Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545 |
Resumo: | Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. |
id |
CECIERJ_d58893b4300a0c8ddc08f3d7afea0ce2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/1545 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AMA Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. Fundação Cecierj2021-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II)EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2)EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697Copyright (c) 2021 EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Lima, Elcicleia Teixeira Lacerda Junior, José Cavalcante2022-01-01T16:41:54ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM A Educação a Distância na Percepção dos Acadêmicos de Pedagogia na Cidade de Lábrea/AM |
title |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
spellingShingle |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM Lima, Elcicleia Teixeira |
title_short |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
title_full |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
title_fullStr |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
title_full_unstemmed |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
title_sort |
Distance Education in the Perception of Academics of Pedagogy in the City of Lábrea/AM |
author |
Lima, Elcicleia Teixeira |
author_facet |
Lima, Elcicleia Teixeira Lacerda Junior, José Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda Junior, José Cavalcante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Elcicleia Teixeira Lacerda Junior, José Cavalcante |
description |
Cursar uma graduação no Brasil, além da formação pessoal, constitui-se como um instrumento que visa melhoraria nas condições de vida das pessoas, sendo essa uma das razões pela procura em cursos de Educação a Distância (EaD). O texto em cena tem por objetivo compreender a percepção dos alunos de um curso na modalidade EaD. Para tanto, a investigação se deu a partir de uma pesquisa de campo, que fez uso de um questionário semiestruturado como ferramenta para construção dos dados. Por conta da pandemia Covid-19 tal instrumento foi aplicado por intermédio do google forms, sendo organizado a partir de vinte questões. Participaram desse estudo quatorze alunos de um curso de Licenciatura em Pedagogia na cidade Lábrea/AM. Os dados foram apreciados de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo, onde observou-se que a EaD possui tanto elementos que indicam seus benefícios quanto situações que expressam suas dificuldades. Como benefício destacou-se a disponibilidade de material didático, a construção das estratégias metodológicas e as diversas interações. Por sua vez, como dificuldade identificou-se o acesso à internet de má qualidade na cidade prejudicando os envios das atividades e a disponibilidade de tempo para o estudo. Por fim, a pesquisa construída evidenciou que a EaD, para os sujeitos pesquisados, foi fundamental na construção de sua formação, principalmente, no que diz respeito à compreensão e uso das tecnologias educacionais, pois muitos acadêmicos já eram professores e não possuíam a oportunidade de acesso e manuseio de tais instrumentos. Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação. Formação docente. Amazônia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1545/697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 11 No. 2 (2021): DL Contributions in times of pandemic and post-pandemic (Part II/II) EaD em Foco; Vol. 11 Núm. 2 (2021): Edición especial - Educación a distancia en tiempos de pandemia y pospandémica (Parte 2/2) EaD em Foco; v. 11 n. 2 (2021): Edição Especial - EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia (Parte 2/2) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253791905579008 |