Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Carlos Henrique Leitão
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Sousa, Verônica Lima Pimentel, de Sousa, Paulo Benicio Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/292
Resumo: Entre os diversos papéis dos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo apresentado foi aplicado em 81 tutorias de um curso do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais atribuições seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.Palavras-chaves: Educação a distância; Tutoria a distância; Acompanhamento de tutoria.  Monitoring the Efficiency on Distance Tutors Roles: a Method and a Tool Abstract Among the various roles of the actors in Distance Learning, it is worth highlighting the role played by the tutor, who is responsible for performing academic monitoring, enhancing content, and taking questions from students on the subject matter. Therefore, monitoring, control, and accompaniment of tutors are very important for the quality of distance education. These will correct the problems, avoiding losses in the teaching and learning process. This work has been applied on 81 tutored online courses of a Higher Education Institution.   In this context, the research has enabled a classification of the tutor's assignments, the boundaries of which ones would be monitored, and the definition of assumptions and performance metrics for each of the assignments. This process formed the basis for the creation of a computational tool, called MDTMoodle, which provided the visualization of distance tutors' performances, using the concepts of traffic lights.Keywords:  Distance learning; Distance tutoring; Tutor monitoring.
id CECIERJ_7e4b11a1ef6fb583a59e79d0bd350d74
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/292
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e FerramentaEntre os diversos papéis dos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo apresentado foi aplicado em 81 tutorias de um curso do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais atribuições seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.Palavras-chaves: Educação a distância; Tutoria a distância; Acompanhamento de tutoria.  Monitoring the Efficiency on Distance Tutors Roles: a Method and a Tool Abstract Among the various roles of the actors in Distance Learning, it is worth highlighting the role played by the tutor, who is responsible for performing academic monitoring, enhancing content, and taking questions from students on the subject matter. Therefore, monitoring, control, and accompaniment of tutors are very important for the quality of distance education. These will correct the problems, avoiding losses in the teaching and learning process. This work has been applied on 81 tutored online courses of a Higher Education Institution.   In this context, the research has enabled a classification of the tutor's assignments, the boundaries of which ones would be monitored, and the definition of assumptions and performance metrics for each of the assignments. This process formed the basis for the creation of a computational tool, called MDTMoodle, which provided the visualization of distance tutors' performances, using the concepts of traffic lights.Keywords:  Distance learning; Distance tutoring; Tutor monitoring.Fundação Cecierj2015-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29210.18264/eadf.v5i1.292EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/292/83Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Carlos Henrique Leitãode Sousa, Verônica Lima Pimentelde Sousa, Paulo Benicio Melo2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
title Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
spellingShingle Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
Cavalcante, Carlos Henrique Leitão
title_short Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
title_full Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
title_fullStr Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
title_full_unstemmed Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
title_sort Acompanhamento do Desempenho das Atribuições de Tutores a Distância: Método e Ferramenta
author Cavalcante, Carlos Henrique Leitão
author_facet Cavalcante, Carlos Henrique Leitão
de Sousa, Verônica Lima Pimentel
de Sousa, Paulo Benicio Melo
author_role author
author2 de Sousa, Verônica Lima Pimentel
de Sousa, Paulo Benicio Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Carlos Henrique Leitão
de Sousa, Verônica Lima Pimentel
de Sousa, Paulo Benicio Melo
description Entre os diversos papéis dos atores da Educação a Distância, destaca-se o papel desempenhado pelo tutor a distância, responsável por realizar o acompanhamento acadêmico, por reforçar o conteúdo e tirar dúvidas dos alunos na disciplina. Dessa forma, é de grande importância para a qualidade do ensino a distância o monitoramento, o controle e o acompanhamento de suas atribuições. Esse trabalho de supervisão da tutoria é necessário, pois visa corrigir problemas inerentes ao papel dos tutores, evitando prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos a distância. O estudo apresentado foi aplicado em 81 tutorias de um curso do programa UAB em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou a classificação das atribuições de um tutor a distância, a delimitação de quais atribuições seriam monitoradas e um processo de definição de premissas e métricas de desempenho para cada uma dessas atribuições. Esse processo serviu de base para a criação de um mecanismo computacional, denominado MDTMoodle, que proporcionou a visualização do desempenho dos tutores a distância através de semáforos.Palavras-chaves: Educação a distância; Tutoria a distância; Acompanhamento de tutoria.  Monitoring the Efficiency on Distance Tutors Roles: a Method and a Tool Abstract Among the various roles of the actors in Distance Learning, it is worth highlighting the role played by the tutor, who is responsible for performing academic monitoring, enhancing content, and taking questions from students on the subject matter. Therefore, monitoring, control, and accompaniment of tutors are very important for the quality of distance education. These will correct the problems, avoiding losses in the teaching and learning process. This work has been applied on 81 tutored online courses of a Higher Education Institution.   In this context, the research has enabled a classification of the tutor's assignments, the boundaries of which ones would be monitored, and the definition of assumptions and performance metrics for each of the assignments. This process formed the basis for the creation of a computational tool, called MDTMoodle, which provided the visualization of distance tutors' performances, using the concepts of traffic lights.Keywords:  Distance learning; Distance tutoring; Tutor monitoring.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/292
10.18264/eadf.v5i1.292
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/292
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/292/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567540264960