O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Godoi, Mailson Alan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383
Resumo: O aluno da Educação a Distância possui características específicas. Quais são elas? Esta pesquisa buscou conhecer o perfil de alunos de graduação a distância e discutir o estilo de aprendizagem mais favorável para a sua formação. Desenvolver metodologias de ensino de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos incentiva o aprendizado com autonomia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal e descritiva. Utilizou-se um questionário fechado com 20 perguntas. O instrumento foi aplicado por meio do software LimeSurvey. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences 18.0. A amostra é composta de 235 participantes, alunos de graduação de uma instituição de ensino superior privada localizada no Sul de Minas Gerais. Os resultados dos dados sociodemográficos mostraram que os alunos da Educação a Distância são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade média de 33 anos e renda aproximada de três salários mínimos. A maioria estudou em escola pública, trabalha, tem compromissos familiares e não tem dificuldade para utilizar as tecnologias na aprendizagem. Por ser um público adulto, os métodos de ensino mais apropriados são a andragogia e a heutagogia. Além desses resultados, outras informações serão apresentadas neste relato de pesquisa.Palavras-chave: Educação a Distância, Dificuldades tecnológicas, Estilos de aprendizagem.  The profile Education Student Distance and Your Learning StyleAbstractThe student of distance education has specific characteristics. What are they? This research aimed to know the profile of undergraduate students to distance and discuss what the most favorable learning style for your training. Develop teaching methods according to the learning style of the students encourages learning with autonomy. This is a quantitative, transversal and descriptive character. We used a closed questionnaire with questions 20. The instrument was applied using the LimeSurvey software. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software 18.0. The sample consists of 235 participants, undergraduate students of a private higher education institution located in southern Minas Gerais. The results of the demographic data showed that Distance Education students are mostly female, with a mean age of 33 years and with an approximate income of three minimum wages. Most studied in public school, work, have family commitments and has no difficulty to use the technology in learning. Being an adult audience, the most appropriate teaching methods are andragogy and heutagogy. In addition to these results other information will be presented in this research report.Keywords: Distance Education, Technological difficulties, Learning styles.
id CECIERJ_b90ec8f5f0c88a4a521b30cacc955d0c
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/383
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de AprendizagemO aluno da Educação a Distância possui características específicas. Quais são elas? Esta pesquisa buscou conhecer o perfil de alunos de graduação a distância e discutir o estilo de aprendizagem mais favorável para a sua formação. Desenvolver metodologias de ensino de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos incentiva o aprendizado com autonomia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal e descritiva. Utilizou-se um questionário fechado com 20 perguntas. O instrumento foi aplicado por meio do software LimeSurvey. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences 18.0. A amostra é composta de 235 participantes, alunos de graduação de uma instituição de ensino superior privada localizada no Sul de Minas Gerais. Os resultados dos dados sociodemográficos mostraram que os alunos da Educação a Distância são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade média de 33 anos e renda aproximada de três salários mínimos. A maioria estudou em escola pública, trabalha, tem compromissos familiares e não tem dificuldade para utilizar as tecnologias na aprendizagem. Por ser um público adulto, os métodos de ensino mais apropriados são a andragogia e a heutagogia. Além desses resultados, outras informações serão apresentadas neste relato de pesquisa.Palavras-chave: Educação a Distância, Dificuldades tecnológicas, Estilos de aprendizagem.  The profile Education Student Distance and Your Learning StyleAbstractThe student of distance education has specific characteristics. What are they? This research aimed to know the profile of undergraduate students to distance and discuss what the most favorable learning style for your training. Develop teaching methods according to the learning style of the students encourages learning with autonomy. This is a quantitative, transversal and descriptive character. We used a closed questionnaire with questions 20. The instrument was applied using the LimeSurvey software. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software 18.0. The sample consists of 235 participants, undergraduate students of a private higher education institution located in southern Minas Gerais. The results of the demographic data showed that Distance Education students are mostly female, with a mean age of 33 years and with an approximate income of three minimum wages. Most studied in public school, work, have family commitments and has no difficulty to use the technology in learning. Being an adult audience, the most appropriate teaching methods are andragogy and heutagogy. In addition to these results other information will be presented in this research report.Keywords: Distance Education, Technological difficulties, Learning styles.Fundação Cecierj2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/38310.18264/eadf.v6i2.383EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383/177Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Godoi, Mailson Alan2020-01-18T11:00:06ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
title O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
spellingShingle O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
de Godoi, Mailson Alan
title_short O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
title_full O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
title_fullStr O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
title_sort O Perfil do Aluno da Educação a Distância e seu Estilo de Aprendizagem
author de Godoi, Mailson Alan
author_facet de Godoi, Mailson Alan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Godoi, Mailson Alan
description O aluno da Educação a Distância possui características específicas. Quais são elas? Esta pesquisa buscou conhecer o perfil de alunos de graduação a distância e discutir o estilo de aprendizagem mais favorável para a sua formação. Desenvolver metodologias de ensino de acordo com o estilo de aprendizagem dos alunos incentiva o aprendizado com autonomia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal e descritiva. Utilizou-se um questionário fechado com 20 perguntas. O instrumento foi aplicado por meio do software LimeSurvey. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences 18.0. A amostra é composta de 235 participantes, alunos de graduação de uma instituição de ensino superior privada localizada no Sul de Minas Gerais. Os resultados dos dados sociodemográficos mostraram que os alunos da Educação a Distância são, em sua maioria, do sexo feminino, com idade média de 33 anos e renda aproximada de três salários mínimos. A maioria estudou em escola pública, trabalha, tem compromissos familiares e não tem dificuldade para utilizar as tecnologias na aprendizagem. Por ser um público adulto, os métodos de ensino mais apropriados são a andragogia e a heutagogia. Além desses resultados, outras informações serão apresentadas neste relato de pesquisa.Palavras-chave: Educação a Distância, Dificuldades tecnológicas, Estilos de aprendizagem.  The profile Education Student Distance and Your Learning StyleAbstractThe student of distance education has specific characteristics. What are they? This research aimed to know the profile of undergraduate students to distance and discuss what the most favorable learning style for your training. Develop teaching methods according to the learning style of the students encourages learning with autonomy. This is a quantitative, transversal and descriptive character. We used a closed questionnaire with questions 20. The instrument was applied using the LimeSurvey software. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences software 18.0. The sample consists of 235 participants, undergraduate students of a private higher education institution located in southern Minas Gerais. The results of the demographic data showed that Distance Education students are mostly female, with a mean age of 33 years and with an approximate income of three minimum wages. Most studied in public school, work, have family commitments and has no difficulty to use the technology in learning. Being an adult audience, the most appropriate teaching methods are andragogy and heutagogy. In addition to these results other information will be presented in this research report.Keywords: Distance Education, Technological difficulties, Learning styles.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383
10.18264/eadf.v6i2.383
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v6i2.383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/383/177
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 6 No. 2 (2016)
EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 2 (2016)
EaD em Foco; v. 6 n. 2 (2016)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347875131392