PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial. |
id |
IFSULMG-1_c81465db952ec245f836c59f8b9a4d9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/381 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
repository_id_str |
|
spelling |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EADO presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial.IFSULDEMINAS - Campus Passos2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381/215Copyright (c) 2023 Revista Eixos Techhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, João Leandro CássioAndrade Fonseca, KarineMoreno Lopes Ferreira, Sérgio2023-12-27T17:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/381Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-12-27T17:36:08Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
title |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD Oliveira, João Leandro Cássio |
title_short |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
title_full |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
title_sort |
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD |
author |
Oliveira, João Leandro Cássio |
author_facet |
Oliveira, João Leandro Cássio Andrade Fonseca, Karine Moreno Lopes Ferreira, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Fonseca, Karine Moreno Lopes Ferreira, Sérgio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Leandro Cássio Andrade Fonseca, Karine Moreno Lopes Ferreira, Sérgio |
description |
O presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre acomparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e adistância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir depublicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão eplanejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representaem relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão deliteratura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando aferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-seque, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menorem 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados destapesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381/215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 10 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1797041886169399296 |