Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080 |
Resumo: | O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico. |
id |
CECIERJ_596ba0e737a7740e8c3f0457b9c93f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2080 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino RemotoEnsino à distânciaTICsArquiteturaEmergency remote teachingICTs ArchitectureO ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico.Fundação Cecierj2023-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/208010.18264/eadf.v13i1.2080EaD em Foco; Vol. 13 No. 1 (2023); e2080EaD em Foco; Vol. 13 Núm. 1 (2023); e2080EaD em Foco; v. 13 n. 1 (2023); e20802177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080/869Copyright (c) 2023 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Ligiana Pricila Guimarães Silva, João Eudes da2024-01-19T16:54:33Zoai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2080Revistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONGhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/oai||eademfoco@cecierj.edu.br2177-83102177-8310opendoar:2024-01-19T16:54:33EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
title |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
spellingShingle |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães Ensino à distância TICs Arquitetura Emergency remote teaching ICTs Architecture |
title_short |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
title_full |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
title_fullStr |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
title_full_unstemmed |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
title_sort |
Ferramentas Digitais de Apoio ao Ensino de Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico no Ensino Remoto |
author |
Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães |
author_facet |
Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães Silva, João Eudes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Eudes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ligiana Pricila Guimarães Silva, João Eudes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância TICs Arquitetura Emergency remote teaching ICTs Architecture |
topic |
Ensino à distância TICs Arquitetura Emergency remote teaching ICTs Architecture |
description |
O ensino remoto emergencial adotado durante o período da pandemia Covid-19 trouxe vários desafios para os professores, que tiveram que adaptar suas metodologias de ensino para garantir qualidade na aprendizagem e evitar desistências de alunos. As disciplinas práticas, como as de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico de cursos ligados à construção civil, trouxeram ainda mais desafios: garantir a interação entre alunos e entre alunos e professor, fundamental à aprendizagem, e transpor a necessidade de um espaço físico e de equipamentos necessários à realização das atividades. Neste trabalho foi realizado um levantamento de ferramentas digitais que pudessem ser empregadas no ensino de ambas as disciplinas. Foram utilizados os conteúdos programáticos das disciplinas Desenho Técnico e Arquitetônico e Fundamentos do Projeto Arquitetônico do curso técnico em Edificações da INSTITUIÇÃO e a experiência da autora com o ensino de ambas para a construção de um quadro síntese com a descrição das ferramentas e uma análise do seu potencial e limitações de uso. As ferramentas apresentadas são o Jamboard, o Nearpod, o Socrative, o Kahoot, o Padlet e o Mentimeter, e as versões avaliadas consistem nas opções de acesso gratuito disponibilizadas pelos desenvolvedores. As ferramentas, no geral, são recursos interessantes para interação, exposição de trabalhos, avaliação da aprendizagem e facilitam a orientação do professor no desenvolvimento de tarefas síncronas pelos alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para outros professores que necessitem ou tenham interesse de empregar recursos digitais como metodologia de ensino em disciplinas de Desenho Técnico e Projeto Arquitetônico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080 10.18264/eadf.v13i1.2080 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v13i1.2080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2080/869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 13 No. 1 (2023); e2080 EaD em Foco; Vol. 13 Núm. 1 (2023); e2080 EaD em Foco; v. 13 n. 1 (2023); e2080 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eademfoco@cecierj.edu.br |
_version_ |
1798316347064582144 |