“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123 |
Resumo: | O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos. |
id |
CECIERJ_7c5ac6c3462f82b0ffcf52a86f9a05f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2123 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course"Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOCEaDFormação de professoresMOOCCultura MakerDistance education Teacher trainingMaker movementHybrid MOOCO crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos. Fundação Cecierj2024-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/212310.18264/eadf.v14i1.2123EaD em Foco; Vol. 14 No. 1 (2024)EaD em Foco; Vol. 14 Núm. 1 (2024)EaD em Foco; v. 14 n. 1 (2024)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123/910Copyright (c) 2024 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, FabianaFélix, Livia Chagas2024-04-09T00:41:27Zoai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2123Revistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONGhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/oai||eademfoco@cecierj.edu.br2177-83102177-8310opendoar:2024-04-09T00:41:27EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course "Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOC |
title |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
spellingShingle |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course Andrade, Fabiana EaD Formação de professores MOOC Cultura Maker Distance education Teacher training Maker movement Hybrid MOOC |
title_short |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
title_full |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
title_fullStr |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
title_full_unstemmed |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
title_sort |
“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course |
author |
Andrade, Fabiana |
author_facet |
Andrade, Fabiana Félix, Livia Chagas |
author_role |
author |
author2 |
Félix, Livia Chagas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Fabiana Félix, Livia Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD Formação de professores MOOC Cultura Maker Distance education Teacher training Maker movement Hybrid MOOC |
topic |
EaD Formação de professores MOOC Cultura Maker Distance education Teacher training Maker movement Hybrid MOOC |
description |
O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123 10.18264/eadf.v14i1.2123 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v14i1.2123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123/910 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 EaD em Foco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 14 No. 1 (2024) EaD em Foco; Vol. 14 Núm. 1 (2024) EaD em Foco; v. 14 n. 1 (2024) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eademfoco@cecierj.edu.br |
_version_ |
1814253788186279936 |