Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273 |
Resumo: | Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality. |
id |
CECIERJ_f82702dea4b910ee52b2709d3a33b653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/273 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de Tutores sobre as Competências ComportamentaisCompetências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27310.18264/eadf.v5i3.273EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/146https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/452https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/453https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/454https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/455https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/456https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/457https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/458https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/459https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/460https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/461https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/462https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/463https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/464https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/465https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/466https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/467https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/468https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/469https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/470https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/471https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/472https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/473https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/474https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/475https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/476Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréGama, Cláudio Oliveira daTenório, Thaís2020-01-18T11:10:47ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
title |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
spellingShingle |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais Tenório, André |
title_short |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
title_full |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
title_fullStr |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
title_full_unstemmed |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
title_sort |
Percepções de Tutores sobre as Competências Comportamentais |
author |
Tenório, André |
author_facet |
Tenório, André Gama, Cláudio Oliveira da Tenório, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Gama, Cláudio Oliveira da Tenório, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, André Gama, Cláudio Oliveira da Tenório, Thaís |
description |
Competências comportamentais podem auxiliar o tutor a criar um ambiente acolhedor propício à aprendizagem a distância e a lidar melhor com o perfil discente heterogêneo, próprio dessa modalidade de ensino. Um grupo de dez tutores de cursos superiores a distância de instituições públicas ou privadas do estado do Rio de Janeiro respondeu a um questionário sobre características de personalidade e atitudes desejáveis nas relações profissionais com os alunos. Foram identificadas múltiplas qualidades pessoais do tutor consideradas benéficas ao processo de ensino-aprendizagem. Para os pesquisados, ser comunicativo era o principal atributo de personalidade requerido de um tutor. Características ligadas à afetividade seriam secundárias. As atitudes profissionais dos tutores também foram perquiridas. A importância de ser organizado foi marcadamente enfatizada. O uso de uma linguagem escrita adequada na comunicação com alunos e a promoção de atividades para instigar a curiosidade e estimular a pesquisa configurariam também boas práticas a serem adotadas reiteradamente. Palavras-chave: Tutoria; Competências comportamentais; Personalidade. Perceptions of Tutors on Behavioral Skills AbstractBehavioral skills can help tutors to create an inviting virtual learning environment and to administrate heterogeneous student profile which is peculiar to the e-learning. Ten tutors of e-learning undergraduation degrees of public or private institutions of the Rio de Janeiro state answered a questionnaire about personality characteristics and desirable attitudes in professional relationships with students. Multiple tutor personal qualities considered beneficial to the teaching and learning process have been identified. Be communicative was pointed out by the interviewed as the main personal attribute required of a tutor. Socio-affective competences would be of less importance. Tutor professional attitudes were also investigated. The importance of being organized was emphasized. However, to use an adequate written language in messages for students and to promote activities to instigate curiosity and to stimulate research would be good professional strategies. Keywords: Tutoring; Behavioral skills; Personality. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273 10.18264/eadf.v5i3.273 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i3.273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/146 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/452 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/453 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/454 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/455 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/456 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/457 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/458 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/459 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/460 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/461 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/462 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/463 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/464 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/465 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/466 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/467 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/468 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/469 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/470 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/471 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/472 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/473 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/474 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/475 https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/273/476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798316347768176640 |