Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pedrinho, Mara Rosana, Ottaiano, Adriane Orenha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/512
Resumo: O trabalho versa sobre os conteúdos relacionados ao tema alfabetização?, presentes nas disciplinas nos cursos de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. De cunho documental, esta pesquisa tece algumas considerações acerca da formação dos docentes, no que tange a cursos para professores nas modalidades presencial e a distância (EaD). Apresenta uma análiseacerca do rol de atividades presentes por estas instituições, além do estudo das grades e disciplinas ofertadas no que diz respeito à leitura e escrita de alunos. Os resultados indicam que a instituição de ensino superior presencial possui mais matérias sobre alfabetização (um total de treze disciplinas) em relação à faculdade de ensino a distância (seis disciplinas). Estas e outras considerações complementares são explicitadas ao longo do presente artigo.Palavras-chave: Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.Literacy on focus: a comparative analysis between Institutions of Higher EducationAbstractThis study deals with the content related to the theme "literacy" present in the disciplines of a face-to-face as well as a distant and online course of Pedagogy. The research begins with a brief historical revisitation of higher education and teacher training, regarding face-to-face as well as distant and online courses for teachers. It also presents an analysis that shows the activities carried out by these institutions, besides the study of the syllabus and disciplines that focus on students reading and writing. The results show that the face-to-face institution has more subjects on literacy (thirteen subjects in all) in comparison to the distant education institution (six subjects). This finding and others shall be explained throughout this paper.Keywords: Teacher Training, Literacy, Curriculum content.
id CECIERJ_a8f8f614f474d71a75cfa6da80fb894b
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/512
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino SuperiorO trabalho versa sobre os conteúdos relacionados ao tema alfabetização?, presentes nas disciplinas nos cursos de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. De cunho documental, esta pesquisa tece algumas considerações acerca da formação dos docentes, no que tange a cursos para professores nas modalidades presencial e a distância (EaD). Apresenta uma análiseacerca do rol de atividades presentes por estas instituições, além do estudo das grades e disciplinas ofertadas no que diz respeito à leitura e escrita de alunos. Os resultados indicam que a instituição de ensino superior presencial possui mais matérias sobre alfabetização (um total de treze disciplinas) em relação à faculdade de ensino a distância (seis disciplinas). Estas e outras considerações complementares são explicitadas ao longo do presente artigo.Palavras-chave: Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.Literacy on focus: a comparative analysis between Institutions of Higher EducationAbstractThis study deals with the content related to the theme "literacy" present in the disciplines of a face-to-face as well as a distant and online course of Pedagogy. The research begins with a brief historical revisitation of higher education and teacher training, regarding face-to-face as well as distant and online courses for teachers. It also presents an analysis that shows the activities carried out by these institutions, besides the study of the syllabus and disciplines that focus on students reading and writing. The results show that the face-to-face institution has more subjects on literacy (thirteen subjects in all) in comparison to the distant education institution (six subjects). This finding and others shall be explained throughout this paper.Keywords: Teacher Training, Literacy, Curriculum content.Fundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/51210.18264/eadf.v7i2.512EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/512/253Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Elaine Cristina Ferreira dePedrinho, Mara RosanaOttaiano, Adriane Orenha2020-01-18T10:39:49ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
title Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
title_short Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
title_full Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
title_sort Alfabetização em Foco: uma Análise Comparativa entre Instituições de Ensino Superior
author Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
author_facet Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
Pedrinho, Mara Rosana
Ottaiano, Adriane Orenha
author_role author
author2 Pedrinho, Mara Rosana
Ottaiano, Adriane Orenha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elaine Cristina Ferreira de
Pedrinho, Mara Rosana
Ottaiano, Adriane Orenha
description O trabalho versa sobre os conteúdos relacionados ao tema alfabetização?, presentes nas disciplinas nos cursos de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. De cunho documental, esta pesquisa tece algumas considerações acerca da formação dos docentes, no que tange a cursos para professores nas modalidades presencial e a distância (EaD). Apresenta uma análiseacerca do rol de atividades presentes por estas instituições, além do estudo das grades e disciplinas ofertadas no que diz respeito à leitura e escrita de alunos. Os resultados indicam que a instituição de ensino superior presencial possui mais matérias sobre alfabetização (um total de treze disciplinas) em relação à faculdade de ensino a distância (seis disciplinas). Estas e outras considerações complementares são explicitadas ao longo do presente artigo.Palavras-chave: Formação docente, Alfabetização, Conteúdo curricular.Literacy on focus: a comparative analysis between Institutions of Higher EducationAbstractThis study deals with the content related to the theme "literacy" present in the disciplines of a face-to-face as well as a distant and online course of Pedagogy. The research begins with a brief historical revisitation of higher education and teacher training, regarding face-to-face as well as distant and online courses for teachers. It also presents an analysis that shows the activities carried out by these institutions, besides the study of the syllabus and disciplines that focus on students reading and writing. The results show that the face-to-face institution has more subjects on literacy (thirteen subjects in all) in comparison to the distant education institution (six subjects). This finding and others shall be explained throughout this paper.Keywords: Teacher Training, Literacy, Curriculum content.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/512
10.18264/eadf.v7i2.512
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/512
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/512/253
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814253790248828928