Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Thaís
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento, Tenório, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/386
Resumo: A discussão sobre a Educação a Distância vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil, notadamente nos últimos anos. Diante do considerável aumento do número de alunos matriculados em cursos a distância, faz-se mister compreender como se dá a inserção desses alunos no mercado de trabalho após sua formação. Destarte, esta pesquisa teve como objetivo investigar a inserção de egressos da Licenciatura em Matemática no mercado de trabalho por meio de um estudo descritivo e de campo, realizado junto a alunos graduados pela Universidade Federal da Paraíba na modalidade a distância, bem como com gestores de escolas particulares do Estado. A pesquisa revelou que a maior parte dos egressos do curso já atuava no mercado de trabalho antes mesmo de sua formação. Os gestores escolares ressaltaram a importância da Educação a Distância, sobretudo nas regiões onde não há universidades instaladas, e a maior parte deles não considera o egresso de cursos a distância menos capacitado para atuar nas escolas.Palavras-chave: Educação a Distância, Mercado de trabalho, Licenciatura, Matemática.  Insertion of Graduates of Distance Learning Courses in the Labor Market: a Study Focused the Degree in MathematicsAbstractThe discussion on distance education has been increasingly in Brazil, particularly in recent years. Owing to the considerable increase in the number of students enrolled in distance courses, it is mister to understand how is the insertion of these students in the labor market, after their graduation. Thus, this research had as objective to investigate the insertion of graduates in Mathematics in the labor market, through a descriptive and field study, carried out among the students graduated from the Federal University of Paraiba in the distance modality, as well as with managers of private schools of the State. The research revealed that most of the students of course was already working in the labor market, even before their graduation. The school managers highlighted the importance of distance education, especially in regions where there are no universities installed and most of them do not consider the egress of distance courses less qualified to act in schools.Keywords: Distance education, Labor market, Graduation, Mathematics.
id CECIERJ_5ea1ce2aedc4e933c47156ad8fcac3a8
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/386
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de AprendizagemA discussão sobre a Educação a Distância vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil, notadamente nos últimos anos. Diante do considerável aumento do número de alunos matriculados em cursos a distância, faz-se mister compreender como se dá a inserção desses alunos no mercado de trabalho após sua formação. Destarte, esta pesquisa teve como objetivo investigar a inserção de egressos da Licenciatura em Matemática no mercado de trabalho por meio de um estudo descritivo e de campo, realizado junto a alunos graduados pela Universidade Federal da Paraíba na modalidade a distância, bem como com gestores de escolas particulares do Estado. A pesquisa revelou que a maior parte dos egressos do curso já atuava no mercado de trabalho antes mesmo de sua formação. Os gestores escolares ressaltaram a importância da Educação a Distância, sobretudo nas regiões onde não há universidades instaladas, e a maior parte deles não considera o egresso de cursos a distância menos capacitado para atuar nas escolas.Palavras-chave: Educação a Distância, Mercado de trabalho, Licenciatura, Matemática.  Insertion of Graduates of Distance Learning Courses in the Labor Market: a Study Focused the Degree in MathematicsAbstractThe discussion on distance education has been increasingly in Brazil, particularly in recent years. Owing to the considerable increase in the number of students enrolled in distance courses, it is mister to understand how is the insertion of these students in the labor market, after their graduation. Thus, this research had as objective to investigate the insertion of graduates in Mathematics in the labor market, through a descriptive and field study, carried out among the students graduated from the Federal University of Paraiba in the distance modality, as well as with managers of private schools of the State. The research revealed that most of the students of course was already working in the labor market, even before their graduation. The school managers highlighted the importance of distance education, especially in regions where there are no universities installed and most of them do not consider the egress of distance courses less qualified to act in schools.Keywords: Distance education, Labor market, Graduation, Mathematics.Fundação Cecierj2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/38610.18264/eadf.v6i2.386EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/386/179Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, ThaísBittencourt, Cleonice Pereira do NascimentoTenório, André2020-01-18T10:59:33ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Tenório, Thaís
title_short Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort Percepções de Pesquisadores Brasileiros sobre Elementos e Estratégias da Gamificação a Serem Adotados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author Tenório, Thaís
author_facet Tenório, Thaís
Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento
Tenório, André
author_role author
author2 Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento
Tenório, André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Thaís
Bittencourt, Cleonice Pereira do Nascimento
Tenório, André
description A discussão sobre a Educação a Distância vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil, notadamente nos últimos anos. Diante do considerável aumento do número de alunos matriculados em cursos a distância, faz-se mister compreender como se dá a inserção desses alunos no mercado de trabalho após sua formação. Destarte, esta pesquisa teve como objetivo investigar a inserção de egressos da Licenciatura em Matemática no mercado de trabalho por meio de um estudo descritivo e de campo, realizado junto a alunos graduados pela Universidade Federal da Paraíba na modalidade a distância, bem como com gestores de escolas particulares do Estado. A pesquisa revelou que a maior parte dos egressos do curso já atuava no mercado de trabalho antes mesmo de sua formação. Os gestores escolares ressaltaram a importância da Educação a Distância, sobretudo nas regiões onde não há universidades instaladas, e a maior parte deles não considera o egresso de cursos a distância menos capacitado para atuar nas escolas.Palavras-chave: Educação a Distância, Mercado de trabalho, Licenciatura, Matemática.  Insertion of Graduates of Distance Learning Courses in the Labor Market: a Study Focused the Degree in MathematicsAbstractThe discussion on distance education has been increasingly in Brazil, particularly in recent years. Owing to the considerable increase in the number of students enrolled in distance courses, it is mister to understand how is the insertion of these students in the labor market, after their graduation. Thus, this research had as objective to investigate the insertion of graduates in Mathematics in the labor market, through a descriptive and field study, carried out among the students graduated from the Federal University of Paraiba in the distance modality, as well as with managers of private schools of the State. The research revealed that most of the students of course was already working in the labor market, even before their graduation. The school managers highlighted the importance of distance education, especially in regions where there are no universities installed and most of them do not consider the egress of distance courses less qualified to act in schools.Keywords: Distance education, Labor market, Graduation, Mathematics.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/386
10.18264/eadf.v6i2.386
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/386
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i2.386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/386/179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789156212736