REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Fátima Kzam
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moraes, Luiz Fernando Perez, Abrahão, Cristina Rodrigues, Lippmann, Maria Cristina Bessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Curso de Pedagogia para as séries iniciais oferecido na modalidade semipresencial em um Polo de apoio presencial situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro no que se refere ao processo de avaliação e suas implicações. São analisados o projeto político pedagógico do curso, as ferramentas de avaliação, o sistema de tutoria presencial e os resultados externos utilizando pesquisa bibliográfica e de campo. Verificou-se a necessidade de que o Projeto Político Pedagógico seja mais conhecido, vivenciado e discutido pelos diferentes sujeitos/atores da educação a distância. Nesta perspectiva, espera-se contribuir para o aprofundamento da reflexão e consequente aperfeiçoamento do processo avaliativo da aprendizagem e institucional.
id CECIERJ_35831409fd451dea80f1287632fff1a4
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/27
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIAEste trabalho tem como objetivo geral analisar o Curso de Pedagogia para as séries iniciais oferecido na modalidade semipresencial em um Polo de apoio presencial situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro no que se refere ao processo de avaliação e suas implicações. São analisados o projeto político pedagógico do curso, as ferramentas de avaliação, o sistema de tutoria presencial e os resultados externos utilizando pesquisa bibliográfica e de campo. Verificou-se a necessidade de que o Projeto Político Pedagógico seja mais conhecido, vivenciado e discutido pelos diferentes sujeitos/atores da educação a distância. Nesta perspectiva, espera-se contribuir para o aprofundamento da reflexão e consequente aperfeiçoamento do processo avaliativo da aprendizagem e institucional.Fundação Cecierj2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e de campoapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2710.18264/eadf.v2i1.27EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27/22Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Fátima KzamMoraes, Luiz Fernando PerezAbrahão, Cristina RodriguesLippmann, Maria Cristina Bessa2022-05-27T13:14:56ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
title REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Lacerda, Fátima Kzam
title_short REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
title_full REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
author Lacerda, Fátima Kzam
author_facet Lacerda, Fátima Kzam
Moraes, Luiz Fernando Perez
Abrahão, Cristina Rodrigues
Lippmann, Maria Cristina Bessa
author_role author
author2 Moraes, Luiz Fernando Perez
Abrahão, Cristina Rodrigues
Lippmann, Maria Cristina Bessa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Fátima Kzam
Moraes, Luiz Fernando Perez
Abrahão, Cristina Rodrigues
Lippmann, Maria Cristina Bessa
description Este trabalho tem como objetivo geral analisar o Curso de Pedagogia para as séries iniciais oferecido na modalidade semipresencial em um Polo de apoio presencial situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro no que se refere ao processo de avaliação e suas implicações. São analisados o projeto político pedagógico do curso, as ferramentas de avaliação, o sistema de tutoria presencial e os resultados externos utilizando pesquisa bibliográfica e de campo. Verificou-se a necessidade de que o Projeto Político Pedagógico seja mais conhecido, vivenciado e discutido pelos diferentes sujeitos/atores da educação a distância. Nesta perspectiva, espera-se contribuir para o aprofundamento da reflexão e consequente aperfeiçoamento do processo avaliativo da aprendizagem e institucional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica e de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27
10.18264/eadf.v2i1.27
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v2i1.27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)
EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)
EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347194605568