A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/242 |
Resumo: | Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial. The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center AbstractThis article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context. Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center. |
id |
CECIERJ_f95018f188cf0cec236de56f2c7d1351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/242 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende.Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial. The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center AbstractThis article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context. Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center.Fundação Cecierj2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/24210.18264/eadf.v6i1.242EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016)EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016)EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/242/170Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Marcos Antonio Gomes2020-01-18T11:06:15ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
title |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
spellingShingle |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. Xavier, Marcos Antonio Gomes |
title_short |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
title_full |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
title_fullStr |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
title_full_unstemmed |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
title_sort |
A Gestão Pública em Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil: Estudo de caso no Polo de Apoio Presencial em Resende. |
author |
Xavier, Marcos Antonio Gomes |
author_facet |
Xavier, Marcos Antonio Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Marcos Antonio Gomes |
description |
Este artigo trata da Gestão da Educação a Distância pelas instituições de ensino superior, parceiras da Universidade Aberta do Brasil, descrevendo fatores estruturais e organizacionais essenciais para a gestão de qualidade. Através do estudo de caso, com desenvolvimento de pesquisa exploratória, no Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi possível observar que o polo é elemento-chave no sistema para que propicie ensino de qualidade; para tanto, enfatiza-se a importância do papel do gestor do polo nesse contexto. Palavras-chave: Gestão; Educação a distância; Polo de apoio presencial. The Public Management of Open University of Brazil: A Case Study in Resende Learning Support Center AbstractThis article reports how higher education institutions, partners of the Open University of Brazill, deals with Distance Education Management, by describing structural and organizational factors, essential for a quality management. Through the case study, with exploratory development, he Learning Support Center in the municipality of Resende in the state of Rio de Janeiro, we observed that the Polo is a key element in the system, that provides quality education, therefore, it is emphasized the important role of the manager at this Learning Center in this context. Keywords: Management; Distance Education; Learning Support Center. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/242 10.18264/eadf.v6i1.242 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v6i1.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/242/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2016) EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2016) EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2016) 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567498321920 |