PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
title_fullStr PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
title_sort PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
author Oliveira, João Leandro Cássio
author_facet Oliveira, João Leandro Cássio
Andrade Fonseca, Karine
Moreno Lopes Ferreira, Sérgio
author_role author
author2 Andrade Fonseca, Karine
Moreno Lopes Ferreira, Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Leandro Cássio
Andrade Fonseca, Karine
Moreno Lopes Ferreira, Sérgio
description O presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381/215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886169399296