A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Campos, Mara Lúcia Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maguela, Verônica Zegur, Horta, Claudia, Salvador, Daniel Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303
Resumo: Um dos desafios da educação a distância é levar os alunos à proximidade encontrada nos cursos presenciais. Para isso, a webconferência  é usada nos cursos de graduação do CEDERJ como uma ferramenta colaborativa que permite a maior integração entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a implementação dessa ferramenta em tais cursos e sua forma de aplicação através de coleta de dados de salas de webconferência e da aplicação de um questionário aos tutores e coordenadores de disciplina que utilizam a ferramenta. Os resultados mostram que o aumento do uso de webconferência ocorre com o aumento das capacitações. Conclui-se que é necessário capacitar todos os agentes envolvidos no processo de usabilidade da ferramenta bem como ampliar as estratégias de condução e metodologias de planejamento para as sessões de webconferência.Palavras-chave: Webconferência, Graduação CEDERJ, Educação a distância, Videotutoria. Web Conferencing to Support Mentoring Tool in Unndergraduate CEDERJ Courses - an Evaluation of the Training Program and Broadcast UseAbstract One of the challenges of distance education is to provide students with the closeness they find in classroom courses. To do so, web conferencing is used in undergraduate courses of CEDERJ as a collaborative tool that allows for greater integration between the actors of the teaching learning process. The aim of this study is to evaluate the implementation of this tool in such courses and its application form, through data collection of web conferencing rooms and a questionnaire applied to tutors and course coordinators who make use of the tool. The results show that the amount of of web conferencing increaes as the amount of training increases; and that the available rooms are still being underused. We conclude that it is necessary to empower all agents involved in the process to use the tool, and to expand strategies of conducting and planning methodologies for web conferencing.Keywords: Web conferencing, Graduation CEDERJ, Distance education, Video mentoring.
id CECIERJ_57a66c3df783b4c53a05728904572070
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/303
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de UsoUm dos desafios da educação a distância é levar os alunos à proximidade encontrada nos cursos presenciais. Para isso, a webconferência  é usada nos cursos de graduação do CEDERJ como uma ferramenta colaborativa que permite a maior integração entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a implementação dessa ferramenta em tais cursos e sua forma de aplicação através de coleta de dados de salas de webconferência e da aplicação de um questionário aos tutores e coordenadores de disciplina que utilizam a ferramenta. Os resultados mostram que o aumento do uso de webconferência ocorre com o aumento das capacitações. Conclui-se que é necessário capacitar todos os agentes envolvidos no processo de usabilidade da ferramenta bem como ampliar as estratégias de condução e metodologias de planejamento para as sessões de webconferência.Palavras-chave: Webconferência, Graduação CEDERJ, Educação a distância, Videotutoria. Web Conferencing to Support Mentoring Tool in Unndergraduate CEDERJ Courses - an Evaluation of the Training Program and Broadcast UseAbstract One of the challenges of distance education is to provide students with the closeness they find in classroom courses. To do so, web conferencing is used in undergraduate courses of CEDERJ as a collaborative tool that allows for greater integration between the actors of the teaching learning process. The aim of this study is to evaluate the implementation of this tool in such courses and its application form, through data collection of web conferencing rooms and a questionnaire applied to tutors and course coordinators who make use of the tool. The results show that the amount of of web conferencing increaes as the amount of training increases; and that the available rooms are still being underused. We conclude that it is necessary to empower all agents involved in the process to use the tool, and to expand strategies of conducting and planning methodologies for web conferencing.Keywords: Web conferencing, Graduation CEDERJ, Distance education, Video mentoring.Fundação Cecierj2015-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/30310.18264/eadf.v5i1.303EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303/103Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Campos, Mara Lúcia GomesMaguela, Verônica ZegurHorta, ClaudiaSalvador, Daniel Fábio2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
title A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
spellingShingle A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
de Campos, Mara Lúcia Gomes
title_short A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
title_full A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
title_fullStr A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
title_full_unstemmed A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
title_sort A Webconferência como Ferramenta de Apoio à Tutoria nos Cursos da Graduação CEDERJ: Uma Avaliação sobre o Programa de Capacitação e Difusão de Uso
author de Campos, Mara Lúcia Gomes
author_facet de Campos, Mara Lúcia Gomes
Maguela, Verônica Zegur
Horta, Claudia
Salvador, Daniel Fábio
author_role author
author2 Maguela, Verônica Zegur
Horta, Claudia
Salvador, Daniel Fábio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Campos, Mara Lúcia Gomes
Maguela, Verônica Zegur
Horta, Claudia
Salvador, Daniel Fábio
description Um dos desafios da educação a distância é levar os alunos à proximidade encontrada nos cursos presenciais. Para isso, a webconferência  é usada nos cursos de graduação do CEDERJ como uma ferramenta colaborativa que permite a maior integração entre os atores do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é avaliar a implementação dessa ferramenta em tais cursos e sua forma de aplicação através de coleta de dados de salas de webconferência e da aplicação de um questionário aos tutores e coordenadores de disciplina que utilizam a ferramenta. Os resultados mostram que o aumento do uso de webconferência ocorre com o aumento das capacitações. Conclui-se que é necessário capacitar todos os agentes envolvidos no processo de usabilidade da ferramenta bem como ampliar as estratégias de condução e metodologias de planejamento para as sessões de webconferência.Palavras-chave: Webconferência, Graduação CEDERJ, Educação a distância, Videotutoria. Web Conferencing to Support Mentoring Tool in Unndergraduate CEDERJ Courses - an Evaluation of the Training Program and Broadcast UseAbstract One of the challenges of distance education is to provide students with the closeness they find in classroom courses. To do so, web conferencing is used in undergraduate courses of CEDERJ as a collaborative tool that allows for greater integration between the actors of the teaching learning process. The aim of this study is to evaluate the implementation of this tool in such courses and its application form, through data collection of web conferencing rooms and a questionnaire applied to tutors and course coordinators who make use of the tool. The results show that the amount of of web conferencing increaes as the amount of training increases; and that the available rooms are still being underused. We conclude that it is necessary to empower all agents involved in the process to use the tool, and to expand strategies of conducting and planning methodologies for web conferencing.Keywords: Web conferencing, Graduation CEDERJ, Distance education, Video mentoring.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303
10.18264/eadf.v5i1.303
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/303/103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789085958144