Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Carlos Eduardo Rocha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/304
Resumo: O presente artigo visa apresentar a trajetória de uma pesquisa de doutoramento, ainda em desenvolvimento, que tem como objetivo principal apresentar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que seja acessível e que possa atender principalmente pessoas com necessidades especiais no campo sensorial da visão e da audição. Pesquisas apontam que os AVA disponíveis em sua grande maioria não são acessíveis, problema que se estende ao material didático disponível nos cursos a distância. Diante dessa preocupação, estamos trabalhando com a perspectiva de que, ao final de nossa trajetória, consigamos apresentar um ambiente acessível, de forma a tornar igualitárias as chances de acesso ao ensino, principalmente, superior. Para alcançar nossos objetivos estamos nos valendo do uso da pesquisa-ação como metodologia de ensino, pois queríamos, a partir das vozes dos participantes, colher informações para realizar o design de nosso AVA. Essas informações foram obtidas através de um questionário on-line que foi respondido por pessoas com limitações sensoriais visuais e auditivas. Essas pessoas tiveram a oportunidade de explorar um AVA utilizado em pesquisa anterior, que apresentava preocupação semelhante e, ao final, foram convidadas a responder a um questionário, onde puderam nos dar sugestões de melhorias. A partir dessas informações, realizamos o redesign do AVA, que ainda será testado com a oferta de um curso piloto. Queremos, ao final, apresentar uma alternativa ao ensino presencial que possa atender a todos, mostrando quais as características que o AVA, a tutoria e o material didático devem possuir para garantir um ensino de qualidade.Palavras-chave: Inclusão; Necessidades especiais; Educação a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Tecnologia. A virtual Environment where the Distance Education Meets Inclusive Education in MathematicsAbstract This article presents the trajectory of a doctoral research project, still under development, which aims to present a virtual learning environment (VLE) that is accessible and can mainly serve persons with special needs in the sensory field of vision and hearing. Surveys show that VLE available mostly are not accessible--a problem that extends to the teaching material available in distance learning courses. Given this concern, we are working with the prospect that at the end of our journey we will succeed in presenting an accessible environment, in order to make equal chances of access to education--especially higher. To achieve our goals it is costing us the use of action research as a teaching methodology because we wanted to collect information from the participants to perform the design of our VLE. This information was collected through an online questionnaire that was answered by people with visual and auditory sensory limitations. These people had the opportunity to explore a VLE used in previous research, which showed similar concern, and at the end were asked to answer a questionnaire, which could give us suggestions for improvements. From this information we conducted the redesign of the VLE, which will still be tested with the offer of a pilot course. In the end we want to present an alternative to classroom learning that can suit everyone, showing what features the VLE, mentoring, and courseware must possess to ensure a quality education for all.Keywords: Inclusion; Special needs; Distance education; Virtual learning environment; Technology.
id CECIERJ_ccd76c9bebc8c80fef43723a936dff3d
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/304
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática InclusivaO presente artigo visa apresentar a trajetória de uma pesquisa de doutoramento, ainda em desenvolvimento, que tem como objetivo principal apresentar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que seja acessível e que possa atender principalmente pessoas com necessidades especiais no campo sensorial da visão e da audição. Pesquisas apontam que os AVA disponíveis em sua grande maioria não são acessíveis, problema que se estende ao material didático disponível nos cursos a distância. Diante dessa preocupação, estamos trabalhando com a perspectiva de que, ao final de nossa trajetória, consigamos apresentar um ambiente acessível, de forma a tornar igualitárias as chances de acesso ao ensino, principalmente, superior. Para alcançar nossos objetivos estamos nos valendo do uso da pesquisa-ação como metodologia de ensino, pois queríamos, a partir das vozes dos participantes, colher informações para realizar o design de nosso AVA. Essas informações foram obtidas através de um questionário on-line que foi respondido por pessoas com limitações sensoriais visuais e auditivas. Essas pessoas tiveram a oportunidade de explorar um AVA utilizado em pesquisa anterior, que apresentava preocupação semelhante e, ao final, foram convidadas a responder a um questionário, onde puderam nos dar sugestões de melhorias. A partir dessas informações, realizamos o redesign do AVA, que ainda será testado com a oferta de um curso piloto. Queremos, ao final, apresentar uma alternativa ao ensino presencial que possa atender a todos, mostrando quais as características que o AVA, a tutoria e o material didático devem possuir para garantir um ensino de qualidade.Palavras-chave: Inclusão; Necessidades especiais; Educação a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Tecnologia. A virtual Environment where the Distance Education Meets Inclusive Education in MathematicsAbstract This article presents the trajectory of a doctoral research project, still under development, which aims to present a virtual learning environment (VLE) that is accessible and can mainly serve persons with special needs in the sensory field of vision and hearing. Surveys show that VLE available mostly are not accessible--a problem that extends to the teaching material available in