Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elcicleia Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lacerda Junior, José Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545
Resumo:  Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos.  Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. 
id CECIERJ_864ed83f89d257fb0d858c12b51d8e0a
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1545
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AMA Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos.  Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. Fundação Cecierj2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II)EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2)EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697Copyright (c) 2021 EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Lima, Elcicleia Teixeira Lacerda Junior, José Cavalcante2022-01-01T16:41:54ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM
title Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
spellingShingle Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
Lima, Elcicleia Teixeira
title_short Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
title_full Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
title_fullStr Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
title_full_unstemmed Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
title_sort Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
author Lima, Elcicleia Teixeira
author_facet Lima, Elcicleia Teixeira
Lacerda Junior, José Cavalcante
author_role author
author2 Lacerda Junior, José Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elcicleia Teixeira
Lacerda Junior, José Cavalcante
description  Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos.  Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II)
EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2)
EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981569122566144