O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Giovanni Bohm
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado,Juliana Aquino, Wives,Leandro Krug, Silva,Gilberto Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100234
Resumo: RESUMO A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.
id EAA-1_8f09ecbb56b58cd95e40286dc5520aba
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100234
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docenteformação continuada de professoresautoformaçãotrabalho colaborativotecnologiasRESUMO A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100234Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260048info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Giovanni BohmMachado,Juliana AquinoWives,Leandro KrugSilva,Gilberto Ferreira dapor2021-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100234Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-08-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
title O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
spellingShingle O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
Machado,Giovanni Bohm
formação continuada de professores
autoformação
trabalho colaborativo
tecnologias
title_short O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
title_full O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
title_fullStr O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
title_full_unstemmed O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
title_sort O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
author Machado,Giovanni Bohm
author_facet Machado,Giovanni Bohm
Machado,Juliana Aquino
Wives,Leandro Krug
Silva,Gilberto Ferreira da
author_role author
author2 Machado,Juliana Aquino
Wives,Leandro Krug
Silva,Gilberto Ferreira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Giovanni Bohm
Machado,Juliana Aquino
Wives,Leandro Krug
Silva,Gilberto Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
autoformação
trabalho colaborativo
tecnologias
topic formação continuada de professores
autoformação
trabalho colaborativo
tecnologias
description RESUMO A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493188112384