Gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100907 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2012 |
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Gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do BrasilAdministraçãoEnsino a distanciaSanta CatarinaGestão de pessoasCursos de graduaçãoAdministração públicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2012Este estudo tem como objetivo verificar como ocorre o gerenciamento de recursos humanos nos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) e sua relevância consiste no fato de que a Educação a Distância (EaD) necessita de uma abordagem profissional de gestão, não apenas em questão de princípios pedagógicos ou de infraestrutura, mas também em relação aos recursos humanos de forma a prover talentos, capacitá-los, recompensá-los e mantê-los leais ao objetivo institucional, assegurando a produtividade e o comprometimento dos agentes envolvidos com a democratização do ensino. Para atingir este fim, foi realizado um estudo de caso nos polos de apoio presencial que ofertam o Curso de Graduação em Administração Pública na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como público-alvo os coordenadores das unidades do Estado de Santa Catarina dos municípios de Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Joinville, Lages e Tubarão. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, pois tem o propósito de gerar conhecimentos para uso prático na solução de problemas específicos e, nesta perspectiva, este trabalho busca levantar as facilidades e as dificuldades encontradas pelos gestores. Relativo à abordagem, é quanti-qualitativa, por ter a finalidade de identificar a quantidade de cursos, instituições e recursos humanos presentes nos locais estudados e, a partir daí, compreender como ocorre o gerenciamento. É teórico-empírica uma vez que discorre sobre teorias, conceitos e ideias, de forma a alinhar o rigor conceitual à prática e, é descritiva, por envolver técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como questionário e observação sistemática. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, o trabalho foi elaborado com base em material já publicado, inclusive artigos e capítulos de livros de autoria da pesquisadora, e também apoiado na interação da mesma com os membros da situação investigada. Como resultado, obteve-se um melhor entendimento das atividades gerenciais realizadas nas unidades operacionais da UFSC, identificando-se as facilidades e as dificuldades do gerenciamento de recursos humanos frente ao crescimento da EaD, sendo possível cooperar com esta instituição fornecendo sugestões que permitam a continuidade do estudo e o aperfeiçoamento da prática de gestão focada nas necessidades da equipe e dos alunos.<br>Abstract : This study aims to determine as is the management of human resources in the face of the support poles of the Open University of Brazil (SisUAB) and its relevance is the fact that distance education (DE) requires a professional approach to management, not just a matter of pedagogical principles or infrastructure, but also in relation to human resources in order to provide talent, train them, reward them and keep them loyal to the institutional goal, ensuring productivity and commitment of those involved with the democratization of education. To this end, we performed a case study in the presence of support poles that offer the Undergraduate Program in Public Administration in the distance of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), with the audience coordinators of units of the State of the municipalities of Santa Catarina Araranguá, Chapecó, Florianopolis, Joinville, Lages and Shark. The nature, it is an applied research because it aims to generate knowledge to practical use in solving specific problems and in this perspective, this article raises the facilities and the difficulties encountered by managers. On the approach is quantitative and qualitative, to have the purpose of identifying the amount of courses, intitutions and human resources present in the locations studied, and from there, to understand how management occurs. It is theoretical and empirical since discusses theories, concepts and ideas in order to align the conceptual rigor to the practice, and is descriptive because it involves standard techniques of data collection such as questionnaire and systematic observation. The procedures for data collection, the work was based on previously published material, including articles and book chapters authored by the researcher, and also supported in the same interaction with members of the situation investigated. As a result, we obtained a better understanding of management activities conducted in the operational units of UFSC, identifying the facilities and the difficulties of managing human resources before the growth of distance education, being unable to cooperate with this institution providing suggestions to allow continuity the study and improvement of management practice focused on the needs of staff and students.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Jordana Maria Ramos2013-06-25T23:47:33Z2013-06-25T23:47:33Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis270 p.| il., tabs., grafs.application/pdf313540http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100907porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:47:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100907Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:47:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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