EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Angélica
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: dos Santos, Nilton Balhis, Rodriguez, José Alberto de Francisco, Barbosa, David Soeiro, da Silva, Thiago Petra, Spilker, Maria João, Costa, Silvia Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47
Resumo: A EAD é uma prática educativa e uma estratégia de inovação para a formação e qualificação de pessoal.  Na educação em geral e, mais especificamente na educação permanente em saúde, ela representa um caminho, tanto para a construção coletiva e dialógica do conhecimento quanto para a melhoria das práticas dos trabalhadores do setor. A EAD na Saúde contribui também para a consolidação de um modelo mais equitativo e democrático de promoção e atenção à saúde no País. Por ser a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde que atuam no SUS uma das missões da Fundação Oswaldo Cruz, este artigo se propõe a realizar um exercício de aproximação entre as áreas de educação a distância e educação em saúde, a partir da experiência do curso Andando nas nuvens? promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), através do Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias (NEXT). O curso foi analisado qualitativamente, através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), em dois momentos, a saber: na avaliação pré-curso com 45 discursos e na avaliação final com 26 discursos analisados. Nos 71 discursos analisados, percebeu-se que as sínteses dos DSCs na avaliação pré-curso giraram em torno de conhecimentos e interesses por pesquisas e na avaliação final do curso, as sínteses dos DSCs giraram em torno da presença ativa dos tutores e das dificuldades em lidar com as tecnologias..
id CECIERJ_28b2a41127e99fe4f42f492e7b0ce593
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/47
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZA EAD é uma prática educativa e uma estratégia de inovação para a formação e qualificação de pessoal.  Na educação em geral e, mais especificamente na educação permanente em saúde, ela representa um caminho, tanto para a construção coletiva e dialógica do conhecimento quanto para a melhoria das práticas dos trabalhadores do setor. A EAD na Saúde contribui também para a consolidação de um modelo mais equitativo e democrático de promoção e atenção à saúde no País. Por ser a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde que atuam no SUS uma das missões da Fundação Oswaldo Cruz, este artigo se propõe a realizar um exercício de aproximação entre as áreas de educação a distância e educação em saúde, a partir da experiência do curso Andando nas nuvens? promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), através do Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias (NEXT). O curso foi analisado qualitativamente, através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), em dois momentos, a saber: na avaliação pré-curso com 45 discursos e na avaliação final com 26 discursos analisados. Nos 71 discursos analisados, percebeu-se que as sínteses dos DSCs na avaliação pré-curso giraram em torno de conhecimentos e interesses por pesquisas e na avaliação final do curso, as sínteses dos DSCs giraram em torno da presença ativa dos tutores e das dificuldades em lidar com as tecnologias..Fundação Cecierj2012-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/4710.18264/eadf.v2i1.47EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47/25Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Angélicados Santos, Nilton BalhisRodriguez, José Alberto de FranciscoBarbosa, David Soeiroda Silva, Thiago PetraSpilker, Maria JoãoCosta, Silvia Maria Magalhães2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
title EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
spellingShingle EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Costa, Maria Angélica
title_short EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
title_full EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
title_fullStr EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
title_full_unstemmed EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
title_sort EAD E SAÚDE: APROXIMAÇÃO ENTRE ESTAS ÁREAS, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM CURSO NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
author Costa, Maria Angélica
author_facet Costa, Maria Angélica
dos Santos, Nilton Balhis
Rodriguez, José Alberto de Francisco
Barbosa, David Soeiro
da Silva, Thiago Petra
Spilker, Maria João
Costa, Silvia Maria Magalhães
author_role author
author2 dos Santos, Nilton Balhis
Rodriguez, José Alberto de Francisco
Barbosa, David Soeiro
da Silva, Thiago Petra
Spilker, Maria João
Costa, Silvia Maria Magalhães
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Angélica
dos Santos, Nilton Balhis
Rodriguez, José Alberto de Francisco
Barbosa, David Soeiro
da Silva, Thiago Petra
Spilker, Maria João
Costa, Silvia Maria Magalhães
description A EAD é uma prática educativa e uma estratégia de inovação para a formação e qualificação de pessoal.  Na educação em geral e, mais especificamente na educação permanente em saúde, ela representa um caminho, tanto para a construção coletiva e dialógica do conhecimento quanto para a melhoria das práticas dos trabalhadores do setor. A EAD na Saúde contribui também para a consolidação de um modelo mais equitativo e democrático de promoção e atenção à saúde no País. Por ser a formação e qualificação dos trabalhadores da saúde que atuam no SUS uma das missões da Fundação Oswaldo Cruz, este artigo se propõe a realizar um exercício de aproximação entre as áreas de educação a distância e educação em saúde, a partir da experiência do curso Andando nas nuvens? promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), através do Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias (NEXT). O curso foi analisado qualitativamente, através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), em dois momentos, a saber: na avaliação pré-curso com 45 discursos e na avaliação final com 26 discursos analisados. Nos 71 discursos analisados, percebeu-se que as sínteses dos DSCs na avaliação pré-curso giraram em torno de conhecimentos e interesses por pesquisas e na avaliação final do curso, as sínteses dos DSCs giraram em torno da presença ativa dos tutores e das dificuldades em lidar com as tecnologias..
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47
10.18264/eadf.v2i1.47
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v2i1.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/47/25
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)
EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)
EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567430164480