Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Thaís
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Fabiana Aparecida, Tenório, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/385
Resumo: O sistema Moodle de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibiliza ferramentas, como relatórios e quadro de notas, destinadas ao acompanhamento da assiduidade e do progresso de alunos de cursos a distância. Entretanto, em geral, o emprego e as possibilidades dessas ferramentas são pouco discutidos. Foram investigadas, por meio de questionário on-line, as percepções de 88 tutores a distância atuantes em cursos de formação continuada de professores de dois estados brasileiros. Todos tinham ciência das ferramentas de relatórios e notas, mas alguns declararam não usá-las frequentemente. Os relatórios eram empregados, segundo os pesquisados, principalmente, para verificar a frequência de acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem e a realização das atividades propostas. A grande maioria indicou atribuir os graus de desempenho dos alunos com a ferramenta de notas e informou utilizá-la para comentar (feedback) as tarefas submetidas para avaliação e monitorar os desempenhos acadêmicos. Para alguns, a principal dificuldade no manuseio das ferramentas envolvia desconhecimento dos recursos. A atuação tutorial é indispensável para envolver os alunos nas atividades dos cursos. Paralelamente, para bem desempenhar suas funções, esses profissionais carecem de capacitação quanto às ferramentas disponíveis.Palavras-chave: Moodle, Relatórios, Notas, Tutor.  Case Study about the Use of Grade and Report Moodle Tools on the Pedagogical Practice of E learning Tutors of Brazilian Teacher-upgrading CoursesAbstractMoodle management system of virtual learning environment offers tools such as reports and grades, both used to verify attendance and progress of students in e learning courses. However, in general, employment and possibilities of these tools are little discussed. We investigated the perceptions of eighty eight tutors of teacher-upgrading e learning courses of two Brazilian states by on-line questionnaire. Tutors were aware of reports and grades tools, but some declared not using it. According to the subjects, reports were utilized to check the frequency of access of students to virtual learning environment and the realization of the proposed activities. Most of subjects affirmed use grades tool for assign scores achieved by students, give feedback of activities and check academic performance. Some respondents pointed out the little knowledge of tools as the main difficulty in handle it. The actions of tutors are essential to involve students in the activities of the courses. At the same time, to well perform their responsibilities, these professionals need of training about the available tools of virtual learning environment.Keywords: Moodle, Reports, Grades, Tutor.
id CECIERJ_471cd770aed0be4168b8e70458c0b19b
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/385
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de ProfessoresO sistema Moodle de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibiliza ferramentas, como relatórios e quadro de notas, destinadas ao acompanhamento da assiduidade e do progresso de alunos de cursos a distância. Entretanto, em geral, o emprego e as possibilidades dessas ferramentas são pouco discutidos. Foram investigadas, por meio de questionário on-line, as percepções de 88 tutores a distância atuantes em cursos de formação continuada de professores de dois estados brasileiros. Todos tinham ciência das ferramentas de relatórios e notas, mas alguns declararam não usá-las frequentemente. Os relatórios eram empregados, segundo os pesquisados, principalmente, para verificar a frequência de acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem e a realização das atividades propostas. A grande maioria indicou atribuir os graus de desempenho dos alunos com a ferramenta de notas e informou utilizá-la para comentar (feedback) as tarefas submetidas para avaliação e monitorar os desempenhos acadêmicos. Para alguns, a principal dificuldade no manuseio das ferramentas envolvia desconhecimento dos recursos. A atuação tutorial é indispensável para envolver os alunos nas atividades dos cursos. Paralelamente, para bem desempenhar suas funções, esses profissionais carecem de capacitação quanto às ferramentas disponíveis.Palavras-chave: Moodle, Relatórios, Notas, Tutor.  