Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis, Valeria Pontes da Costa, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/384
Resumo: A autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.Palavras-chave: Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade. Perceptions of Tutors and Students on Development of Autonomy and Collaboration in e LearningAbstractAutonomy and collaboration capacity are necessary characteristics for e learning students. Perceptions on aspects associated to the development of these traits in learning were collected through an on-line questionnaire. Seven tutors and sixty-four students of a sergeant training of a virtual school of professional qualification of the military police of a Brazilian state participated of the research. According to the subjects, encourage active participation and dialogue, assist in learning disabilities and respect the study profile were highlighted as important tutors actions able to help the student to develop autonomy and collaboration capacity. Although great part of students mentioned the potential of collaborative activities, almost all of them considered essential studying alone with the course material available in the virtual environment. Both groups consider tutors affective actions important for development of autonomy and collaboration capacity between students. In general, militarism characteristics were perceived as indifferent for learning and tutors affectivity had not effect in the professional performance.Keywords: Tutor, Autonomy, Collaboration, Affectivity.
id CECIERJ_7784b32c97a2b33d81830d63a7e710ea
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/384
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a DistânciaA autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.Palavras-chave: Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade. Perceptions of Tutors and Students on Development of Autonomy and Collaboration in e LearningAbstractAutonomy and collaboration capacity are necessary characteristics for e learning students. Perceptions on aspects associated to the development of these traits in learning were collected through an on-line questionnaire. Seven tutors and sixty-four students of a sergeant training of a virtual school of professional qualification of the military police of a Brazilian state participated of the research. According to the subjects, encourage active participation and dialogue, assist in learning disabilities and respect the study profile were highlighted as important tutors actions able to help the student to develop autonomy and collaboration capacity. Although great part of students mentioned the potential of collaborative activities, almost all of them considered essential studying alone with the course material available in the virtual environment. Both groups consider tutors affective actions important for development of autonomy and collaboration capacity between students. In general, militarism characteristics were perceived as indifferent for learning and tutors affectivity had not effect in the professional performance.Keywords: Tutor, Autonomy, Collaboration, Affectivity.Fundação Cecierj2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/38410.18264/eadf.v6i3.384EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/384/217Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréReis, Valeria Pontes da CostaTenório, Thaís2020-01-18T10:55:45ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
title Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
spellingShingle Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
Tenório, André
title_short Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
title_full Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
title_fullStr Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
title_full_unstemmed Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
title_sort Percepções de Tutores e Cursistas da Polícia Militar sobre o Desenvolvimento da Autonomia e da Colaboração na Aprendizagem a Distância
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Reis, Valeria Pontes da Costa
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Reis, Valeria Pontes da Costa
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Reis, Valeria Pontes da Costa
Tenório, Thaís
description A autonomia e a colaboração são características necessárias ao aluno da Educação a Distância contemporânea. Foram sondadas, por questionário on line, percepções sobre o desenvolvimento desses atributos na aprendizagem. Participaram da pesquisa sete tutores e sessenta e quatro alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Escola Virtual de Qualificação Profissional da Polícia Militar de um estado brasileiro. Segundo os sujeitos da pesquisa, incentivar à participação ativa e o debate, ajudar prontamente em dificuldades de aprendizagem e respeitar o ritmo e o perfil de estudo foram ressaltadas como importantes ações do tutor capazes de ajudar o aluno a desenvolver a autonomia e a capacidade de colaboração. Embora a maioria dos alunos percebesse o potencial das atividades colaborativas, a quase totalidade apontou como essencial estudar sozinho o material didático disponibilizado no ambiente virtual. Os pesquisados reputaram fundamentais as ações afetivas do tutor para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da colaboração entre cursistas. No âmbito da amostra pesquisada houve indícios de que as características do militarismo seriam percebidas como indiferentes à aprendizagem e que a afetividade do tutor não influenciaria o desempenho profissional.Palavras-chave: Tutor, Autonomia, Colaboração, Afetividade. Perceptions of Tutors and Students on Development of Autonomy and Collaboration in e LearningAbstractAutonomy and collaboration capacity are necessary characteristics for e learning students. Perceptions on aspects associated to the development of these traits in learning were collected through an on-line questionnaire. Seven tutors and sixty-four students of a sergeant training of a virtual school of professional qualification of the military police of a Brazilian state participated of the research. According to the subjects, encourage active participation and dialogue, assist in learning disabilities and respect the study profile were highlighted as important tutors actions able to help the student to develop autonomy and collaboration capacity. Although great part of students mentioned the potential of collaborative activities, almost all of them considered essential studying alone with the course material available in the virtual environment. Both groups consider tutors affective actions important for development of autonomy and collaboration capacity between students. In general, militarism characteristics were perceived as indifferent for learning and tutors affectivity had not effect in the professional performance.Keywords: Tutor, Autonomy, Collaboration, Affectivity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/384
10.18264/eadf.v6i3.384
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/384
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i3.384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/384/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 3 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 3 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 3 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253789152018432