CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Helena Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Larocca, Liliana Müller, Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446
Resumo: Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver.
id UFPR-15_643338908144138d75c99d95e2178976
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/25446
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTAQUALIFICATION IN DISTANCE LEARNING: A STUDENT´S REFLECTIONSCAPACITACIÓN EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: REFLEXIONES DE UN ESTUDIANTEDistance learning; Teaching; Educational technology.Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional.Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional.Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver.This is a reflection about the importance of the on-line teaching-learning process in the training of distance-learning tutors, from the perspective of a student. The study highlights the experience related by a student taking part in this modality of teaching – his view of the profile of course users and his relation with the virtual context, as well as with respect to the role of the course tutor in the whole process. The course took place on an on-line platform between June 2006 and March 2008, with the content distributed among six didactic units. It was concluded that distance learning is essential for the training of tutors, as it provides them with knowledge, abilities and competencies to deal with questions inherent to the role they intend to carry out.Esta es una reflexión acerca de la importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje on-line para la formación de tutores en Educación a distancia, de acuerdo a la percepción del estudiante. El estudio destaca el relato de la experiencia de un alumno de esta modalidad de enseñanza; su visión sobre el perfil de los usuarios y su relación con el contexto virtual, así como acerca del papel del tutor en todo el proceso. El curso ocurrió en plataforma on-line, en el período de junio de 2006 a marzo de 2008, con el contenido organizado en seis Unidades Didácticas. Se concluyó que capacitaciones a distancia son esenciales para la formación de tutores por proporcionarles conocimiento, habilidades y competencias para lidiar con las cuestiones inherentes a la función que pretenden desarrollar.Universidade Federal do ParanáSouza, Rosa Helena SilvaLarocca, Liliana MüllerMedeiros, Adeli Regina Prizybicien de2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/2544610.5380/ce.v16i4.25446Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)2176-91331414-853610.5380/ce.v16i4reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446/17070info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/25446Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:43:19Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
QUALIFICATION IN DISTANCE LEARNING: A STUDENT´S REFLECTIONS
CAPACITACIÓN EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: REFLEXIONES DE UN ESTUDIANTE
title CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
spellingShingle CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
Souza, Rosa Helena Silva
Distance learning; Teaching; Educational technology.
Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional.
Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional.
title_short CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
title_full CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
title_fullStr CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
title_full_unstemmed CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
title_sort CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES DE UM CURSISTA
author Souza, Rosa Helena Silva
author_facet Souza, Rosa Helena Silva
Larocca, Liliana Müller
Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de
author_role author
author2 Larocca, Liliana Müller
Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Helena Silva
Larocca, Liliana Müller
Medeiros, Adeli Regina Prizybicien de
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Distance learning; Teaching; Educational technology.
Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional.
Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional.
topic Distance learning; Teaching; Educational technology.
Educação a distância; Ensino; Tecnologia educacional.
Educación a distancia; Enseñanza; Tecnología educacional.
description Trata-se de uma reflexão acerca da importância do processo de ensino aprendizagem on-line para a formação de tutores em Educação a distância, segundo a percepção do cursista. O estudo destaca o relato da experiência de um aluno inserido nesta modalidade de ensino; sua visão sobre o perfil dos usuários e sua relação como o contexto virtual, bem como a respeito do papel do tutor em todo o processo. O curso ocorreu em plataforma on-line, no período de junho de 2006 a março de 2008, com o conteúdo distribuído em seis Unidades Didáticas. Concluiu-se que capacitações a distância são essenciais para a formação de tutores por proporcionar-lhes conhecimento, habilidades e competências para lidar com as questões inerentes à função que pretendem desenvolver.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446
10.5380/ce.v16i4.25446
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446
identifier_str_mv 10.5380/ce.v16i4.25446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/25446/17070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)
Cogitare Enfermagem; v. 16, n. 4 (2011)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v16i4
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068293663621120