Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, João Eudes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080
Resumo: O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.
id CECIERJ_596ba0e737a7740e8c3f0457b9c93f3e
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2080
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino RemotoEnsino à distânciaTICsArquiteturaEmergency remote teachingICTs ArchitectureO ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.Fundação Cecierj2023-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/208010.18264/eadf.v13i1.2080EaD em Foco; Vol. 13 No. 1 (2023); e2080EaD em Foco; Vol. 13 Núm. 1 (2023); e2080EaD em Foco; v. 13 n. 1 (2023); e20802177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080/869Copyright (c) 2023 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ligiana Pricila Guimarães Silva, João Eudes da2024-01-19T16:54:33Zoai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2080Revistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONGhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/oai||eademfoco@cecierj.edu.br2177-83102177-8310opendoar:2024-01-19T16:54:33EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
title Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
spellingShingle Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães
Ensino à distância
TICs
Arquitetura
Emergency remote teaching
ICTs
Architecture
title_short Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
title_full Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
title_fullStr Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
title_full_unstemmed Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
title_sort Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
author Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães
author_facet Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães
Silva, João Eudes da
author_role author
author2 Silva, João Eudes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães
Silva, João Eudes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
TICs
Arquitetura
Emergency remote teaching
ICTs
Architecture
topic Ensino à distância
TICs
Arquitetura
Emergency remote teaching
ICTs
Architecture
description O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080
10.18264/eadf.v13i1.2080
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v13i1.2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080/869
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 13 No. 1 (2023); e2080
EaD em Foco; Vol. 13 Núm. 1 (2023); e2080
EaD em Foco; v. 13 n. 1 (2023); e2080
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||eademfoco@cecierj.edu.br
_version_ 1798316347064582144