Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/285 |
Resumo: | A pesquisa em foco busca analisar a inserção de disciplinas, na modalidade EAD, para Cursos de Qualificação Profissional em um Centro Vocacional Tecnológico de Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro. A investigação pretende verificar se os ambientes educativos são favoráveis à implantação de Educação a Distância - EAD, bem como propor condições favoráveis para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O presente trabalho tem seu enfoque também na cibercultura e nas mutações contemporâneas da relação com o saber (Lévy 1999) e se utiliza de Spritzer e Bittencourt (2009) para abordar questões referentes à qualidade pedagógica e técnica dos cursos mediatizados pela EAD. A metodologia da pesquisa com abordagem qualitativa se utiliza dos seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, entrevista semipadronizada e pesquisa documental. Ao final da pesquisa de campo e do levantamento bibliográfico, são feitas pontuações sobre possíveis ambientes favoráveis que permitam viabilizar a modalidade EAD nos cursos de qualificação no Centro Vocacional Tecnológico, como também, tornam possível diagnosticar que, por vezes, a EAD se configura como mecanismo que promove distanciamento entre sujeito e informação. Palavras-chave: Educação a distância; Qualificação profissional; Inclusão social.Introduction Courses to EAD Professional Qualification: Proposals for a Friendly EnvironmentAbstract The focus of the reasearch is to analyze the inclusion of disciplines in DL mode for Professional Training Courses, in a Vocational Technology Center of Civil State of Rio de Janeiro Construction. The research aims to assess whether educational environments are conducive to the implementation of Distance Education - Distance Education and to propose favorable conditions for a Virtual Learning Environment (VLE). This work focuses on cyberculture and also on contemporary mutations of relationship to knowledge (Lévy 1999). It uses Spritzer and Bittencourt (2009) to address issues of pedagogical and technical quality of courses mediated by EAD. The research methodology with a qualitative approach uses the following instruments: participant observation, semipadronizada interview, and documentary research. At the end of the field research and literature, scores are made about possible favorable environments that enable distance education modality in training courses in the Vocational Technology Center. These scores also make it possible to diagnose that sometimes, EAD is configured as a mechanism promoting detachment between subject and information. Keywords: Distance education; Vocational qualification; Social inclusion. |
id |
CECIERJ_322c4cb4ef3f1b674d373db7c0cca93e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/285 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente FavorávelA pesquisa em foco busca analisar a inserção de disciplinas, na modalidade EAD, para Cursos de Qualificação Profissional em um Centro Vocacional Tecnológico de Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro. A investigação pretende verificar se os ambientes educativos são favoráveis à implantação de Educação a Distância - EAD, bem como propor condições favoráveis para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O presente trabalho tem seu enfoque também na cibercultura e nas mutações contemporâneas da relação com o saber (Lévy 1999) e se utiliza de Spritzer e Bittencourt (2009) para abordar questões referentes à qualidade pedagógica e técnica dos cursos mediatizados pela EAD. A metodologia da pesquisa com abordagem qualitativa se utiliza dos seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, entrevista semipadronizada e pesquisa documental. Ao final da pesquisa de campo e do levantamento bibliográfico, são feitas pontuações sobre possíveis ambientes favoráveis que permitam viabilizar a modalidade EAD nos cursos de qualificação no Centro Vocacional Tecnológico, como também, tornam possível diagnosticar que, por vezes, a EAD se configura como mecanismo que promove distanciamento entre sujeito e informação. Palavras-chave: Educação a distância; Qualificação profissional; Inclusão social.Introduction Courses to EAD Professional Qualification: Proposals for a Friendly EnvironmentAbstract The focus of the reasearch is to analyze the inclusion of disciplines in DL mode for Professional Training Courses, in a Vocational Technology Center of Civil State of Rio de Janeiro Construction. The research aims to assess whether educational environments are conducive to the implementation of Distance Education - Distance Education and to propose favorable conditions for a Virtual Learning Environment (VLE). This work focuses on cyberculture and also on contemporary mutations of relationship to knowledge (Lévy 1999). It uses Spritzer and Bittencourt (2009) to address issues of pedagogical and technical quality of courses mediated by EAD. The research methodology with a qualitative approach uses the following instruments: participant observation, semipadronizada interview, and documentary research. At the end of the field research and literature, scores are made about possible favorable environments that enable distance education modality in training courses in the Vocational Technology Center. These scores also make it possible to diagnose that sometimes, EAD is configured as a mechanism promoting detachment between subject and information. Keywords: Distance education; Vocational qualification; Social inclusion.Fundação Cecierj2015-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/28510.18264/eadf.v5i1.285EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/285/95Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Dagmar Diasde Moura, Jessica Sarubi2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
title |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
spellingShingle |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável Cerqueira, Dagmar Dias |
title_short |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
title_full |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
title_fullStr |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
title_full_unstemmed |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
title_sort |
Introdução de Disciplinas na Modalidade EAD para Cursos de Qualificação Profissional: Propostas para um Ambiente Favorável |
author |
Cerqueira, Dagmar Dias |
author_facet |
Cerqueira, Dagmar Dias de Moura, Jessica Sarubi |
author_role |
author |
author2 |
de Moura, Jessica Sarubi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Dagmar Dias de Moura, Jessica Sarubi |
description |
A pesquisa em foco busca analisar a inserção de disciplinas, na modalidade EAD, para Cursos de Qualificação Profissional em um Centro Vocacional Tecnológico de Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro. A investigação pretende verificar se os ambientes educativos são favoráveis à implantação de Educação a Distância - EAD, bem como propor condições favoráveis para um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O presente trabalho tem seu enfoque também na cibercultura e nas mutações contemporâneas da relação com o saber (Lévy 1999) e se utiliza de Spritzer e Bittencourt (2009) para abordar questões referentes à qualidade pedagógica e técnica dos cursos mediatizados pela EAD. A metodologia da pesquisa com abordagem qualitativa se utiliza dos seguintes procedimentos metodológicos: observação participante, entrevista semipadronizada e pesquisa documental. Ao final da pesquisa de campo e do levantamento bibliográfico, são feitas pontuações sobre possíveis ambientes favoráveis que permitam viabilizar a modalidade EAD nos cursos de qualificação no Centro Vocacional Tecnológico, como também, tornam possível diagnosticar que, por vezes, a EAD se configura como mecanismo que promove distanciamento entre sujeito e informação. Palavras-chave: Educação a distância; Qualificação profissional; Inclusão social.Introduction Courses to EAD Professional Qualification: Proposals for a Friendly EnvironmentAbstract The focus of the reasearch is to analyze the inclusion of disciplines in DL mode for Professional Training Courses, in a Vocational Technology Center of Civil State of Rio de Janeiro Construction. The research aims to assess whether educational environments are conducive to the implementation of Distance Education - Distance Education and to propose favorable conditions for a Virtual Learning Environment (VLE). This work focuses on cyberculture and also on contemporary mutations of relationship to knowledge (Lévy 1999). It uses Spritzer and Bittencourt (2009) to address issues of pedagogical and technical quality of courses mediated by EAD. The research methodology with a qualitative approach uses the following instruments: participant observation, semipadronizada interview, and documentary research. At the end of the field research and literature, scores are made about possible favorable environments that enable distance education modality in training courses in the Vocational Technology Center. These scores also make it possible to diagnose that sometimes, EAD is configured as a mechanism promoting detachment between subject and information. Keywords: Distance education; Vocational qualification; Social inclusion. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/285 10.18264/eadf.v5i1.285 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/285 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i1.285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/285/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567531876352 |