Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542 |
Resumo: | Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais. How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation. |
id |
CECIERJ_d8b592ea66718c8f3af58afbfd065bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/542 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online?Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais. How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation.Fundação Cecierj2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pngimage/jpegimage/pngimage/pngimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/54210.18264/eadf.v7i1.542EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/240https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/494https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/495https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/496https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/497https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/498https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/499Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Ana Paula2021-03-04T01:33:34ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
title |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
spellingShingle |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? Correia, Ana Paula |
title_short |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
title_full |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
title_fullStr |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
title_full_unstemmed |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
title_sort |
Como criar e manter interações de qualidade em cursos online? |
author |
Correia, Ana Paula |
author_facet |
Correia, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Paula |
description |
Frequentemente em cursos online, os alunos participam em discussões que ocorrem em sistemas virtuais. Estas discussões online são muitas vezes atividades obrigatórias que contam para a nota final do curso. Mesmo que, em muitas ocasiões, os alunos considerem improdutiva a exigência de participar nestas discussões, eles participam na mesma por causa do peso que têm na avaliação final. Discussões online sem significado e de pouca qualidade são muitas vezes o resultado desta atividade. Um estudo de caso foi realizado com uma disciplina online de pós-graduação em tecnologia educativa em universidade nos Estados Unidos. Este curso oferece duas estratégias inovadoras para superar os desafios colocados pelas discussões online: (1) moderação de discussões facilitadas pelos colegas; (2) curadoria de conteúdos digitais. Este estudo de caso evidencia a eficácia destas estratégias e a possibilidade de as reusar, transferir para diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e implementar em diferentes sistemas. Palavras-chave: Discussões online, Facilitação pelos colegas, Curadoria de conteúdos digitais. How to create and sustain high quality interactions in online courses?: The potential of peers moderation and digital curation AbstractParticipation in online discussions are often required from students while taking online classes. These are often mandatory activities that count towards the course final grade. Therefore, even though in many occasions online students find this requirement unproductive, they still participate with fear of lowering their grades. The results are often meaningless and superficial online conversations. A case study has been conducted with a postgraduate educational technology online course at a large university in the United States. This course offers two innovative strategies to overcome this issue: (1) peer facilitation, and (2) digital content curation. This case study offers evidence of these strategies effectiveness. This case study demonstrates the effectiveness of these strategies and the possibility of reusing them, transferring them to different virtual learning environments and implementing them in different systems. Keywords: Online discussions, Peer facilitation, Digital content curation. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542 10.18264/eadf.v7i1.542 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v7i1.542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/240 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/494 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/495 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/496 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/497 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/498 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/542/499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/png image/jpeg image/png image/png image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2017) EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2017) EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2017) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814253790261411840 |