“Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fabiana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Félix, Livia Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123
Resumo: O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos.  
id CECIERJ_7c5ac6c3462f82b0ffcf52a86f9a05f7
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2123
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course"Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOCEaDFormação de professoresMOOCCultura MakerDistance education Teacher trainingMaker movementHybrid MOOCO crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos.  Fundação Cecierj2024-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/212310.18264/eadf.v14i1.2123EaD em Foco; Vol. 14 No. 1 (2024)EaD em Foco; Vol. 14 Núm. 1 (2024)EaD em Foco; v. 14 n. 1 (2024)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123/910Copyright (c) 2024 EaD em Focohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, FabianaFélix, Livia Chagas2024-04-09T00:41:27Zoai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/2123Revistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONGhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/oai||eademfoco@cecierj.edu.br2177-83102177-8310opendoar:2024-04-09T00:41:27EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
"Cultura Maker Para Educadores”: Um Projeto De Curso Híbrido Baseado em MOOC
title “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
spellingShingle “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
Andrade, Fabiana
EaD
Formação de professores
MOOC
Cultura Maker
Distance education
Teacher training
Maker movement
Hybrid MOOC
title_short “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
title_full “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
title_fullStr “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
title_full_unstemmed “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
title_sort “Maker Culture For Teachers”: A Project of MOOC-Based Hybrid Course
author Andrade, Fabiana
author_facet Andrade, Fabiana
Félix, Livia Chagas
author_role author
author2 Félix, Livia Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fabiana
Félix, Livia Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv EaD
Formação de professores
MOOC
Cultura Maker
Distance education
Teacher training
Maker movement
Hybrid MOOC
topic EaD
Formação de professores
MOOC
Cultura Maker
Distance education
Teacher training
Maker movement
Hybrid MOOC
description O crescimento da Cultura Maker na educação e implementação de Laboratórios Maker nas escolas tem proporcionado uma demanda para formação continuada de professores. O objetivo desta pesquisa é descrever o desenvolvimento do projeto de um curso híbrido baseado em MOOC para educadores. O curso tem como metas introduzir a Cultura Maker e destacar suas potencialidades na educação, apresentar as principais ferramentas e equipamentos, ilustrar noções de funcionamento, exemplificar suas aplicações voltadas ao ensino e aplicar os conhecimentos adquiridos à prática em sala de aula. A metodologia de desenvolvimento do projeto do curso foi baseada no modelo ADDIEM. O resultado é um curso que une teoria à prática em momentos presenciais e online, que pode contribuir para a formação de professores de diversas áreas e para o campo de pesquisa ainda recente no Brasil dos MOOC híbridos.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123
10.18264/eadf.v14i1.2123
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v14i1.2123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2123/910
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 EaD em Foco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 14 No. 1 (2024)
EaD em Foco; Vol. 14 Núm. 1 (2024)
EaD em Foco; v. 14 n. 1 (2024)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv EAD em Foco - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||eademfoco@cecierj.edu.br
_version_ 1814253788186279936