Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Layla Julia Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Silvana Claudia dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar como acontece o estágio supervisionado em uma licenciatura ofertada a distância. Para tanto, o nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas online com a professora orientadora dos estágios e com estagiários e de relatórios de estágios elaborados por alunos do curso. Concluímos que os princípios da racionalidade técnica, pautados na lógica três (teoria) mais um (prática), é ainda dominante. Acreditamos também que um dos principais problemas que a EaD tem vivenciado é justamente o fato de se estar reproduzindo o modelo presencial, partindo da cultura presencialista?, e elaborando adaptações para o uso de AVA e suas ferramentas, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam na modalidade.Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação inicial de professores, Teoria e prática, Licenciatura em Matemática. The challenges of the supervised internship in a distance bachelor's degree courseAbstractThe objective of this paper was to investigate how the supervised internship takes place in a degree offered at distance. In order to do so, our view sought to understand how the supervised internships of the degree course in Mathematics at distance of a Federal University in Minas Gerais have been proposed by the institution, how they are organized by the professor responsible for the internship subjects and how they are experienced by the students. This research is qualitative and was based on the analysis of data in official documents of the University, of online interviews with the internship teacher and with the trainees, as well as of reports of internships elaborated by students of the course. We conclude that the principles of technical rationality, based on logic three (theory) plus one (practice), is still dominant. We also believe that one of the main problems that the EaD has experienced is precisely the fact of reproducing the face-to-face model, starting from the "face-to-face" culture, and elaborating adaptations for the use of AVA and its tools, that being one of the difficulties faced by teachers who work in the modality. Keywords: Mathematical Education, Distance Education, Initial teacher training, Theory and practice, Degree in Mathematics
id CECIERJ_454d2fc598ba04296dd020b283032968
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/643
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a DistânciaEste trabalho teve por objetivo investigar como acontece o estágio supervisionado em uma licenciatura ofertada a distância. Para tanto, o nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas online com a professora orientadora dos estágios e com estagiários e de relatórios de estágios elaborados por alunos do curso. Concluímos que os princípios da racionalidade técnica, pautados na lógica três (teoria) mais um (prática), é ainda dominante. Acreditamos também que um dos principais problemas que a EaD tem vivenciado é justamente o fato de se estar reproduzindo o modelo presencial, partindo da cultura presencialista?, e elaborando adaptações para o uso de AVA e suas ferramentas, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam na modalidade.Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação inicial de professores, Teoria e prática, Licenciatura em Matemática. The challenges of the supervised internship in a distance bachelor's degree courseAbstractThe objective of this paper was to investigate how the supervised internship takes place in a degree offered at distance. In order to do so, our view sought to understand how the supervised internships of the degree course in Mathematics at distance of a Federal University in Minas Gerais have been proposed by the institution, how they are organized by the professor responsible for the internship subjects and how they are experienced by the students. This research is qualitative and was based on the analysis of data in official documents of the University, of online interviews with the internship teacher and with the trainees, as well as of reports of internships elaborated by students of the course. We conclude that the principles of technical rationality, based on logic three (theory) plus one (practice), is still dominant. We also believe that one of the main problems that the EaD has experienced is precisely the fact of reproducing the face-to-face model, starting from the "face-to-face" culture, and elaborating adaptations for the use of AVA and its tools, that being one of the difficulties faced by teachers who work in the modality. Keywords: Mathematical Education, Distance Education, Initial teacher training, Theory and practice, Degree in MathematicsFundação Cecierj2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/64310.18264/eadf.v8i1.643EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643/286https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643/334Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Layla Julia GomesSantos, Silvana Claudia dos2020-01-17T10:07:05ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
title Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
spellingShingle Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
Mattos, Layla Julia Gomes
title_short Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
title_full Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
title_fullStr Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
title_full_unstemmed Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
title_sort Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância
author Mattos, Layla Julia Gomes
author_facet Mattos, Layla Julia Gomes
Santos, Silvana Claudia dos
author_role author
author2 Santos, Silvana Claudia dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Layla Julia Gomes
Santos, Silvana Claudia dos
description Este trabalho teve por objetivo investigar como acontece o estágio supervisionado em uma licenciatura ofertada a distância. Para tanto, o nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e se constituiu na análise de dados de documentos oficiais da universidade, de entrevistas online com a professora orientadora dos estágios e com estagiários e de relatórios de estágios elaborados por alunos do curso. Concluímos que os princípios da racionalidade técnica, pautados na lógica três (teoria) mais um (prática), é ainda dominante. Acreditamos também que um dos principais problemas que a EaD tem vivenciado é justamente o fato de se estar reproduzindo o modelo presencial, partindo da cultura presencialista?, e elaborando adaptações para o uso de AVA e suas ferramentas, sendo essa uma das dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam na modalidade.Palavras-chave: Educação Matemática, Educação a Distância, Formação inicial de professores, Teoria e prática, Licenciatura em Matemática. The challenges of the supervised internship in a distance bachelor's degree courseAbstractThe objective of this paper was to investigate how the supervised internship takes place in a degree offered at distance. In order to do so, our view sought to understand how the supervised internships of the degree course in Mathematics at distance of a Federal University in Minas Gerais have been proposed by the institution, how they are organized by the professor responsible for the internship subjects and how they are experienced by the students. This research is qualitative and was based on the analysis of data in official documents of the University, of online interviews with the internship teacher and with the trainees, as well as of reports of internships elaborated by students of the course. We conclude that the principles of technical rationality, based on logic three (theory) plus one (practice), is still dominant. We also believe that one of the main problems that the EaD has experienced is precisely the fact of reproducing the face-to-face model, starting from the "face-to-face" culture, and elaborating adaptations for the use of AVA and its tools, that being one of the difficulties faced by teachers who work in the modality. Keywords: Mathematical Education, Distance Education, Initial teacher training, Theory and practice, Degree in Mathematics
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643
10.18264/eadf.v8i1.643
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643/286
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643/334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790315937792