OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Alice Maria Figueira Reis da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: DE CARVALHO, Felipe da Silva Ponte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176
Resumo: O desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004). [i]Para Alves (2007, p.6) em seu artigo sobre as razões das pesquisas no/dos/com os cotidianos afirma que: as práticas, para nós, são as ações dos praticantes nos seus viveres cotidianos, nas táticas com que enfrentam as estratégias do poder proprietário, como nos ensinou Certeau (1994). Com elas criam a vida: conhecimentos, saberes, valores, crenças, modos de usar diferentes dos que estão nas bulas e manuais, saídas para situações difíceis ou fáceis... [ii] Para Alves (2007, p. 2), juntar termos, pluralizá-los, algumas vezes invertê-los, outra duplicá-los foi à forma que conseguimos, até o presente momento para mostrar como as dicotomias necessárias na invenção da ciência moderna têm se mostrado limitante ao que precisamos criar para pesquisar nos/dos/com os cotidianos. [iii]Interface é um termo que, na informática e na cibercultura, ganha o sentido de dispositivo para encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, dialógica ou polifônica (...). A interface está para a cibercultura como espaço online de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria ferramenta?, termo inadequado para exprimir o sentido de ambiente?, de espaço? no ciberespaço ou universo paralelo de zeros e uns? (JOHNSON, 2001, p. 19 apud SILVA, 2006).
id CECIERJ_8851037ead0fee1a282ddc798614a5b6
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/176
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA O desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004). [i]Para Alves (2007, p.6) em seu artigo sobre as razões das pesquisas no/dos/com os cotidianos afirma que: as práticas, para nós, são as ações dos praticantes nos seus viveres cotidianos, nas táticas com que enfrentam as estratégias do poder proprietário, como nos ensinou Certeau (1994). Com elas criam a vida: conhecimentos, saberes, valores, crenças, modos de usar diferentes dos que estão nas bulas e manuais, saídas para situações difíceis ou fáceis... [ii] Para Alves (2007, p. 2), juntar termos, pluralizá-los, algumas vezes invertê-los, outra duplicá-los foi à forma que conseguimos, até o presente momento para mostrar como as dicotomias necessárias na invenção da ciência moderna têm se mostrado limitante ao que precisamos criar para pesquisar nos/dos/com os cotidianos. [iii]Interface é um termo que, na informática e na cibercultura, ganha o sentido de dispositivo para encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, dialógica ou polifônica (...). A interface está para a cibercultura como espaço online de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria ferramenta?, termo inadequado para exprimir o sentido de ambiente?, de espaço? no ciberespaço ou universo paralelo de zeros e uns? (JOHNSON, 2001, p. 19 apud SILVA, 2006). Fundação Cecierj2013-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/17610.18264/eadf.v3i1.176EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176/46https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176/425Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCOSTA, Alice Maria Figueira Reis daDE CARVALHO, Felipe da Silva Ponte2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
spellingShingle OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
COSTA, Alice Maria Figueira Reis da
title_short OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_full OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_fullStr OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_full_unstemmed OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
title_sort OS DESAFIOS DO DESENHO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
author COSTA, Alice Maria Figueira Reis da
author_facet COSTA, Alice Maria Figueira Reis da
DE CARVALHO, Felipe da Silva Ponte
author_role author
author2 DE CARVALHO, Felipe da Silva Ponte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Alice Maria Figueira Reis da
DE CARVALHO, Felipe da Silva Ponte
description O desenho didático e o exercício da tutoria sob a perspectiva da Educação Online (SILVA e SANTOS, 2006) assumem um papel conflitante diante das dicotomias em relação à educação à distância (EAD) tradicional presente no curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ / Fundação CECIERJ. A estas dicotomias atribuímos às peculiaridades epistemológicas que perpassam as questões da metodologia, docência e do desenho didático realizado na disciplina Informática na Educação. Neste trabalho optamos por narrar às práticas[i] pedagógicas de professores pesquisadores tutores presenciais em espaçostempos[ii] onde se vive o fenômeno da cibercultura relativos aos Polos de Belford Roxo e Angra dos Reis, neste sentido encontramos na metodologia da pesquisa ação (BARBIER, 2007), (SANTOS, 2007), as orientações necessários para alavancar esta reflexão metodológica e didática deste curso de formação de professores, enquanto alteramos (CERTEAU, 2004) a nossa própria práxis (PESCE, 2010) . Para tal, investigamos a interface[iii] digital da plataforma CEDERJ, assim como outras, para que pudéssemos entender melhor as possibilidades da Educação Online na contemporaneidade dos usos de softwares sociais e da convergência das mídias digitais. Como resultado de nossa docência online colaboramos na tensão epistemológica existente entre o conceito tradicional de EAD e Educação Online. Este último conceito permeado pelos estudos da antropologia e sociologia que compreendem e refletem o desenvolvimento da aprendizagem humana em interatividade nas/com as hipermídias (SANTAELLA, 2004). [i]Para Alves (2007, p.6) em seu artigo sobre as razões das pesquisas no/dos/com os cotidianos afirma que: as práticas, para nós, são as ações dos praticantes nos seus viveres cotidianos, nas táticas com que enfrentam as estratégias do poder proprietário, como nos ensinou Certeau (1994). Com elas criam a vida: conhecimentos, saberes, valores, crenças, modos de usar diferentes dos que estão nas bulas e manuais, saídas para situações difíceis ou fáceis... [ii] Para Alves (2007, p. 2), juntar termos, pluralizá-los, algumas vezes invertê-los, outra duplicá-los foi à forma que conseguimos, até o presente momento para mostrar como as dicotomias necessárias na invenção da ciência moderna têm se mostrado limitante ao que precisamos criar para pesquisar nos/dos/com os cotidianos. [iii]Interface é um termo que, na informática e na cibercultura, ganha o sentido de dispositivo para encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, dialógica ou polifônica (...). A interface está para a cibercultura como espaço online de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria ferramenta?, termo inadequado para exprimir o sentido de ambiente?, de espaço? no ciberespaço ou universo paralelo de zeros e uns? (JOHNSON, 2001, p. 19 apud SILVA, 2006).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176
10.18264/eadf.v3i1.176
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v3i1.176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176/46
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/176/425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 3 No. 1 (2013)
EaD em Foco; Vol. 3 Núm. 1 (2013)
EaD em Foco; v. 3 n. 1 (2013)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567457427456