Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
DOI: | 10.18264/eadf.v6i3.451 |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451 |
Resumo: | Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education. |
id |
CECIERJ_4f6e5dbe76f8a904f2a7fc0540619472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/451 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
spelling |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaDComunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.Fundação Cecierj2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/45110.18264/eadf.v6i3.451EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451/218Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andreza Regina Lopes daMachado, Andreia de BemSilva, Marcelo Ladislau da2020-01-18T10:52:02ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
title |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
spellingShingle |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD Silva, Andreza Regina Lopes da Silva, Andreza Regina Lopes da |
title_short |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
title_full |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
title_fullStr |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
title_full_unstemmed |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
title_sort |
Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD |
author |
Silva, Andreza Regina Lopes da |
author_facet |
Silva, Andreza Regina Lopes da Silva, Andreza Regina Lopes da Machado, Andreia de Bem Silva, Marcelo Ladislau da Machado, Andreia de Bem Silva, Marcelo Ladislau da |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Andreia de Bem Silva, Marcelo Ladislau da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreza Regina Lopes da Machado, Andreia de Bem Silva, Marcelo Ladislau da |
description |
Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância. Intervention Project: a Proposal for Training in Distance EducationAbstractCommunication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451 10.18264/eadf.v6i3.451 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v6i3.451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/451/218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016) EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016) EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822088522276798464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18264/eadf.v6i3.451 |