Case Study about the Use of Grade and Report Moodle Tools on the Pedagogical Practice of E learning Tutors of Brazilian Teacher-upgrading CoursesAbstractMoodle management system of virtual learning environment offers tools such as reports and grades, both used to verify attendance and progress of students in e learning courses. However, in general, employment and possibilities of these tools are little discussed. We investigated the perceptions of eighty eight tutors of teacher-upgrading e learning courses of two Brazilian states by on-line questionnaire. Tutors were aware of reports and grades tools, but some declared not using it. According to the subjects, reports were utilized to check the frequency of access of students to virtual learning environment and the realization of the proposed activities. Most of subjects affirmed use grades tool for assign scores achieved by students, give feedback of activities and check academic performance. Some respondents pointed out the little knowledge of tools as the main difficulty in handle it. The actions of tutors are essential to involve students in the activities of the courses. At the same time, to well perform their responsibilities, these professionals need of training about the available tools of virtual learning environment.Keywords: Moodle, Reports, Grades, Tutor.Fundação Cecierj2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/38510.18264/eadf.v6i2.385EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/385/174Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, ThaísRodrigues, Fabiana AparecidaTenório, André2020-01-18T11:01:12ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
title Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
spellingShingle Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
Tenório, Thaís
title_short Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
title_full Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
title_fullStr Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
title_full_unstemmed Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
title_sort Estudo de Caso sobre o Uso das Ferramentas Notas e Relatórios do Moodle na Prática Pedagógica do Tutor a Distância em Cursos Brasileiros de Formação Continuada de Professores
author Tenório, Thaís
author_facet Tenório, Thaís
Rodrigues, Fabiana Aparecida
Tenório, André
author_role author
author2 Rodrigues, Fabiana Aparecida
Tenório, André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Thaís
Rodrigues, Fabiana Aparecida
Tenório, André
description O sistema Moodle de gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem disponibiliza ferramentas, como relatórios e quadro de notas, destinadas ao acompanhamento da assiduidade e do progresso de alunos de cursos a distância. Entretanto, em geral, o emprego e as possibilidades dessas ferramentas são pouco discutidos. Foram investigadas, por meio de questionário on-line, as percepções de 88 tutores a distância atuantes em cursos de formação continuada de professores de dois estados brasileiros. Todos tinham ciência das ferramentas de relatórios e notas, mas alguns declararam não usá-las frequentemente. Os relatórios eram empregados, segundo os pesquisados, principalmente, para verificar a frequência de acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem e a realização das atividades propostas. A grande maioria indicou atribuir os graus de desempenho dos alunos com a ferramenta de notas e informou utilizá-la para comentar (feedback) as tarefas submetidas para avaliação e monitorar os desempenhos acadêmicos. Para alguns, a principal dificuldade no manuseio das ferramentas envolvia desconhecimento dos recursos. A atuação tutorial é indispensável para envolver os alunos nas atividades dos cursos. Paralelamente, para bem desempenhar suas funções, esses profissionais carecem de capacitação quanto às ferramentas disponíveis.Palavras-chave: Moodle, Relatórios, Notas, Tutor.  Case Study about the Use of Grade and Report Moodle Tools on the Pedagogical Practice of E learning Tutors of Brazilian Teacher-upgrading CoursesAbstractMoodle management system of virtual learning environment offers tools such as reports and grades, both used to verify attendance and progress of students in e learning courses. However, in general, employment and possibilities of these tools are little discussed. We investigated the perceptions of eighty eight tutors of teacher-upgrading e learning courses of two Brazilian states by on-line questionnaire. Tutors were aware of reports and grades tools, but some declared not using it. According to the subjects, reports were utilized to check the frequency of access of students to virtual learning environment and the realization of the proposed activities. Most of subjects affirmed use grades tool for assign scores achieved by students, give feedback of activities and check academic performance. Some respondents pointed out the little knowledge of tools as the main difficulty in handle it. The actions of tutors are essential to involve students in the activities of the courses. At the same time, to well perform their responsibilities, these professionals need of training about the available tools of virtual learning environment.Keywords: Moodle, Reports, Grades, Tutor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/385
10.18264/eadf.v6i2.385
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/385
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i2.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/385/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567921946624