A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buczenko, Gerson Luiz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wagner, Tatiana Helma, Lopes, Valdilson Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/695
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se que a implementação da  curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresenta uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente.  
id CEEINTER-1_8243a7805218b5f986ff4acbeeb02bb1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/695
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTEEducação; Protagonismo; Curricularização.EducaçãoEnsino SuperiorExtensão UniversitáriaO objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se que a implementação da  curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresenta uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente.   Editora CEEINTER2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/69510.56579/rei.v5i4.695Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-217Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-217Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-2172674-870310.56579/rei.v5i4reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/695/677Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessBuczenko, Gerson LuizWagner, Tatiana HelmaLopes, Valdilson Aparecido2023-09-23T23:53:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/695Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2023-09-23T23:53:26Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
title A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
spellingShingle A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
Buczenko, Gerson Luiz
Educação; Protagonismo; Curricularização.
Educação
Ensino Superior
Extensão Universitária
title_short A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
title_full A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
title_fullStr A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
title_full_unstemmed A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
title_sort A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE
author Buczenko, Gerson Luiz
author_facet Buczenko, Gerson Luiz
Wagner, Tatiana Helma
Lopes, Valdilson Aparecido
author_role author
author2 Wagner, Tatiana Helma
Lopes, Valdilson Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buczenko, Gerson Luiz
Wagner, Tatiana Helma
Lopes, Valdilson Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Protagonismo; Curricularização.
Educação
Ensino Superior
Extensão Universitária
topic Educação; Protagonismo; Curricularização.
Educação
Ensino Superior
Extensão Universitária
description O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se que a implementação da  curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresenta uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/695
10.56579/rei.v5i4.695
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/695
identifier_str_mv 10.56579/rei.v5i4.695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/695/677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 5 No. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-217
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 5 Núm. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-217
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 5 n. 4 (2023): DOSSIÊ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; 207-217
2674-8703
10.56579/rei.v5i4
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983750506774528