Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marilia Amável Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fragoso, Viviane Muniz da Silva, Cruz, Frederico Alan de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743
Resumo: A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance education
id CECIERJ_e0e45acba9bac43c5a874dca3231e96b
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/743
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de TitulaçãoA experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance educationFundação Cecierj2018-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/74310.18264/eadf.v8i1.743EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743/322Copyright (c) 2018 EAD EM FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Marilia Amável GomesFragoso, Viviane Muniz da SilvaCruz, Frederico Alan de Oliveira2020-01-17T09:58:48ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
title Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
spellingShingle Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
Soares, Marilia Amável Gomes
title_short Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
title_full Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
title_fullStr Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
title_full_unstemmed Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
title_sort Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: um Exemplo do Experimento de Titulação
author Soares, Marilia Amável Gomes
author_facet Soares, Marilia Amável Gomes
Fragoso, Viviane Muniz da Silva
Cruz, Frederico Alan de Oliveira
author_role author
author2 Fragoso, Viviane Muniz da Silva
Cruz, Frederico Alan de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marilia Amável Gomes
Fragoso, Viviane Muniz da Silva
Cruz, Frederico Alan de Oliveira
description A experimentação é uma etapa fundamental na formação dos futuros profissionais ligados as ciências da natureza, visto que ela permite confrontar conceitos prévios com resultados experimentais. No entanto, no caso dos cursos em EaD essa vivência pode acabar sendo um pouco prejudicada e buscar soluções é fundamental. Nesse sentido, o uso das simulações de experimentos pode ser um grande aliado na no processo de ensino-aprendizagem dos temas presentes nas diversas disciplinas das grades. Dentro dessa perspectiva, nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas. Deixando claro, que mesmo um atividade virtual, a necessidade de contrução de roteiros para a realização da atividade e de perguntas norteadoras que motivem aos alunos a fazerem seu uso. Online Activity as a Training Device in EaD: an Example of Titration Experiment Abstract Experimentation is a fundamental step in the training of future professionals related to the natural sciences, since it allows confronting previous concepts with experimental results. However, in the case of the courses in EaD, this experience can end up being a bit impaired and seeking solutions is fundamental. In this sense, the use of simulations of experiments can be a great ally in the teaching-learning process of the themes present in the various disciplines of grids. In this perspective, this work presents the necessary steps for the use of these simulations as an element of support to the students of this modality of teaching and the discussions on the application of these simulations. Making it clear that even a virtual activity, the need to build scripts to carry out the activity and guiding questions that motivate students to make use of it. Keywords: Applets, Chemistry, Distance education
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743
10.18264/eadf.v8i1.743
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/743/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EAD EM FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316348791586816