A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235 |
Resumo: | Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial. |
id |
CECIERJ_3dcc2a59a3fbce8cabd977f7b210d5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/235 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOREsta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial.Fundação Cecierj2014-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/23510.18264/eadf.v4i2.235EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014)EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014)EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235/Art%20235_finalCopyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Fabiana Sesmilo de CamargoQuaglia, Isabela2022-05-27T13:14:59ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA MOODLE EM CURSOS PRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
author |
Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo |
author_facet |
Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo Quaglia, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
Quaglia, Isabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Fabiana Sesmilo de Camargo Quaglia, Isabela |
description |
Esta pesquisa propôs como tema de estudo a utilização da plataforma Moodle em cursos presenciais. O intuito desta pesquisa foi verificar a importância da utilização das novas tecnologias como ferramenta de incentivo ao estudo para o aluno matriculado no Ensino Superior presencial. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica e a pesquisa elaborada de forma qualitativa por meio de aquisição de diálogos, relatórios de acesso e gráficos de realização das atividades fornecidos pela plataforma e questionários. As referências levantadas tiveram por finalidade descrever o uso da tecnologia que está presente no cotidiano do aluno e se há dificuldade de utilizar a ferramenta Moodle. Esta pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior situada no noroeste do Paraná-Brasil, na qual foi denominada Alpha. O estudo teve como conclusão que a prática em sala de aula, juntamente com a ferramenta Moodle, oportuniza o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, a tecnologia pode direcionar os alunos para que se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem.Palavras-chave: Moodle. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino presencial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235 10.18264/eadf.v4i2.235 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v4i2.235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/235/Art%20235_final |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 4 No. 2 (2014) EaD em Foco; Vol. 4 Núm. 2 (2014) EaD em Foco; v. 4 n. 2 (2014) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567490981888 |