A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Quaglia, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235
Resumo: Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.
id CECIERJ_3dcc2a59a3fbce8cabd977f7b210d5a6
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/235
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREsta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.Fundação Cecierj2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23510.18264/eadf.v4i2.235EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235/Art%20235_finalCopyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Fabiana Sesmilo de CamargoQuaglia, Isabela2022-05-27T13:14:59ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
title_short A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
author_facet Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
Quaglia, Isabela
author_role author
author2 Quaglia, Isabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo
Quaglia, Isabela
description Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235
10.18264/eadf.v4i2.235
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v4i2.235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235/Art%20235_final
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014)
EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014)
EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567490981888