Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/712 |
Resumo: | O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação a Distância, Prática docente, Web 2.0. In-service Biology Teachers Education and the Use of Web 2.0 Tools in Teaching Practice AbstractThe present study presents the report of the use of Web 2.0 tools made by biology teachers in their teaching practice, six months after participating in a distance education program. Practical activities performed during the program provided teachers with opportunities to use Web 2.0 tools for teaching and learning purposes. The data analyzed were obtained through an online questionnaire answered by 93 teachers. Most of them said they made use of at least one Web 2.0 tool in their teaching practice. The most used tools were social networks, followed by discussion forum and blogs. This use was made mainly at a distance, outside the class time. Teachers responded that they could better teach content and were more motivated to teach. In general, they felt that the use of Web 2.0 tools had a positive impact on students. The findings of this research suggest that the distance education program, focusing on the integration of technologies into the knowledge bases of the teacher content and pedagogic, can contribute positively to the teaching practice. Keywords: In-service teacher education, Distance education, Teaching practice, Web 2.0 |
id |
CECIERJ_fa01536624dbc82969962bbd9e1420e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/712 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática DocenteO presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação a Distância, Prática docente, Web 2.0. In-service Biology Teachers Education and the Use of Web 2.0 Tools in Teaching Practice AbstractThe present study presents the report of the use of Web 2.0 tools made by biology teachers in their teaching practice, six months after participating in a distance education program. Practical activities performed during the program provided teachers with opportunities to use Web 2.0 tools for teaching and learning purposes. The data analyzed were obtained through an online questionnaire answered by 93 teachers. Most of them said they made use of at least one Web 2.0 tool in their teaching practice. The most used tools were social networks, followed by discussion forum and blogs. This use was made mainly at a distance, outside the class time. Teachers responded that they could better teach content and were more motivated to teach. In general, they felt that the use of Web 2.0 tools had a positive impact on students. The findings of this research suggest that the distance education program, focusing on the integration of technologies into the knowledge bases of the teacher content and pedagogic, can contribute positively to the teaching practice. Keywords: In-service teacher education, Distance education, Teaching practice, Web 2.0Fundação Cecierj2018-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/71210.18264/eadf.v8i1.712EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume únicoEaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/712/318Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolando, Luiz Gustavo RibeiroLuz, Maurício Roberto Motta Pinto daSalvador, Daniel Fábio2020-01-17T09:59:38ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
title |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
spellingShingle |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro |
title_short |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
title_full |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
title_fullStr |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
title_full_unstemmed |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
title_sort |
Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente |
author |
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro |
author_facet |
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da Salvador, Daniel Fábio |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da Salvador, Daniel Fábio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da Salvador, Daniel Fábio |
description |
O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação a Distância, Prática docente, Web 2.0. In-service Biology Teachers Education and the Use of Web 2.0 Tools in Teaching Practice AbstractThe present study presents the report of the use of Web 2.0 tools made by biology teachers in their teaching practice, six months after participating in a distance education program. Practical activities performed during the program provided teachers with opportunities to use Web 2.0 tools for teaching and learning purposes. The data analyzed were obtained through an online questionnaire answered by 93 teachers. Most of them said they made use of at least one Web 2.0 tool in their teaching practice. The most used tools were social networks, followed by discussion forum and blogs. This use was made mainly at a distance, outside the class time. Teachers responded that they could better teach content and were more motivated to teach. In general, they felt that the use of Web 2.0 tools had a positive impact on students. The findings of this research suggest that the distance education program, focusing on the integration of technologies into the knowledge bases of the teacher content and pedagogic, can contribute positively to the teaching practice. Keywords: In-service teacher education, Distance education, Teaching practice, Web 2.0 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/712 10.18264/eadf.v8i1.712 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/712 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v8i1.712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/712/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 8 No. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; Vol. 8 Núm. 1 (2018): Volume único EaD em Foco; v. 8 n. 1 (2018): Volume único 2177-8310 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981568119078912 |