Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcelo Werneck
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686
Resumo: Este estudo teve como objetivo traçar um panorama da pesquisa sobre a disciplina Estágio Supervisionado em cursos superiores a distância no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura, foram identificadas as principais características dos estudos realizados até os dias atuais. Foi observada a concentração de trabalhos do tipo relato de experiência; tais relatos se concentram em cursos 100% a distância, ministrados em universidades públicas, em cursos de licenciatura e formação de professores, sobretudo na área de Pedagogia. Como contribuições deste trabalho, destaca-se, além da observação desse panorama de publicações, a identificação de lacunas de pesquisa na área, como a falta de relatos da orientação de estágio em cursos da área de Gestão, em universidades particulares e ainda abrangendo a modalidade semipresencial, uma tendência para as universidades no Brasil.Palavras-chave: Educação a distância; Estágio supervisionado; Estágio curricular; Formação de professores. Research Overview of Supervised Internship Discipline in Distance Higher Education in Brazil AbstractThe objective of this study was to present an overview of the research on the Supervised Internship discipline for Distance Higher Education in Brazil. By means of a literature review, the main characteristics of the existing research were identified. The study observed a concentration of published work based on experience reports and that such reports are from 100% at distance programs, taught in public universities, at the undergraduate level, especially in the area of Pedagogy. As a contribution of this work, it can be highlighted that, besides the research overview, the study also identified research gaps, such as the lack of reports about internship orientation in the area of Business Management, in private universities, and in blended courses, which is a strong trend in distance learning in Brazil.Keywords: Distance higher Education; Supervised Internship; Teaching Preparation program.  
id CECIERJ_608c9b7fd4a482fbca332662ddb72142
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/686
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no BrasilEste estudo teve como objetivo traçar um panorama da pesquisa sobre a disciplina Estágio Supervisionado em cursos superiores a distância no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura, foram identificadas as principais características dos estudos realizados até os dias atuais. Foi observada a concentração de trabalhos do tipo relato de experiência; tais relatos se concentram em cursos 100% a distância, ministrados em universidades públicas, em cursos de licenciatura e formação de professores, sobretudo na área de Pedagogia. Como contribuições deste trabalho, destaca-se, além da observação desse panorama de publicações, a identificação de lacunas de pesquisa na área, como a falta de relatos da orientação de estágio em cursos da área de Gestão, em universidades particulares e ainda abrangendo a modalidade semipresencial, uma tendência para as universidades no Brasil.Palavras-chave: Educação a distância; Estágio supervisionado; Estágio curricular; Formação de professores. Research Overview of Supervised Internship Discipline in Distance Higher Education in Brazil AbstractThe objective of this study was to present an overview of the research on the Supervised Internship discipline for Distance Higher Education in Brazil. By means of a literature review, the main characteristics of the existing research were identified. The study observed a concentration of published work based on experience reports and that such reports are from 100% at distance programs, taught in public universities, at the undergraduate level, especially in the area of Pedagogy. As a contribution of this work, it can be highlighted that, besides the research overview, the study also identified research gaps, such as the lack of reports about internship orientation in the area of Business Management, in private universities, and in blended courses, which is a strong trend in distance learning in Brazil.Keywords: Distance higher Education; Supervised Internship; Teaching Preparation program.  Fundação Cecierj2018-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/68610.18264/eadf.v8i1.686EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686/332https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686/337Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marcelo Werneck2020-01-17T09:56:25ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
title Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
spellingShingle Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
Barbosa, Marcelo Werneck
title_short Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
title_full Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
title_fullStr Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
title_full_unstemmed Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
title_sort Um Panorama da Pesquisa em Disciplinas de Estágio Supervisionado em Cursos Superiores a Distância no Brasil
author Barbosa, Marcelo Werneck
author_facet Barbosa, Marcelo Werneck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcelo Werneck
description Este estudo teve como objetivo traçar um panorama da pesquisa sobre a disciplina Estágio Supervisionado em cursos superiores a distância no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura, foram identificadas as principais características dos estudos realizados até os dias atuais. Foi observada a concentração de trabalhos do tipo relato de experiência; tais relatos se concentram em cursos 100% a distância, ministrados em universidades públicas, em cursos de licenciatura e formação de professores, sobretudo na área de Pedagogia. Como contribuições deste trabalho, destaca-se, além da observação desse panorama de publicações, a identificação de lacunas de pesquisa na área, como a falta de relatos da orientação de estágio em cursos da área de Gestão, em universidades particulares e ainda abrangendo a modalidade semipresencial, uma tendência para as universidades no Brasil.Palavras-chave: Educação a distância; Estágio supervisionado; Estágio curricular; Formação de professores. Research Overview of Supervised Internship Discipline in Distance Higher Education in Brazil AbstractThe objective of this study was to present an overview of the research on the Supervised Internship discipline for Distance Higher Education in Brazil. By means of a literature review, the main characteristics of the existing research were identified. The study observed a concentration of published work based on experience reports and that such reports are from 100% at distance programs, taught in public universities, at the undergraduate level, especially in the area of Pedagogy. As a contribution of this work, it can be highlighted that, besides the research overview, the study also identified research gaps, such as the lack of reports about internship orientation in the area of Business Management, in private universities, and in blended courses, which is a strong trend in distance learning in Brazil.Keywords: Distance higher Education; Supervised Internship; Teaching Preparation program.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686
10.18264/eadf.v8i1.686
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686/332
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/686/337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568091815936