Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743 |
Resumo: | A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance education |
id |
CECIERJ_a27fd5ed8d944dae1d812fa8739963a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/743 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de TitulaçãoA experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance educationFundação Cecierj2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/74310.18264/eadf.v8i1.743EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743/322Copyright (c) 2018 EAD EM FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilia Amável GomesFragoso, Viviane Muniz da SilvaCruz, Frederico Alan de Oliveira2020-01-17T09:58:48ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
title |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
spellingShingle |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação Soares, Marilia Amável Gomes |
title_short |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
title_full |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
title_fullStr |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
title_full_unstemmed |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
title_sort |
Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação |
author |
Soares, Marilia Amável Gomes |
author_facet |
Soares, Marilia Amável Gomes Fragoso, Viviane Muniz da Silva Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fragoso, Viviane Muniz da Silva Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marilia Amável Gomes Fragoso, Viviane Muniz da Silva Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
description |
A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance education |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743 10.18264/eadf.v8i1.743 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v8i1.743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981568137953280 |