Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291 |
Resumo: | A aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional. Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice. Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy. |
id |
CECIERJ_ef58c0a6c6960ecb544bc1c90cd87739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/291 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências BiológicasA aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional. Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice. Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy.Fundação Cecierj2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29110.18264/eadf.v5i1.291EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291/96Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Germana CostaHenriques, Ana Ciléia Pinto TeixeiraBranco, Francisco Fábio CasteloVidal, Eloisa MaiaArruda Filho, José Nelson2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
title |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas Paixão, Germana Costa |
title_short |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
title_full |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
title_sort |
Autonomia Criativa em Educação a Distância: Uso do Flipsnack em um Curso de Ciências Biológicas |
author |
Paixão, Germana Costa |
author_facet |
Paixão, Germana Costa Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira Branco, Francisco Fábio Castelo Vidal, Eloisa Maia Arruda Filho, José Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira Branco, Francisco Fábio Castelo Vidal, Eloisa Maia Arruda Filho, José Nelson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Germana Costa Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira Branco, Francisco Fábio Castelo Vidal, Eloisa Maia Arruda Filho, José Nelson |
description |
A aprendizagem autônoma é um dos fundamentos da educação a distância. Recursos tecnológicos importantes que permitem o desenvolvimento do poder de decisão e utilização de estratégias criativas devem ser estimulados para os alunos. Este é um estudo descritivo com abordagem qualitativa que descreve as experiências iniciais e as percepções de tutores sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos com o uso de flipsnack, uma ferramenta que permite a criação e publicação de e-books, focando o desenvolvimento da criatividade e autonomia. Acredita-se que esta ferramenta vai contribuir para a formação acadêmica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento da autonomia criativa e seu papel fundamental na sua prática de ensino profissional. Palavras-chave: Ensino; Educação a distância; Educação superior; Tecnologia da educação; Autonomia profissional. Creative Autonomy in Distance Education: Flipsnack Use in a Biological Sciences CourseAbstract Autonomous learning is one of the foundations of distance education (DE). Important technological features that allow the development of power of decision and the use of creative strategies must be stimulating for the students. This is a descriptive study with a qualitative approach that describes the initial experiences and tutors perceptions of difficulties presented by students with use of flipsnack, a tool that permits the creation and publication of e-books, which focuses on the development of creativity and autonomy. It is believed that this tool will contribute to academic training, providing opportunities for the development of creative autonomy and its fundamental role in their professional teaching practice. Keywords: Teaching; Distance education; Higher education; Education Technology; Professional Autonomy. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291 10.18264/eadf.v5i1.291 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i1.291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/291/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567538167808 |