Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boaventura Junior, Marcio, Machado, Marcela Rosa de Lima, Corradi, Wagner J. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/324
Resumo: Este estudo analisa um programa de Extensão Universitária chamado Aproxime-se?, em que a própria etimologia do nome traz o aspecto central da ação realizada.Os participantes são alunos bolsistas de extensão universitária em Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste artigo é permitir a discussão dos aspectos relacionados à orientação acadêmica realizada na extensão, destinado a estudantes de graduação de formação em Educação a Distância. A educação universitária compreende as dimensões interligadas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, na educação a distância ainda se constata o predomínio do ensino em detrimento à pesquisa e à extensão. O Programa Aproxime-se tem o objetivo diminuir as lacunas na formação de estudantes e de promover o pertencimento à universidade. Ao mesmo tempo, possibilita um diálogo entre a universidade e as cidades-polo e coloca os alunos bolsistas como protagonistas diante da realidade de sua cidade.A segunda edição desse Programa evidenciou as marcas positivas de aprendizagem para os alunos bolsistas, de abertura de diálogo e de aproximação das cidades-polo com a universidade.Palavras-chave: Extensão universitária; Educação a distância; Aproxime-se. Aproxime-se?: Academic Extension Program in Distance EducationAbstractThis study analyses an Academic Extension Program named Aproxime-se? (Approaching). Its names etymology brings the central aspect of the action performed. The participants are scholarship students in Distance Education at the Federal University of Minas Gerais. The purpose of this article is to stimulate the discussion of aspects related to academic orientation conducted on Extension Program, intended for graduations students in Distance Education. The academic education consists of the interconnected dimensions of teaching, research and extension. Even though the Distance Education still notes the predominance of teaching over research and extension. The Program aims to decrease the gaps in the students learning and to promote belongingness in the university. At the same time, it enables a dialogue between the university and the cities that participate in the Program, and places the scholarship students as protagonists before the reality of their city. The second edition of this Program showed positive learning marks for scholarship students, dialogs opening and approximation of the cities that participate in the Program with the university.Keywords: University extension; Distance Education; Aproxime-se?.
id CECIERJ_3bc433ff340ecaa63b076430873d1e6e
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/324
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaDEste estudo analisa um programa de Extensão Universitária chamado Aproxime-se?, em que a própria etimologia do nome traz o aspecto central da ação realizada.Os participantes são alunos bolsistas de extensão universitária em Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste artigo é permitir a discussão dos aspectos relacionados à orientação acadêmica realizada na extensão, destinado a estudantes de graduação de formação em Educação a Distância. A educação universitária compreende as dimensões interligadas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, na educação a distância ainda se constata o predomínio do ensino em detrimento à pesquisa e à extensão. O Programa Aproxime-se tem o objetivo diminuir as lacunas na formação de estudantes e de promover o pertencimento à universidade. Ao mesmo tempo, possibilita um diálogo entre a universidade e as cidades-polo e coloca os alunos bolsistas como protagonistas diante da realidade de sua cidade.A segunda edição desse Programa evidenciou as marcas positivas de aprendizagem para os alunos bolsistas, de abertura de diálogo e de aproximação das cidades-polo com a universidade.Palavras-chave: Extensão universitária; Educação a distância; Aproxime-se. Aproxime-se?: Academic Extension Program in Distance EducationAbstractThis study analyses an Academic Extension Program named Aproxime-se? (Approaching). Its names etymology brings the central aspect of the action performed. The participants are scholarship students in Distance Education at the Federal University of Minas Gerais. The purpose of this article is to stimulate the discussion of aspects related to academic orientation conducted on Extension Program, intended for graduations students in Distance Education. The academic education consists of the interconnected dimensions of teaching, research and extension. Even though the Distance Education still notes the predominance of teaching over research and extension. The Program aims to decrease the gaps in the students learning and to promote belongingness in the university. At the same time, it enables a dialogue between the university and the cities that participate in the Program, and places the scholarship students as protagonists before the reality of their city. The second edition of this Program showed positive learning marks for scholarship students, dialogs opening and approximation of the cities that participate in the Program with the university.Keywords: University extension; Distance Education; Aproxime-se?.Fundação Cecierj2015-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/32410.18264/eadf.v5i1.324EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/324/119Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozBoaventura Junior, MarcioMachado, Marcela Rosa de LimaCorradi, Wagner J. B.2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
title Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
spellingShingle Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
title_short Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
title_full Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
title_fullStr Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
title_full_unstemmed Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
title_sort Aproxime-se: Programa de Extensão Universitária em EaD
author Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
author_facet Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Boaventura Junior, Marcio
Machado, Marcela Rosa de Lima
Corradi, Wagner J. B.
author_role author
author2 Boaventura Junior, Marcio
Machado, Marcela Rosa de Lima
Corradi, Wagner J. B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Boaventura Junior, Marcio
Machado, Marcela Rosa de Lima
Corradi, Wagner J. B.
description Este estudo analisa um programa de Extensão Universitária chamado Aproxime-se?, em que a própria etimologia do nome traz o aspecto central da ação realizada.Os participantes são alunos bolsistas de extensão universitária em Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste artigo é permitir a discussão dos aspectos relacionados à orientação acadêmica realizada na extensão, destinado a estudantes de graduação de formação em Educação a Distância. A educação universitária compreende as dimensões interligadas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, na educação a distância ainda se constata o predomínio do ensino em detrimento à pesquisa e à extensão. O Programa Aproxime-se tem o objetivo diminuir as lacunas na formação de estudantes e de promover o pertencimento à universidade. Ao mesmo tempo, possibilita um diálogo entre a universidade e as cidades-polo e coloca os alunos bolsistas como protagonistas diante da realidade de sua cidade.A segunda edição desse Programa evidenciou as marcas positivas de aprendizagem para os alunos bolsistas, de abertura de diálogo e de aproximação das cidades-polo com a universidade.Palavras-chave: Extensão universitária; Educação a distância; Aproxime-se. Aproxime-se?: Academic Extension Program in Distance EducationAbstractThis study analyses an Academic Extension Program named Aproxime-se? (Approaching). Its names etymology brings the central aspect of the action performed. The participants are scholarship students in Distance Education at the Federal University of Minas Gerais. The purpose of this article is to stimulate the discussion of aspects related to academic orientation conducted on Extension Program, intended for graduations students in Distance Education. The academic education consists of the interconnected dimensions of teaching, research and extension. Even though the Distance Education still notes the predominance of teaching over research and extension. The Program aims to decrease the gaps in the students learning and to promote belongingness in the university. At the same time, it enables a dialogue between the university and the cities that participate in the Program, and places the scholarship students as protagonists before the reality of their city. The second edition of this Program showed positive learning marks for scholarship students, dialogs opening and approximation of the cities that participate in the Program with the university.Keywords: University extension; Distance Education; Aproxime-se?.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/324
10.18264/eadf.v5i1.324
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/324
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/324/119
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567608422400