distance learning courses. Given this concern, we are working with the prospect that at the end of our journey we will succeed in presenting an accessible environment, in order to make equal chances of access to education--especially higher. To achieve our goals it is costing us the use of action research as a teaching methodology because we wanted to collect information from the participants to perform the design of our VLE. This information was collected through an online questionnaire that was answered by people with visual and auditory sensory limitations. These people had the opportunity to explore a VLE used in previous research, which showed similar concern, and at the end were asked to answer a questionnaire, which could give us suggestions for improvements. From this information we conducted the redesign of the VLE, which will still be tested with the offer of a pilot course. In the end we want to present an alternative to classroom learning that can suit everyone, showing what features the VLE, mentoring, and courseware must possess to ensure a quality education for all.Keywords: Inclusion; Special needs; Distance education; Virtual learning environment; Technology.Fundação Cecierj2015-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/30410.18264/eadf.v5i1.304EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/304/104Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Carlos Eduardo RochaFernandes, Solange Hassan Ahmad Ali2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
title Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
spellingShingle Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
dos Santos, Carlos Eduardo Rocha
title_short Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
title_full Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
title_fullStr Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
title_full_unstemmed Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
title_sort Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva
author dos Santos, Carlos Eduardo Rocha
author_facet dos Santos, Carlos Eduardo Rocha
Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
author_role author
author2 Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Carlos Eduardo Rocha
Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali
description O presente artigo visa apresentar a trajetória de uma pesquisa de doutoramento, ainda em desenvolvimento, que tem como objetivo principal apresentar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que seja acessível e que possa atender principalmente pessoas com necessidades especiais no campo sensorial da visão e da audição. Pesquisas apontam que os AVA disponíveis em sua grande maioria não são acessíveis, problema que se estende ao material didático disponível nos cursos a distância. Diante dessa preocupação, estamos trabalhando com a perspectiva de que, ao final de nossa trajetória, consigamos apresentar um ambiente acessível, de forma a tornar igualitárias as chances de acesso ao ensino, principalmente, superior. Para alcançar nossos objetivos estamos nos valendo do uso da pesquisa-ação como metodologia de ensino, pois queríamos, a partir das vozes dos participantes, colher informações para realizar o design de nosso AVA. Essas informações foram obtidas através de um questionário on-line que foi respondido por pessoas com limitações sensoriais visuais e auditivas. Essas pessoas tiveram a oportunidade de explorar um AVA utilizado em pesquisa anterior, que apresentava preocupação semelhante e, ao final, foram convidadas a responder a um questionário, onde puderam nos dar sugestões de melhorias. A partir dessas informações, realizamos o redesign do AVA, que ainda será testado com a oferta de um curso piloto. Queremos, ao final, apresentar uma alternativa ao ensino presencial que possa atender a todos, mostrando quais as características que o AVA, a tutoria e o material didático devem possuir para garantir um ensino de qualidade.Palavras-chave: Inclusão; Necessidades especiais; Educação a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Tecnologia. A virtual Environment where the Distance Education Meets Inclusive Education in MathematicsAbstract This article presents the trajectory of a doctoral research project, still under development, which aims to present a virtual learning environment (VLE) that is accessible and can mainly serve persons with special needs in the sensory field of vision and hearing. Surveys show that VLE available mostly are not accessible--a problem that extends to the teaching material available in distance learning courses. Given this concern, we are working with the prospect that at the end of our journey we will succeed in presenting an accessible environment, in order to make equal chances of access to education--especially higher. To achieve our goals it is costing us the use of action research as a teaching methodology because we wanted to collect information from the participants to perform the design of our VLE. This information was collected through an online questionnaire that was answered by people with visual and auditory sensory limitations. These people had the opportunity to explore a VLE used in previous research, which showed similar concern, and at the end were asked to answer a questionnaire, which could give us suggestions for improvements. From this information we conducted the redesign of the VLE, which will still be tested with the offer of a pilot course. In the end we want to present an alternative to classroom learning that can suit everyone, showing what features the VLE, mentoring, and courseware must possess to ensure a quality education for all.Keywords: Inclusion; Special needs; Distance education; Virtual learning environment; Technology.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/304
10.18264/eadf.v5i1.304
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/304
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/304/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567582208000