Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira, dos Santos, Lucas Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660
Resumo: Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation.
id CECIERJ_ca7faa254cc17efa165d4555d94b0d00
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/660
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e PerspectivasEste estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation.Fundação Cecierj2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/66010.18264/eadf.v8i1.660EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660/321Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessDrehmer Marques, Keiciane CanabarroBrant de Tolentino Neto, Luiz Caldeirados Santos, Lucas Santiago2020-01-17T10:02:43ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
title Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
spellingShingle Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
title_short Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
title_full Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
title_fullStr Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
title_full_unstemmed Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
title_sort Avaliação da Participação de Professores de Biologia em um Curso de Formação Continuada a Distância: Dificuldades e Perspectivas
author Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
author_facet Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira
dos Santos, Lucas Santiago
author_role author
author2 Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira
dos Santos, Lucas Santiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drehmer Marques, Keiciane Canabarro
Brant de Tolentino Neto, Luiz Caldeira
dos Santos, Lucas Santiago
description Este estudo avaliou a participação de professores de Biologia em um curso de formação continuada na modalidade a distância (EaD). Foram analisados os motivos pela busca desse curso, época do ano mais propícia, as dificuldades e razões para evasão. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de forma triangulada, dois entrevistadores e um entrevistado. Os docentes entrevistados foram professores envolvidos em um curso de formação continuada em EaD divididos em três grupos: inscritos, evadidos no decorrer do curso e concluintes. Os resultados mostram que há interesse dos docentes em participar de cursos de formação continuada EaD devido, sobretudo, à flexibilidade de horários diante da jornada de trabalho. A temática do curso é um motivador para participação dos professores; a época mais propícia é no primeiro semestre do ano. A evasão de alguns cursistas ocorreu pela falta de tempo, dedicado prioritariamente às atividades na escola. Os resultados obtidos nessa pesquisa podem auxiliar na construção de cursos de formação continuada para professores a distância.Palavras-chave: Educação a distância, Professores de biologia, Formação continuada. Evaluation of the Participation of Biology Teachers in an On-Line Course: Difficulties And PerspectivesAbstractThis study evaluated the participation of biology teachers in an on-line in-service formation course (ead). We analyzed the purpose of choosing this course, the most favorable period of year and evasion motives. The reports of teachers were collected by a semi structured interview in triangulated way, two interviewers and one interviewed. The interviewed were teachers involved in a on-line in-service formation courses, divided in three groups: subscribed teachers, evaded throughout the course and concluding. The results shown there is interest from the teachers to participate in on-line in-service courses with distance learning, due to the flexibility of time facing the work journey. The theme of the course is a motivation factor for the participation of the teachers and the most favorable period is in the first semester of the year. The evasion of some teachers occurred due to lack of time, devoted primarily to activities at school. The results obtained in this research may help building on-line courses of in-service formation for teachers.Keywords: On-line education, Biology teachers, In-service formation.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660
10.18264/eadf.v8i1.660
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v8i1.660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/660/321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único
EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568078184448