Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Germana Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira, Branco, Francisco Fábio Castelo, Vidal, Eloisa Maia, Arruda Filho, José Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291
Resumo: A aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional.  Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice.  Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy.
id CECIERJ_ef58c0a6c6960ecb544bc1c90cd87739
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/291
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências BiológicasA aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional.  Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice.  Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy.Fundação Cecierj2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29110.18264/eadf.v5i1.291EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291/96Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Germana CostaHenriques, Ana Ciléia Pinto TeixeiraBranco, Francisco Fábio CasteloVidal, Eloisa MaiaArruda Filho, José Nelson2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
title Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
spellingShingle Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
Paixão, Germana Costa
title_short Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
title_full Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
title_fullStr Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
title_sort Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
author Paixão, Germana Costa
author_facet Paixão, Germana Costa
Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira
Branco, Francisco Fábio Castelo
Vidal, Eloisa Maia
Arruda Filho, José Nelson
author_role author
author2 Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira
Branco, Francisco Fábio Castelo
Vidal, Eloisa Maia
Arruda Filho, José Nelson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Germana Costa
Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira
Branco, Francisco Fábio Castelo
Vidal, Eloisa Maia
Arruda Filho, José Nelson
description A aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional.  Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice.  Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291
10.18264/eadf.v5i1.291
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291/96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567538167808