CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver. |
id |
UFPR-15_643338908144138d75c99d95e2178976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/25446 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTAQUALIFICATION IN DISTANCE LEARNING: A STUDENT´S REFLECTIONSCAPACITACIÓN EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: REFLEXIONES DE UN ESTUDIANTEDistance learning; Teaching; Educational technology.Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional.Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional.Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver.This is a reflection about the importance of the on-line teaching-learning process in the training of distance-learning tutors, from the perspective of a student. The study highlights the experience related by a student taking part in this modality of teaching – his view of the profile of course users and his relation with the virtual context, as well as with respect to the role of the course tutor in the whole process. The course took place on an on-line platform between June 2006 and March 2008, with the content distributed among six didactic units. It was concluded that distance learning is essential for the training of tutors, as it provides them with knowledge, abilities and competencies to deal with questions inherent to the role they intend to carry out.Esta es una reflexión acerca de la importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje on-line para la formación de tutores en Educación a distancia, de acuerdo a la percepción del estudiante. El estudio destaca el relato de la experiencia de un alumno de esta modalidad de enseñanza; su visión sobre el perfil de los usuarios y su relación con el contexto virtual, así como acerca del papel del tutor en todo el proceso. El curso ocurrió en plataforma on-line, en el período de junio de 2006 a marzo de 2008, con el contenido organizado en seis Unidades Didácticas. Se concluyó que capacitaciones a distancia son esenciales para la formación de tutores por proporcionarles conocimiento, habilidades y competencias para lidiar con las cuestiones inherentes a la función que pretenden desarrollar.Universidade Federal do ParanáSouza, Rosa Helena SilvaLarocca, Liliana MüllerMedeiros, Adeli Regina Prizybicien de2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2544610.5380/ce.v16i4.25446Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446/17070info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/25446Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:43:19Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA QUALIFICATION IN DISTANCE LEARNING: A STUDENT´S REFLECTIONS CAPACITACIÓN EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: REFLEXIONES DE UN ESTUDIANTE |
title |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
spellingShingle |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA Souza, Rosa Helena Silva Distance learning; Teaching; Educational technology. Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional. Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional. |
title_short |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
title_full |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
title_fullStr |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
title_full_unstemmed |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
title_sort |
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA |
author |
Souza, Rosa Helena Silva |
author_facet |
Souza, Rosa Helena Silva Larocca, Liliana Müller Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de |
author_role |
author |
author2 |
Larocca, Liliana Müller Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosa Helena Silva Larocca, Liliana Müller Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance learning; Teaching; Educational technology. Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional. Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional. |
topic |
Distance learning; Teaching; Educational technology. Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional. Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional. |
description |
Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446 10.5380/ce.v16i4.25446 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v16i4.25446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446/17070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011) Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v16i4 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068293663621120 |